A Vida no Home Office

Arte do blog - A vida no Home Office

 

Para quem trabalha em casa, fazer a distinção entre vida pessoal e profissional pode ser uma tarefa complicada.

Entre as vantagens estão a flexibilidade, o baixo custo mensal e o ganho de tempo por não ter que se deslocar todos os dias. Porém, este modelo de trabalho pode trazer alguns inconvenientes, como a interferência da rotina doméstica e a solidão empresarial.

Aqui vão algumas dicas:

  • Tire o pijama. Sua produtividade e autoestima agradecem.
  • Não se prenda a uma carga horária de 8h por dia, mas é importante determinar os horários em que se dedicará à atividade profissional para não perder o foco.
  • Cuidado com as distrações. Nada de colocar uma roupa na máquina de lavar enquanto espera aquela resposta do seu cliente. E você pode não perceber, mas a TV ligada é mais um elemento para tirar sua concentração.
  • Alimente-se bem. Não fique beliscando o dia inteiro. Programe seus intervalos para refeições como se estivesse no escritório.
  • Não se isole no seu home office. Marque reuniões externas, participe de eventos. Quem não é visto, não é lembrado.
  • Se você tem uma equipe, marque encontros periódicos ou conferências por skype. Conversar é importante para manter a sinergia. E-mails são bons, mas muitas vezes se tornam morosos e impessoais. Outra boa estratégia é adotar uma ferramenta de organização de tarefas. Recentemente fui apresentada a um aplicativo gratuito chamado Trello e adorei.

Os escritórios compartilhados como solução

Os escritórios compartilhados oferecem diversas opções para quem trabalha em casa.

Se surgiu uma reunião importante é possível locar uma sala de reuniões por hora. Além da privacidade, a principal vantagem é a infraestrutura de apoio como recepção, café, impressora, internet de qualidade, etc.

Para aqueles que se sentem julgados pelo cliente ao dizerem que seu escritório é em casa, existe o serviço de endereço comercial para ser utilizado no material de divulgação e cartão de visitas. Este serviço inclui administração de correspondência e é possível usar os serviços da recepção para que seu cliente retire documentos no escritório, por exemplo.

Para sanar a loucura que é depender apenas de um celular para a empresa, é possível ter um número fixo sendo atendido de forma personalizada e receber os recados por e-mail e SMS.

Se a questão for sair de casa um pouco para se dedicar àquele projeto mais importante que exige concentração, existem as mesas em espaços compartilhados que oferecem internet de alta velocidade em um território neutro para você focar.

Aline Bottacin Brito é turismóloga com pós-graduação em Administração. Trabalhou no Walt Disney World Resort e na Air France e hoje atua como gerente administrativa e community manager do Espaço Certo Escritórios Prontos.

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