Seis passos para conciliar vida profissional e pessoal

calendário de planejamento

Ainda estamos no começo de 2020 e para continuar o ano a todo vapor vamos falar sobre produtividade e organização. Afinal, além de oferecer espaços pensados para você, queremos te ajudar a alcançar o máximo da sua produtividade sem esquecer da sua vida pessoal. Então, vamos começar!

PASSO 1: Planejamento – investindo nessa fase você tem mais tempo para se concentrar na execução. Isso vale para sua vida pessoal e profissional!

Com um planejamento a ser seguido, você consegue dividir o dia para que não sair fazendo tudo ao mesmo tempo. Segundo um estudo publicado pela Associação Americana de Psicologia, mudar de tarefa toda hora pode reduzir a produtividade em até 40%.

Dica de ouro: faça sempre a tarefa mais importante e de mais urgência primeiro.

PASSO 2: Alinhamento – somos seres em constante evolução e às vezes não percebemos que estamos realizando tarefas que já não estão alinhadas conosco, ou, que não estão a favor do nosso planejamento.

Nem sempre é fácil delegar tarefas, mas em alguns momentos é necessário. O ‘não’ também é algo que é preciso ser dito quando se trata de priorização.

PASSO 3: Categorização – divida em categorias! Você precisa separar o que é do trabalho e o que é da sua vida pessoal. Cada item precisa ficar na sua categoria para que você possa gerenciá-los.

É aqui que, de acordo com o planejamento, categorizamos cada atividade a qual pertence: projeto profissional, desenvolvimento pessoal, saúde mental, estudos, lazer, família…

PASSO 4: Refinamento – o refinamento entra como um passo complementar do Alinhamento. Aqui você vai olhar para o planejamento já categorizado e limpar o que for necessário visando sempre manter a produtividade.

Duas dicas de ouro: um, se você realmente precisa de reuniões, faça com que elas sejam curtas e objetivas. Dois, crie dias temáticos, por exemplo, “dia da gestão” e concentre-se somente nisso durante o dia todo se possível, senão estipule um período do dia. Seus colaboradores ou parceiros de trabalho podem entrar nessa com você.

PASSO 5: Ação – hora de tirar o planejamento do papel! É necessário comunicarmos nossos projetos e metas. Monte sua agenda, faça um quadro de ações, organize-se da forma que você se sente bem. Lembre-se: disciplina com os hábitos é a chave para o sucesso.

PASSO 6: Correção – a revisão semanal do planejamento é de praxe. Sabemos que nossa vida e rotina estão em constante mudança, é normal que você precise fazer a manutenção de planos e tarefas.

Escreva! Vá colocando no papel ao longo da semana o que funciona melhor, o que precisa ser alterado, o que não funciona de jeito nenhum. Se for preciso, recomece desde a fase do planejamento até que encontre a forma mais confortável de viver sua rotina.

Gostou deste artigo? Que tal ver como o Coworking pode ser o seu aliado?

Texto produzido por Isabela Ribeiro

Formada em Jornalismo

Recepcionista do Espaço Certo

Share on Facebook