5 DICAS PARA TURBINAR SEU NETWORKING EM UM COWORKING

O coworking traz diversas vantagens aos seus usuários, sendo uma delas o fomento do networking. Isso pode acontecer pelas interações do dia a dia e também pelos eventos realizados no espaço. Cada vez mais os escritórios compartilhados vêm sendo projetados para incentivar a troca de contatos e aumentar a convivência através da formação de uma comunidade.

Em tradução livre, networking significa rede de negócios. A expressão refere-se ao ato de criar uma rede de contatos profissionais. Essa rede de relações precisa ser nutrida de forma que as pessoas entre si possam tornar-se clientes, parceiros ou que se ajudem, gerando mais visibilidade para suas empresas.

As vantagens são muitas. Manter uma rede de contatos ativa gera oportunidades de ampliar seus negócios, formar novas parcerias, compartilhar seus conhecimentos, obter ajuda nas soluções para problemas ou necessidades comerciais, gerar e receber indicações e por aí vai…

Pense em uma situação prática: sua empresa precisa de um advogado. Você pode encontrar esse advogado dentro da sua rede de contatos ou pode pedir indicações para alguém que você conhece e em quem confia. Da mesma forma, esse advogado pode indicar sua empresa para alguém que necessite do serviço que você oferece.

Então, aqui vão algumas dicas para você turbinar o seu networking. Pegue um caderno, caneta e esteja pronto para anotar!

1 – Seja fazendeiro e não caçador

Entenda que fazer networking não é sair entregando cartões de visita a quem não pediu nada. Quando falamos em cultivar ou nutrir uma rede de contatos fica claro que estamos falando em se doar também.

Escutar mais do que falar é fundamental para entender de fato o que as pessoas fazem e como você poderia ajudá-las. Naturalmente, se você tiver este espírito, as pessoas gostarão de você, ficarão gratas e vão querer retribuir em outras oportunidades.

2 – Aproveite os espaços (mas aproveite MESMO)

Áreas comuns são espaços excelentes onde você pode trabalhar a comunicação para expandir seus contatos. Aqui no Espaço Certo nós não chamamos de Áreas de Networking à toa.

São lugares como lounges, gardens, copa… Cada coworking tem ambientes pensados justamente para essa finalidade. Um cafezinho pode se tornar uma troca de cartões com um colega.

3 – Seus interesses e experiências são mais do que bem-vindos!

Não precisa falar apenas de trabalho. Um momento de networking pode começar com uma conversa sobre uma viagem, por exemplo.

Fale sobre sua experiência, sentimentos, aprendizados e sensações daquele momento. Quando uma pessoa está interessada existem ainda mais chances de explorar uma boa conversa e criar conexão.

4 – Participe dos eventos que o coworking promove

Os coworkings realizam eventos locais com certa frequência. No Espaço Certo, por exemplo, já realizamos cafés da manhã, happy hours, palestras, rodadas de negócios e temos inclusive um evento com mais de uma edição chamado Sexta Empreendedora.

Durante estes eventos é importante que você esteja aberto para conversar com pessoas novas. Tente causar uma impressão agradável para que lembrem de você posteriormente.

Outra dica importante é anotar nos cartões que você pegar ou em algum outro local as ações que você precisa ter quando o evento acabar. Se prometeu que iria enviar uma proposta ou algum outro material, por exemplo, falhar significa arruinar de cara sua credibilidade.

5 – Tenha materiais sobre a sua empresa

E por falar em troca de cartões, é de extrema importância que você tenha materiais sobre sua empresa. Nessa etapa você pode inovar com cartões de visita físicos ou digitais.

Além de material gráfico, você pode investir em brindes como mouse pads, garrafas, chaveiros ou canetas. Deixe seu logo visível com adesivos no seu computador ou até no seu celular.

Dica de amiga? Para sua marca ser conhecida ela precisa ser vista! Lembre-se de estabelecer um branding de qualidade e uma boa divulgação.

Pronto! Agora você já está por dentro de algumas ações e atitudes que podem ajudar a aumentar sua rede. Vamos começar? Compartilhe esse artigo com um amigo que você sabe que precisa dessas dicas.

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