8 DICAS PARA VOCÊ QUE ESTÁ ENFRENTANDO O TRABALHO REMOTO

djurdjica-boskovic-G8_A4ZWxE3E-unsplash

O Coronavírus está fazendo com que todos repensem a forma que vivemos. Muitas mudanças estão sendo feitas devido ao alto risco de transmissão do vírus. Estamos vivenciando um momento de mudanças tanto na forma como nos relacionamos como na forma que trabalhamos.

O teletrabalho já vinha sendo citado como uma das principais tendências para as empresas no futuro. E hoje, a maioria de nós está experimentando uma rotina de trabalho remoto por conta das medidas de isolamento social.

Para quem não conhece o conceito, o trabalho remoto é um estilo de trabalho que permite que os profissionais trabalhem fora de um ambiente de escritório tradicional. Segue a ideia de que o trabalho não precisa ser feito em um local específico para ser executado com sucesso.

A ideia desse modelo de trabalho é que a pessoa tenha a flexibilidade de projetar seus dias para que a vida profissional e pessoal coexista sem interferir uma na outra. Não existe fórmula para o trabalho remoto em casa e o legal é justamente isso, as pessoas podem fazer adaptações na hora de executar suas tarefas.

Vamos às dicas?

  • Estruture seu espaço de trabalho: escolha um lugar para montar seu espaço dentro de casa. Tenha um ambiente voltado para o trabalho, mesmo que seja apenas um canto da mesa, organizado unicamente para isso.
  • Formalize um canal de comunicação: hoje em dia com a facilidade de aplicativos de mensagens, como Skype e WhatsApp, a comunicação pode acontecer por diversos canais. Deixe alinhado o principal canal de comunicação que será utilizado por você ou pela sua equipe.
  • Cuidado com o excesso de informação: é importante ter uma ferramenta de comunicação, além das mensagens instantâneas, que sirva para estruturar e organizar melhor o fluxo de trabalho. O Trello é uma excelente opção, pois permite que a equipe acompanhe as atualizações em uma determinada tarefa.
  • Crie uma rotina: liberdade, porém com responsabilidade, certo? Crie uma rotina para você seguir. Muitos trabalhadores remotos dizem que a rotina matinal é de extrema importância antes de começar o dia. Tome banho, tire o pijama, organize o ambiente… Tudo isso é ótimo para aumentar a produtividade.
  • Considere-se gestor do seu tempo e dê valor a isso: desenvolva a habilidade de gerenciar seu tempo.
  • Mudanças podem acontecer: você precisa desenvolver uma capacidade de se adaptar às situações da nova rotina. Por exemplo, instabilidade da internet, fuso horário, barreira de idiomas, tudo isso pode ocorrer dentro de uma rotina de trabalho.
  • Imponha limites: é importante que você esclareça para as pessoas da sua casa que você está trabalhando, de forma que eles possam respeitar o seu momento e o seu espaço. Uma dica é: durante seu horário de almoço ou pausa, verifique se há algo urgente a ser conversado.
  • Xô crenças limitantes: mude seu pensamento. Encarar as mudanças não é uma tarefa fácil, dá medo, nós sabemos. Mas, é preciso quebrar as limitações que estão na sua mente. Lembre-se: organização, rotina e ferramentas. Três pilares que ajudarão você a se sentir no controle nesse processo de mudanças.

Sabemos que o momento de adaptação é sempre delicado. Por isso estamos aqui para lhe ajudar! Traremos mais conteúdo para você ter acesso a informações importantes durante esse período que estamos vivendo.

E para quem trabalha em home office por opção ou para quem está nesta condição apenas temporariamente por conta da COVID-19, um escritório compartilhado pode oferecer serviços de apoio importantes como atendimento telefônico de uma linha fixa em nome da sua empresa com transferências de chamada ou gestão de recados e gestão de correspondência.

Se você ainda não sabe como funciona em escritório virtual, aproveite este período para estudar as diversas possibilidades de redução de custos e flexibilidade que já existem no mercado para ajudar sua empresa. Entre em contato com a equipe do Espaço Certo.

Texto produzido por Isabela Ribeiro

Formada em Jornalismo

Recepcionista do Espaço Certo

Share on Facebook