Advogado empreendedor: escritório convencional, virtual ou coworking?

escritorio-convencional-virtual-coworking-qual-melhor-para-advogados

Como em tantas outras atividades, o advogado autônomo, além de se preocupar com sua atuação profissional, precisa gerir as rotinas do seu negócio. Muitos querem administrar seu próprio tempo e seus clientes, mas nem todos dão conta de tantas tarefas que não estão de fato relacionadas à sua atividade.

Ao tomar a decisão de abrir um escritório convencional, o advogado se depara com um investimento considerável em adequação do local, ar condicionado, mobiliário, central telefônica, entre outros itens. Além disso, fica preso em prazos longos de aluguel e precisa de no mínimo uma pessoa para ajudá-lo com as rotinas administrativas. Esse quadro acaba por engessar o profissional e aumenta muito os riscos do seu negócio.

Os escritórios virtuais se encaixam como uma luva para a atividade dos advogados. É possível utilizar um endereço comercial de prestígio e contar com uma equipe para atender ligações e repassar os recados, gerir a correspondência e ainda dispor de salas de reunião para fazer atendimentos. Alguns profissionais contratam o serviço em cidades diferentes e conseguem, desta forma, diversificar sua clientela com pouquíssimo investimento.

A flexibilidade é outra vantagem. Os prazos de contrato são reduzidos e há possibilidade de aumentar ou diminuir os serviços contratados à medida que a demanda vai crescendo.

O coworking também é uma excelente alternativa. Muitos advogados não querem trabalhar o tempo todo em casa. O coworking oferece uma mesa em espaço compartilhado com internet de qualidade e serviços de recepção, copa e impressão, além de locker com chave.

O coworking representa, ainda, uma solução para o advogado que trabalha em casa e quer contratar um estagiário. Ele pode instalar o estagiário no coworking sem ter que investir em uma sala convencional.

Com o crescimento dos business centers e a diversificação de serviços oferecidos, a decisão de montar um escritório convencional fica cada vez mais desinteressante para os advogados. Como em outras atividades, o profissional pode contar hoje com opções para otimizar seu tempo e se concentrar apenas em representar seus clientes.

O Espaço Certo oferece 10% de desconto pelo convênio com a CAASP, OAB Santos e OAB São Vicente.

Share on FacebookShare on Google+

Leia mais