Coworking e os espaços compartilhados de trabalho

blog

O conceito de coworking consiste no compartilhamento de espaços de trabalho. Dividir escritório não é uma prática nova, mas na última década cada vez mais empresas vem oferecendo este serviço.

Não são apenas startups ou profissionais liberais que procuram esta modalidade. Grandes empresas já entenderam que podem obter vantagens tornando seu custo variável e contratando estações conforme a quantidade real de colaboradores.

Os coworkings oferecem salas amplas com diversas estações de trabalho. É possível contratar de forma avulsa (por algumas horas), ter pacotes e consumir conforme a demanda no mês ou optar por uma mesa exclusiva e assim deixar seus equipamentos no local. Geralmente há armários com chave (lockers) para dar mais conforto e segurança aos usuários.

Além das salas de trabalho, os coworkings oferecem internet de alta velocidade, impressora, café, áreas comuns para descanso e networking e salas de reunião equipadas. A maioria conta com a possibilidade de utilização de endereço comercial e fiscal com administração de correspondências e atendimento telefônico personalizado com gestão de recados. Outros diferenciais podem ser encontrados, como bicicletário, mesas de jogos, videogame e biblioteca. Em resumo, cada coworking tem uma identidade e procura tornar o espaço acolhedor de acordo com seu perfil de clientes.

Existem empresas que oferecem utilizações gratuitas para o cliente avaliar se gostaria de trabalhar no espaço compartilhado. Informe-se, pois não há nada como viver a experiência.

Vantagens do coworking

  • Excelente custo-benefício.
  • Aumento do networking.
  • Estrutura complementar com administração de correspondência e atendimento telefônico.
  • Flexibilidade para aumentar e diminuir as estações ocupadas pela equipe.
  • Salas de reunião por hora ou inclusas no pacote.
  • Áreas de convivência e descompressão.
  • Possibilidade de migrar para escritório exclusivo.

Aline Bottacin Brito é turismóloga com pós-graduação em Administração. Trabalhou no Walt Disney World Resort e na Air France e hoje atua como gerente administrativa e community manager do Espaço Certo Escritórios Prontos.

Share on FacebookShare on Google+

Leia mais