6 maneiras de garantir que as contratações remotas sejam valorizadas desde o onboarding

6 maneiras de garantir que as contratações remotas sejam valorizadas desde o onboarding (1)

6 maneiras de garantir que as contratações remotas sejam valorizadas desde o onboarding

Garantir que as contratações remotas sejam valorizadas desde o início pode ser desafiador, mas é fundamental para a integração da equipe. Para ajudar, existem práticas que a empresa pode adotar desde o onboarding. 

 O trabalho remoto é uma realidade em diversas empresas. Porém, quando as contratações já acontecem nesse regime, podem surgir dificuldades na integração dos novos colaboradores. Com isso, eles podem se sentir deslocados ou, até mesmo, pouco valorizados. 

 Assim, é importante que o setor de Recursos Humanos e os líderes implementem estratégias para criar vínculos com os novos contratados remotamente. Embora a tarefa possa trazer dificuldades, é possível superá-las aplicando algumas dicas nos processos de onboarding. 

 Para saber mais, confira este post e veja 6 maneiras de garantir que as contratações remotas sejam valorizadas. Vamos lá? 

 

1. Garanta acesso aos equipamentos e softwares necessários 

 Não adianta ser capaz de recrutar os melhores profissionais do mercado, mas não conseguir criar uma boa recepção ou garantir que eles terão todas as ferramentas para o trabalho. Esse fator é importante para promover o bem-estar do colaborador.  

 Assim, as ações da empresa visando a oferta de equipamentos, softwares e treinamentos podem ser fundamentais para que os funcionários novos sintam que são valorizados. É bastante comum, por exemplo, fornecer os materiais básicos, como notebook, periféricos e itens voltados à ergonomia.   

Isso demonstrará a preocupação da empresa não somente em realizar a contratação, mas em dar todo o suporte para que seja possível realizar as funções com qualidade.  

 Também vale oferecer treinamentos e capacitações para auxiliar na integração e ensinar como utilizar os aplicativos da empresa. Além de evitar erros iniciais, isso ajudará a fazer com que o profissional fique à vontade no novo ambiente de trabalho.  

 

2. Prepare um kit de boas-vindas à empresa 

 Seguindo a linha dos equipamentos e suporte, que tal oferecer um kit de onboarding? Eles ganham cada vez mais espaço no mercado e conseguem engajar os funcionários. Nesse caso, a empresa pode enviar itens personalizados de boas-vindas. Entre os mais comuns, estão:  

  • Canetas; 
  • Cadernos; 
  • Adesivos; 
  • Canecas; 
  • Garrafas de água; 
  • Mochilas; 
  • Camisetas; 
  • Moletons; 
  • Guloseimas; 
  • Bebidas; 
  • Mousepads. 

 Acompanhe o kit com uma carta personalizada de um líder ou de toda a equipe. Mesmo que o colaborador não trabalhe alocado, ele terá itens da empresa para incorporar em sua rotina. Logo, é uma ótima maneira de garantir que as contratações remotas sejam valorizadas desde o primeiro dia.  

 

3. Organize uma apresentação para recepcioná-lo 

 O processo de contratação costuma ter reuniões que promovem interação. Porém, nesse momento o colaborador não tem contato com toda a equipe e, muitas vezes, também não conhece os líderes e gestores. Portanto, uma dica é montar uma apresentação para recepcionar o colaborador no primeiro dia.  

Marcar uma reunião remota antes do início do contrato ou logo no primeiro dia pode ser uma alternativa interessante para que o colaborador sinta que foi acolhido. Contudo, é importante ter alguns cuidados para que o processo seja mais agradável, por exemplo:  

  • Agendar com antecedência e conferir a disponibilidade do profissional, caso aconteça antes do primeiro dia de trabalho; 
  • Ser pontual no início da videoconferência, independentemente da data da reunião; 
  • Manter um tom amigável e positivo, visando quebrar o gelo e deixar o colaborador à vontade; 
  • Apresentar a empresa e se disponibilizar para esclarecer dúvidas.   

 

4. Alinhe as expectativas e garanta o suporte 

 Durante os contatos iniciais, inclusive na reunião de onboarding, considere aproveitar para trabalhar as expectativas de todas as partes. É normal que o colaborador tenha dificuldades para entender mais sobre a cultura da empresa, mesmo com informações já repassadas nos processos de contratação. 

 Esse é um momento importante para reforçar o que os líderes esperam e, principalmente, as oportunidades que a companhia proporciona. Vale se aprofundar sobre questões como missão, valores e objetivos da empresa, além de perguntar mais sobre o colaborador e suas características. 

Aqui, também é possível adotar algumas medidas que podem trazer praticidade e transparência, como:  

  • Explicar questões sobre jornada, prazos, entregas e outros detalhes sobre a função; 
  • Encaminhar um manual do colaborador, com regras que devem ser observadas, normas de ética na atuação, canais de contato, boas práticas, entre outros. 

 Aproveite a oportunidade para mostrar como requerer suporte se necessário, caso ele tenha problemas de acesso e dificuldades que são comuns no início de um novo contrato. Isso ajuda a trazer mais tranquilidade para o trabalhador remoto.  

 

5. Incentive a comunicação entre a equipe 

 Para ajudar a garantir que as contratações remotas sejam valorizadas desde o onboarding, é importante pesquisar as tendências de gestão de pessoas. O foco no bem-estar e na saúde mental ganha mais destaque, exigindo uma atuação proativa da empresa.  

 Ao mesmo tempo, embora o trabalho remoto apresente diversos benefícios, pode trazer um sentimento de solidão e afastamento da equipe. Logo, a empresa pode incentivar a comunicação entre o restante do time, para que os colaboradores se conheçam, conversem e troquem experiência. 

 Essas conversas virtuais ajudam a trazer momentos de relaxamento e podem acontecer em pequenas pausas, como durante cafés virtuais. Esses descansos, além de aumentar a integração e fazer com que eles se sintam valorizados, colaboram com a produtividade e com o desenvolvimento de um ambiente de trabalho mais agradável.  

 Dependendo do perfil e do orçamento da empresa, também é possível organizar happy hours e outras interações online, fornecendo cupons de compra ou enviando kits de degustação para incentivar a reunião da equipe.  

 

6. Proporcione diferentes espaços de trabalho 

 Outra dica importante é ter em mente que o trabalho remoto não precisa se limitar ao home office. Na verdade, é interessante incentivar e proporcionar meios de o profissional adotar o anywhere office — o trabalho em qualquer lugar. Por exemplo, o uso de espaços de coworking pode trazer experiências positivas ao colaborador.  

 A empresa pode adotar uma postura mais flexível — tanto em relação à jornada quanto ao espaço de trabalho. Além de valorizar o bem-estar da equipe, isso pode promover outros benefícios. Por exemplo, a interação com outras pessoas que utilizam o ambiente ajuda a lidar com o sentimento de solidão. 

 A possibilidade de utilizar diferentes ambientes para trabalhar pode deixar a rotina mais dinâmica e interessante. Outro benefício é a possibilidade de interagir com profissionais de outras áreas, trocando ideias e experiências.  

 Seguindo essas 6 práticas, a empresa terá mais chances de garantir que as contratações remotas sejam valorizadas e se sintam acolhidas desde o onboarding. Para garantir o aprimoramento constante, vale coletar feedbacks: a equipe pode dar retornos sobre os pontos fortes e questões que podem ser melhoradas no processo.