Entenda qual a importância da comunicação no ambiente de trabalho e como ela afeta o dia a dia e os resultados da empresa.
Uma das principais competências necessárias em qualquer ambiente corporativo é uma comunicação clara e objetiva.
A boa comunicação é uma ponte entre a empresa e o seu público-alvo, mas também entre os próprios colaboradores.
Por isso, é fundamental prestar cada vez mais atenção a esse fator, a fim de continuar o desenvolvimento corporativo e melhorar o relacionamento interpessoal e com o cliente.
Para te ajudar, trouxemos algumas dicas de como eliminar falhas na comunicação, além de bons motivos para fazer isso.
Primeiro, vamos ver como a comunicação no ambiente de trabalho é importante
Relação liderança/liderados
O trabalho em equipe deve sempre ser um ponto focal de qualquer organização, e uma peça-chave de qualquer equipe, é seu líder.
Quando a empresa mantém uma comunicação deficiente e irregular, o relacionamento entre líder e liderados fica fortemente prejudicado.
Isso porque, de um lado, a liderança deixa de atender às necessidades humanas de seus subordinados.
Do outro, os liderados têm receio de dialogar com a liderança e receber resistência, indiferença e até repreensão.
Por isso, uma comunicação eficiente e amigável é essencial, o que proporciona a melhoria dos conflitos e a acessibilidade à liderança.
Evitar o retrabalho
Seja por forma escrita ou oral, a comunicação precisa sempre ser clara e, em determinados momentos, detalhada.
Inclusive, o mercado e os avanços tecnológicos aumentaram a importância de manter uma boa comunicação nesse sentido.
Isso porque, com processos cada vez mais detalhados e complexos, erros e falhas podem ocorrer a qualquer momento.
Sem a devida comunicação, esses erros geram retrabalho, o que gera perda de eficiência que, por sua vez, gera perda financeira.
Agilizar o atendimento
Para conseguir acompanhar as novas tendências de mercado, a empresa deve conseguir prestar um atendimento mais completo e ágil.
Certos fatores que fazem parte de um atendimento requerem uma excelente comunicação interna entre os setores da empresa.
Naturalmente, algumas informações precisam ser verificadas para serem transmitidas ao cliente final.
Se não houver fluidez nesse processo e dinamismo na comunicação, o cliente fica insatisfeito, muitas vezes desistindo de fazer negócio ou gerando prolongadas reclamações.
Quanto mais ágil for o atendimento, melhor. Entretanto, essa agilidade não pode sacrificar qualidade, e é aí que entra a importância da comunicação no ambiente de trabalho.
Encontrar soluções
Da mesma forma que uma resposta, muitas vezes, precisa vir de outro setor da empresa, algumas soluções também requerem um trabalho em conjunto com mais de uma área.
Por isso, é imprescindível manter uma boa comunicação entre todas as áreas da empresa e facilitar esse caminho.
Isso aumenta a capacidade da empresa de encontrar soluções para o cliente, que fica mais satisfeito e, inclusive, se sente único, bem cuidado e especial.
Há somente benefícios em agir dessa forma, incluindo a satisfação do cliente e o fato de ele se tornar um divulgador natural da marca.
Conhecer o seu público
Não é apenas a comunicação interna que tem bons resultados no ambiente de trabalho. A externa também se beneficia e muito.
Usando diversas plataformas e ferramentas como redes sociais e formulários de pesquisas, a empresa consegue entender melhor o seu público.
Assim, torna-se mais fácil atingir e superar expectativas, gerar valor para o cliente e se destacar entre os concorrentes.
Além disso, a comunicação favorece o planejamento das campanhas de marketing.
A empresa passa a entender exatamente qual o melhor momento para lançar uma promoção, um evento, um desconto ou anunciar uma novidade.
Como melhorar a comunicação na empresa?
Além de entender a importância da comunicação no ambiente de trabalho, também é indispensável que você saiba como melhorá-la.
Use os canais corretos
Não importa se você está se comunicando interna ou externamente. Existe um canal mais adequado para cada momento.
O WhatsApp pode ser ótimo para falar com os clientes, por exemplo, mas nem tanto para a equipe interna, que pode se comunicar de forma mais organizada por e-mail ou mensageiros específicos de trabalho.
O mesmo vale para as mídias sociais, que são bons canais para colher feedbacks de clientes, ideias e reclamações, mas não são eficientes quando utilizadas internamente.
Descubra quais os melhores canais de comunicação para cada situação e faça uso deles.
Passe feedbacks
Uma das mais importantes mecânicas de qualquer interação entre os colaboradores é a aplicação de feedbacks.
Muitas vezes, apesar de trabalhar com isso todos os dias, os funcionários podem não perceber seus erros e falhas, nem seus acertos e vitórias.
Portanto, a aplicação de feedbacks é importante para manter todos no mesmo nível de qualidade.
Entretanto, faça isso de forma amigável e construtiva, sem transformar um feedback de aprimoramento em uma crítica que possa prejudicar o relacionamento.
Elimine barreiras
É muito comum encontrar processos nas empresas onde a comunicação passa por duas, três e até mais etapas até chegar ao seu destino.
Isso é ruim, pois, além de ficar distorcida, a comunicação se torna ineficiente, lenta e menos confiável.
Elimine a maior quantidade de barreiras que for possível para abrir as portas da comunicação a todos.
Qualquer colaborador deve ser capaz de contatar qualquer outro, independentemente da área da empresa ou da hierarquia.
Inclusive, muitas empresas já adotaram até mesmo a prática chamada de fale com o presidente, onde colaboradores de qualquer posição hierárquica conseguem conversar diretamente com o presidente da empresa e apresentar suas reclamações, sugestões e pontos de vista.
Saiba como falar
Nem todas as pessoas sabem como aplicar um feedback, como conversar com a liderança ou como se portar diante do presidente da empresa.
De uma forma ou de outra, faça o possível para deixar todos à vontade e eliminar preocupações.
Ao mesmo tempo, evite ser ríspido, rude ou rigoroso na aplicação de um feedback.
Fazer isso pode fechar uma porta de comunicação e prejudicar o relacionamento com esse profissional, e até com seus colegas ao redor.
Se você está em posição de liderança, entenda que é preciso relevar os erros de comunicação dos colaboradores, ao mesmo tempo em que a sua própria comunicação deve ser suave e amigável.
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