A IMPORTÂNCIA DAS REDES SOCIAIS PARA EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DAS REDES SOCIAIS PARA EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DAS REDES SOCIAIS PARA EMPRESAS

Atualmente, a internet se transformou em uma forma globalizada de envolver pessoas do mundo todo. Basta olhar ao seu redor: não importa o lugar em que você esteja, é inevitável ver pessoas conectadas na internet e utilizando as mais variadas redes sociais e meios de comunicação, como Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp e e-mail.

E é por isso que, mais do que somente estar presente no mundo virtual, a empresa precisa estar aonde os seus potenciais clientes estão e usar essas ferramentas digitais para fins comerciais e a favor do negócio.

O alcance das redes sociais e o público desejado

Empresas que desejam realizar estratégias de marketing digital e estreitar o relacionamento com os clientes, podem e devem estar nas redes sociais. Afinal, é lá que as pessoas se sentem à vontade para expressar opiniões e sentimentos, compartilhar informações e até mesmo influenciar outras pessoas.

Inclusive, pesquisas recentes apontam que mais de 90% dos brasileiros com acesso à internet estão em alguma rede social (Fonte: comScore) e o Facebook lidera o primeiro lugar no ranking de acessos. Dessa forma, pode-se concluir que elas possuem um alcance muito maior do que os meios de comunicação tradicionais, perdendo apenas para a televisão.

As diversas formas de utilização das redes sociais

Embora as redes sociais demandam menos tempo e menos custo do que as outras estratégias de marketing, é preciso traçar um bom plano estratégico com foco em seu público-alvo antes de iniciar o contato com os potenciais clientes, analisando em quais redes sociais eles estão e direcionando a comunicação da empresa.

Portanto, entender e criar conteúdo relevante para atrair os potenciais clientes é a melhor forma de construir um relacionamento natural, gradual e progressivo. Assim, será possível divulgar novos produtos ou serviços, se atentar às tendências de mercado e identificar as necessidades dos clientes, além é claro de acompanhar e monitorar a opinião dos consumidores em relação à sua marca.

Por fim, assim como a sua utilização, o retorno das redes sociais vem de diversas maneiras, seja em maior visibilidade, em se tornar referência em determinado, em fidelização de clientes, em aumento do tráfego de visitas no site ou blog (caso sejam divulgados), em alcance ilimitado da marca e até mesmo na obtenção de dados reais sobre o seu público-alvo.

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Autora: Fabiana Pardini Blanco é analista de marketing digital na MINTZ Comunicação e especializada em assessoria, conteúdo, marketing e mídias sociais.

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