Um papo sobre inovação – Com Maria Cristina dos Santos

Maria Cristina dos Santos é da empresa CGI Soluções. A CGI realiza consultoria em gestão empresarial para micro e pequenas empresas, além de mentoria para startups.

Ela é nossa primeira entrevistada do espaço que estamos abrindo para conversar um pouco com nossos clientes sobre suas especializações. Confira abaixo a entrevista:

  1. O que é inovação, afinal? Qual a diferença entre inovação incremental e inovação disruptiva?

A inovação muda o mundo, é o que costumamos dizer nos nossos processos de mentoria, inovação é tudo que quebra um conceito pré-estabelecido, é uma forma de fazer algo de forma totalmente diferente.

Ela está presente no nosso dia-a-dia há muito tempo. O cheque especial é uma inovação, o celular, o coworking, todos são exemplos de inovação.

Ela pode ser radical, quando altera a forma que usamos determinado produto ou serviço, um exemplo legal é o celular, continuamos nos comunicando usando o serviço de telefonia mas, agora de maneira mais ágil, pois levamos o ato de nos comunicar no bolso.

Mas, a inovação também pode ser incremental. A Inovação incremental funciona como um plus nos produtos e serviços que já são considerados inovadores. Um smartphone é uma inovação incremental para os celulares, pois ele trouxe novas possibilidades de uso e interação.

Já a inovação disruptiva muda o status quo da sociedade. Transforma o jeito como vemos e fazemos as coisas desde sempre. Quebra paradigmas e cria novas soluções. Exemplos disso que está no nosso cotidiano?

Antes, assistíamos a filmes, em vídeos cassetes ou dvds, hoje temos Netflix.

E as músicas? Ouvir música, pedia que tivéssemos aparelhos específicos, agora é só conectar no Spotify .

Uber, Airbnb, Ifood, Rappi, só para trazer alguns poucos exemplos.

Mas, para ser Inovação de fato, tem que se realizar no mercado, ou seja, tem que gerar um impacto econômico.

  1. Qual é a importância de uma empresa conhecer sua proposta de valor?

Fundamental! Mas, o processo é bem complexo. Só se cria uma proposta de valor consistente quando se consegue enxergar os clientes e os problemas que a empresa pode resolver.

A construção de uma proposta de valor forte se dá através da criação de suas vantagens competitivas de acordo com o mercado que atuam.

Então, conhecer o mercado, seus clientes e os problemas que esses clientes têm, é a trilha para construir uma proposta de valor consistente.

  1. Ainda existe espaço para o bom e velho plano de negócios ou hoje tudo se resolve com design thinking?

O Design Thinking é uma ferramenta e, pode ser usada independente do tamanho da empresa para ajudar na criação de soluções inovadoras.

O plano de negócios, de forma geral, ajuda muito as empresas a se planejarem e, também a buscar linhas de crédito em instituições financeiras.

Então, existe sim, lugar para os dois.

  1. Fale um pouco sobre a metodologia ágil e se ela serve para todos os tipos de empresa.

Sim, ela serve para todos os tipos de empresas que desejam entregar mais valor para seus clientes com maior rapidez.

As startups, usam bastante a metodologia ágil para poder validar suas ideias rapidamente, essa rapidez permite que a ideia continue, ou seja, pivotada conforme a resposta do seu público.

  1. A crise é uma ameaça ou uma oportunidade?

Se a gente falar de análises de mercado, como a  SWOT por exemplo, a crise pode ser listada como uma das ameaças mais preocupantes.

Mas, depende muito da criatividade do empreendedor. Porque a crise pode revelar novos negócios. As necessidades mudam, as empresas se adaptam e, quanto mais flexível o empreendedor for, maiores chances de se destacar na crise.

Então, em tempos de pandemia, por exemplo, uns choram enquanto outros fabricam máscaras.

  1. Quais conselhos você daria para empresas que não conseguem inovar?

Inovação é um processo. Meu conselho , ou melhor, minha dica, é reavaliar seus processos internos, ver o que está dando certo, o que está dando errado e, olhar para fora. Pois a inovação também pode ser aberta, ou seja, alguém, em algum lugar, pode te ajudar a inovar.

É importante destacar que o engajamento da equipe é essencial para trabalhar inovação, ficar de olho no que anda acontecendo no ecossistema de inovação também vai ajudar bastante nessa jornada.

Contatos da CGI Soluções:

Instagram

Linkedin

Whatsapp: (13) 991130730

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, como podemos lhe ajudar?