A IMPORTÂNCIA DOS EVENTOS DE NETWORKING

A IMPORTÂNCIA DOS EVENTOS DE NETWORKING

A IMPORTÂNCIA DOS EVENTOS DE NETWORKING

Há seis anos e meio, quando iniciei no Espaço Certo, me deparei com o desafio de expandir minha rede de contatos. Desde então, foram muitas participações em eventos e grupos de networking, com destaque para o BNI® (Business Network International), que me ensinou muito na teoria e na prática. Deixo aqui algumas dicas para quem quer investir mais tempo nestes eventos.

  • Podemos perder uma venda antes mesmo de iniciar qualquer abordagem. Talvez a pessoa para quem você não segurou o elevador seria seu contato mais importante naquele dia.
  • Uma boa forma de entregar seu cartão para um target é pedindo o cartão dele. Mostre interesse pelo que ele faz e espere sua oportunidade. Anote nos cartões o que foi conversado com cada pessoa.
  • Evite ficar grudado em quem você já conhece para não perder a chance de interagir com novas pessoas. Ficar com a cabeça baixa olhando para o celular, então, nem pensar! Esteja presente de verdade.
  • Se você prometeu enviar uma proposta, mostre que você honra seus compromissos e respeita os prazos. Não deixe os contatos esfriarem.

Sexta Empreendedora

No último dia 19, aconteceu no Espaço Certo a primeira edição da Sexta Empreendedora com Organização da W.A. Festas e Eventos. A programação teve palestras de André Sermarini, Marcelo Coutinho, Renata Ortolani e Lara Mattos. Os participantes também tiveram sessões individuais de coaching e plantão de dúvidas jurídico com Bianca Marsaioli do Sebrae e de marketing com Guilherme Carvalho.

Aproveitei esta oportunidade para ouvir os palestrantes e participantes sobre o tema.

Para a advogada Eliza Donda, a expectativa ao frequentar um evento é fazer novos amigos. “Cada pessoa é um universo e é aprendendo com outras experiências e compartilhando as nossas que crescemos como humanidade”, diz ela.

Segundo Renata Ortolani, que palestrou sobre gestão do tempo, em um evento de networking devemos ouvir atentamente o outro para sermos mais assertivos na oferta de um produto ou serviço.

A também palestrante do evento, Lara Mattos, esclarece que nas microempresas cabe ao empreendedor o olhar do todo e, portanto, é importante que ele esteja presente nos eventos. A coach e consultora salienta que em organizações maiores o empresário pode treinar uma pessoa de confiança para representá-lo, mas não deve se isolar dos momentos de aprendizado, focando principalmente em cursos e treinamentos sobre planejamento estratégico.