Entenda a importância da empatia em um atendimento

a importância da empatia em um atendimento

Entenda a importância da empatia em um atendimento

Você sabe qual é a importância da empatia em um atendimento? Saiba tudo sobre o assunto no post de hoje!

 

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, entendendo seu ponto de vista de uma determinada situação.

Essa habilidade é muito apreciada no mundo dos negócios, no comércio, nas empresas e no mercado em geral.

Quando prestamos um atendimento empático, melhoramos significativamente a experiência do cliente, trazendo inúmeros benefícios para a empresa também.

Por isso, desenvolver a empatia no atendimento ao cliente é um dos fatores mais importantes nas conversas mais atuais.

 

Mas é fundamental entender a diferença

Existe uma diferença muito clara entre atender e entender, mas muitas vezes os profissionais não percebem isso.

Atender pode ser tido como um passo a passo onde você atende um cliente. Isso inclui desde o momento em que ele chega e você o cumprimenta até o momento da despedida.

Então, podemos dizer que atender é o processo como um todo.

Já entender é quando você se dedica a realmente conhecer as necessidades, desejos, anseios, medos e preferências de um cliente.

Ou seja, entender é uma etapa do atendimento. Mesmo assim, é muito comum que essa etapa seja completamente esquecida.

Para prestar um bom atendimento, é essencial entender o que o cliente busca em um produto ou serviço para, então, poder atendê-lo.

 

Por que a empatia é tão importante no atendimento?

Sem empatia, você não poderá ajudar cada cliente como eles deveriam ser ajudados.

É preciso se colocar no lugar da pessoa e entendê-la. Ao entender as pessoas, podemos encontrar soluções mais adequadas, de forma mais ágil e aumentar muito o grau de satisfação.

Por isso, cada vez que você for atender um cliente, pense: como eu gostaria de ser tratado se eu fosse o cliente nesse caso?

Não é difícil prestar um atendimento com empatia. É apenas algo a que muitas pessoas não estão acostumadas. Então, pode ser necessário um pouco de prática.

 

Quais os benefícios de atender um cliente com empatia?

Coerência

A primeira coisa que o cliente nota quando você o atende de forma empática é a coerência em suas respostas.

Afinal, você estará prestando atenção às suas necessidades e, portanto, entenderá exatamente o que ele quer.

Assim, fica muito mais fácil oferecer a solução correta e suprir as expectativas do cliente.

 

Satisfação

Obviamente o cliente fica mais satisfeito quando ele é compreendido. A atenção que você coloca no atendimento é fortemente apreciada.

Além disso, ninguém gosta de ser atendido por alguém que não está nem aí para você. E isso fica muito claro durante o atendimento.

A importância da empatia em um atendimento se traduz, principalmente, na satisfação do cliente com o atendimento em si, mesmo que ele não fique satisfeito com as soluções apresentadas.

 

Fidelização

Quanto melhor for o seu atendimento no momento em que está frente a frente com o cliente (ou ao telefone, se for o caso, e até mesmo em plataformas online), maiores são as chances de que ele volte a comprar de você.

Em especial, o atendimento pós-venda é um dos que mais deve ser empático.

Pergunte ao cliente se ele está gostando da solução. Ofereça suporte. Ofereça descontos para novas aquisições. Faça tudo que estiver ao seu alcance para que ele se mantenha em atividade com a sua marca.

 

Credibilidade

Um cliente insatisfeito vai, provavelmente, espalhar a experiência negativa por aí.

Seja nas redes sociais ou no boca a boca entre amigos e familiares, todos esses casos são ruins, pois acabam com a sua credibilidade.

Porém, o contrário também é verdade. Caso o cliente tenha uma experiência memorável, incrível e encantadora, ele também vai espalhar essa novidade para todo mundo.

Assim, a credibilidade da marca ganha pontos e cada cliente se torna um divulgador natural.

 

Dedique seu tempo ao cliente

É impossível prestar atenção à importância da empatia em um atendimento se você não tem tempo para isso.

E é muito comum que você realmente não tenha, especialmente se trabalha sozinho ou se sua empresa está começando.

Mesmo assim, a importância do atendimento não deve ser negligenciada.

Felizmente, existe uma solução perfeita para quem não tem tempo de manter suas rotinas profissionais e ainda atender o cliente com empatia.

O serviço de escritório virtual presta todo o atendimento ao seu cliente via telefone, com uma linha exclusiva que é só sua.

Todas as ligações são atendidas com o nome da sua empresa, com toda a cordialidade e empatia.

Ao final, os recados são anotados e transmitidos a você por e-mail ou SMS, ou você pode solicitar a transferência das ligações mais importantes, mesmo a distância.

E como se isso não bastasse, ainda gerenciamos sua correspondência, e também podemos disponibilizar um endereço comercial e fiscal para registrar a sua empresa e divulgar aos seus clientes.

Conheça o serviço de Escritório Virtual do Espaço Certo e dê ao seu cliente a atenção que ele merece!