Quais são os tipos de pesquisa de mercado existentes?

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Quais são os tipos de pesquisa de mercado existentes?

Existem três tipos de pesquisa de mercado existentes e que são utilizadas em meios acadêmicos e empresariais: a pesquisa exploratória; a pesquisa descritiva; e a pesquisa causal. Cada uma delas busca trazer e analisar dados de formas e com propósitos diferentes.

Entretanto, mesmo com essas possibilidades o mercado não aproveita os dados com qualidade. Isso porque 60% a 70% das companhias, segundo dados da Forrester, não fazem uso adequado dessas informações, seja por não entender a importância ou onde usá-los, seja por não conhecer melhor o que são e quais tipos de pesquisa existem atualmente. 

Pensando nisso, reunimos neste post tudo o que você precisa saber sobre o tema. Acompanhe a leitura. 

O que são pesquisas de mercado?

Para falarmos sobre os tipos de pesquisa existentes, primeiro precisamos explicar o que são elas. As pesquisas de mercado são instrumentos utilizados para mensurar dados, geralmente voltados às preferências de determinado público-alvo. 

Para tanto, ao realizar uma pesquisa de mercado é fundamental ter em mãos qual o público-alvo o se pretende analisar, pois dessa forma será possível conduzir melhor o trabalho e ter resultados satisfatórios. 

Sem isso, a obtenção de dados ou mesmo análise deles fica prejudicada, pois um trabalho de pesquisa de mercado precisa ser feito da forma menos genérica possível, principalmente se considerarmos que a empresa atua em ramos específicos e, consequentemente, comercializa produtos ou serviços para públicos específicos.

A importância das pesquisas de mercado e onde podem ser aplicadas? 

A pesquisa de mercado contribui para análise de diversos setores da empresa, e pode contribuir para obtenção de ferramentas, como: 

  • Diagnóstico de mercado, isto é, constatação de fatores ou eventualidades que estão presentes no dia a dia da empresa. Isso pode ajudar a apurar os motivos pelos quais houve queda de faturamento, por exemplo, e consequentemente quais ações da companhia levaram à tal queda; 
  • Análise de concorrência, ou seja, o que aqueles que possuem negócios semelhantes ao seu estão fazendo. Onde estão acertando e também onde estão errando. Essa análise favorece totalmente o empreendimento, uma vez que traz luz quanto ao que pode ser evitado e replicado;  
  • Hábitos de consumo, que pode ser definido como os hábitos mantidos pelo seu público-alvo ou o público que se pretende alcançar, a depender da estratégia. Essa informação ajuda principalmente a traçar linhas de produtos que seriam vendidas com maior facilidade, por exemplo; 
  • Força da marca, que implica em obter dados para entender como a marca está sendo referenciada no momento e qual impacto ela vem causando com suas ações, além das expectativas que o público possui com o que você comercializa; 
  • Satisfação de clientes e funcionários, sendo esse nome bastante indicativo. Ocorre quando são feitas pesquisas para que aqueles que convivem com o seu negócio respondam o que estão achando dele, dados esses que podem contribuir para que sejam tomadas medidas que mudem esse cenário. 

O impacto que as pesquisas de mercado causam em um empreendimento são grandes, e trazem melhorias se forem utilizados da maneira correta. 

Quais os tipos de pesquisa existentes? 

Basicamente, existem três tipos de pesquisa de mercado, sendo que cada modelo pode ser feito a partir de diversos formatos diferentes. 

Pesquisa exploratória

As pesquisas exploratórias geralmente são realizadas em início de projetos, pois visam investigar fenômenos até então desconhecidos pelo pesquisador e com poucas estatísticas. A partir disso, é possível obter dados mais concretos e utilizá-los em outras pesquisas para que, assim, haja tomada de decisões que melhor beneficiem o estabelecimento. 

É um tipo de pesquisa muito utilizado por setores de marketing, principalmente para atividades envolvendo análise de consumo do público-alvo. 

Embora haja a definição do público, os resultados de uma pesquisa de consumo, por exemplo, não irão trazer exatamente quantos produtos foram vendidos ou quando foram, mas irá definir o comportamento do consumidor em relação aos produtos que são comercializados para eles, e a partir dessa resposta é que será possível estabelecer hipóteses sobre quais estratégias trariam melhores resultados para alavancar vendas, por exemplo. 

Pesquisa descritiva

Nesse tipo de pesquisa, as informações obtidas na etapa anterior poderão ser utilizadas para explorar novas possibilidades a serem seguidas pela empresa, momento em que os dados serão utilizados para tomada de ações. 

Somente na pesquisa descritiva é que é possível validar as hipóteses relacionadas às estratégias a serem tomadas para aproveitamento dos dados obtidos. A exemplo, no caso de haver dados relativos ao consumo do público-alvo, a companhia poderá investigar quais novos produtos poderão ser lançados para atender aquele público. 

Pesquisa causal

A pesquisa causal busca encontrar relações de causa e efeito entre os fenômenos encontrados nos modelos de pesquisa anteriores, a fim de validar ou não o funcionamento das hipóteses que foram levantadas. 

No caso das pesquisas causais, é possível saber o porquê de determinado produto não ter sido bem vendido, mesmo que tenha sido direcionado ao público que o consumiria. Nesse caso, pode acontecer de serem descobertas falhas na estratégia de marketing ou outras eventualidades, trazendo a possibilidade de se estabelecer resoluções para essas problemáticas. 

Cada tipo de pesquisa de mercado traz resultados diferentes, entretanto, a consolidação desses dados tende a apresentar ações sólidas que podem ser seguidas pela empresa, sempre com o objetivo de melhorar os resultados. Essa é a melhor forma de definir estratégias para lidar com os problemas que surgem nesses cenários. 

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