Como aumentar o faturamento da empresa? 7 Dicas imperdíveis

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Como aumentar o faturamento da empresa? 7 Dicas imperdíveis

Não importa o nível de experiência de um empresário e nem qual a sua área de atuação, porque, com certeza, ele já deve ter se perguntado como aumentar o faturamento da empresa.

Pois é, infelizmente, não existe nenhuma fórmula mágica! Porém, se você está passando por isso, no artigo de hoje vamos te ajudar a melhorar seus resultados. 

Afinal, o que existe é a aplicação de técnicas eficazes.

Quer saber mais? Então siga com a leitura!

Existe diferença entre lucro e faturamento?

Embora muitas pessoas — inclusive empreendedores — pensem que lucro é a mesma coisa que faturamento, esse é um grande equívoco!

Por isso, antes de qualquer dica, precisamos explicar as diferenças básicas entre esses dois conceitos.

O faturamento de uma empresa diz respeito a todo dinheiro obtido, a partir do que a empresa vendeu, dentro de um determinado período. Ou seja, é o valor bruto que se tem em caixa, sem descontar nenhuma despesa e nenhum gasto.

Por outro lado, o lucro é o valor líquido que restou do montante faturado. Em outras palavras, é o que resta da operação: 

Faturamento – Despesas = Lucro

Dessa forma, para que seu negócio lucre mais, ele precisa faturar bastante, é verdade. Entretanto, os gastos também precisam ser reduzidos ou, no mínimo, estabilizados.

Veja como aumentar o faturamento da empresa em 7 passos

Agora que já esclarecemos um conceito básico, mas que não podia “ficar no ar”, podemos dar início às dicas de como aumentar o faturamento da empresa que você está à frente.

Então, anota tudo aí!

1. Atraia mais clientes

Provavelmente, não seja nenhuma novidade que aumentar a carteira de clientes é muito importante para quem quer melhorar o faturamento, certo? 

Afinal, quanto mais gente comprando, maiores são as chances de aumentar o valor faturado.

Para tanto, algumas ações podem ser realizadas por quem pretende atrair novos clientes:

  • Marque presença no mundo virtual, tenha perfis nas redes sociais, crie um site, um blog, etc. Enfim, seja visto;
  • Faça networking, aumente sua lista de contatos, participe de eventos, workshops e feiras;
  • Fortaleça sua marca através da divulgação em diferentes canais, invista em anúncios, propagandas (físicas e digitais) e faça parcerias.

2. Analise o gasto médio por cliente

O quanto cada cliente gasta, em média, com seus produtos ou serviços está diretamente ligado ao faturamento. Aqui, o foco é a qualidade, não a quantidade. 

Em outras palavras, você até pode ter poucos clientes, desde que eles gastem bastante.

Dessa forma, trabalhar para aumentar o gasto médio por cliente é possível. Para isso:

  • Agregue novas funcionalidades aos serviços que oferta;
  • Crie produtos complementares, como pacotes e combos;
  • Aumente a gama de produtos ou marcas disponíveis;
  • Fique de olho nas tendências do mercado e no que a concorrência tem apostado.

3. Tenha clientes recorrentes

Além de trabalhar para aumentar o número de clientes e o quanto cada um gasta, é fundamental fidelizá-los.

Para isso, faça o seguinte:

  • Mantenha um relacionamento estreito com os clientes;
  • Crie programas de fidelidade, invista no pós-venda e ofereça vantagens aos clientes antigos;
  • Pense em promoções especiais, descontos exclusivos para clientes que compram com frequência;
  • Esteja em contato, sempre presente no dia a dia do consumidor (mas não precisa ficar mandando mensagem no WhatsApp todo dia, hein!).

Leia também:

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Relacionamento com o cliente: qual sua importância?

 

4. Invista no atendimento

Contar com um bom atendimento ao cliente é tão importante quanto pensar em promoções, descontos e divulgação. 

Ou você duvida que uma pessoa insatisfeita com a maneira que foi atendida nunca mais pise no seu estabelecimento? De tal modo, é essencial:

  • Investir no treinamento da sua equipe;
  • Promover eventos que desenvolvam a escuta ativa;
  • Estudar sobre abordagens, geração de gatilhos, persuasão de vendas e formas de identificar as dores do potencial cliente;
  • Estimular a empatia, usar tom de voz agradável e ter boa postura.

5. Torne os preços dinâmicos

Outra estratégia que pode ajudar um empreendedor a descobrir como aumentar o faturamento da empresa é variar os preços dos produtos.

Através das reduções recorrentes de preços é possível chamar a atenção do cliente e atraí-lo para dentro do seu empreendimento.

Todavia, obviamente, é essencial que você faça uma análise correta a respeito dos custos e avalie as margens de lucro. Afinal, se o valor-limite for desconhecido, você pode ter enormes prejuízos em promoções e queimas de estoque.

6. Aposte (e muito) na tecnologia

A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia. Desse modo, saber como tirar proveito das ferramentas disponíveis no mercado é imprescindível para atingir melhores resultados.

Por meio de um software interno ou uma tecnologia de CRM, por exemplo, é possível reunir informações importantes sobre seu público.

Assim, fica mais fácil analisar os números com precisão e transformar todos os dados em ações capazes de aumentar o faturamento.

7. Direcione seus esforços

Para que todas as dicas anteriores possam surtir efeito, é primordial que você estude seu público-alvo. conheça as suas preferências, necessidades e entenda como ele se comporta.

Somente assim você conseguirá direcionar seu tempo, sua energia e seus recursos financeiros a quem realmente apresenta maior probabilidade de se interessar pelos seus serviços

Além disso, sua abordagem se tornará mais precisa e, como consequência, será mais simples oferecer aquilo que o cliente procura. 

O que mais é preciso para aumentar seu faturamento?

Depois de conhecer algumas dicas de como aumentar o faturamento da empresa que você lidera, será que ainda existem mais coisas a fazer?

E a resposta é: sem dúvida!

Então, veja o que mais pode ser feito:

  • Terceirize serviços muito onerosos;
  • “Enxugue” os processos a fim de agilizar as atividades;
  • Invista em tecnologias capazes de otimizar tarefas;
  • Fique de olho nas atualizações do mercado;
  • Estabeleça preços com base em muito estudo;
  • Corte gastos desnecessários.

Como a atuação em coworking impacta no faturamento?

Se a ideia é reduzir custos, melhorar o faturamento e, consequentemente, aumentar o lucro, migrar seu negócio para um coworking é uma excelente estratégia.

Isso porque, os espaços compartilhados oferecem vantagens como salas de reunião, motoboy, internet de alta velocidade, ambiente climatizado, serviço de limpeza e estrutura corporativa com valores incríveis!

Através de uma taxa única e mensal você economiza, evita muita burocracia e a dor de cabeça de alugar uma sala comercial individualmente.

Por fim, agora que você já sabe como aumentar o faturamento da empresa, é hora de dar um novo rumo ao seu negócio. 

Comece se mudando para um coworking, aplique nossas dicas e vai ser sucesso na certa!

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