Aprenda como prospectar clientes e vender mais

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Aprenda como prospectar clientes e vender mais

Aprender como prospectar clientes é essencial se você quiser ter mais sucesso em suas estratégias de vendas e marketing.

O ciclo de vendas de um produto ou serviço deve passar por um processo conhecido como funil de vendas, onde o potencial cliente é preparado para receber uma oferta.

Ao prospectar novos clientes, o primeiro contato é o mais importante, pois vai abrir ou fechar as portas para o que vem depois.

No post de hoje, você vai aprender como melhorar esse processo e extrair o máximo de seus contatos profissionais.

 

Como prospectar clientes?

1 – Conheça seu público

Antes de mais nada, você precisa conhecer quem é o seu potencial cliente, ou não vai conseguir atingi-lo.

É necessário descobrir o perfil de cliente ideal que compra de você. Para isso, você pode coletar dados sobre seus clientes, como idade, gênero, ocupação, poder aquisitivo e gostos pessoais.

Tudo isso pode ser conseguido através de pesquisas de mercado, pesquisas de satisfação ou formulários para distribuição de prêmios e descontos.

Uma vez que você tenha levantado o perfil do seu público, siga para o próximo passo.

 

2 – Faça tudo com direcionamento

Se o seu cliente gosta de amarelo, você não vai tentar vender a ele algo roxo. Seguindo esse princípio, algo que pode ajudar na jornada de compra do seu cliente é a segmentação.

Segmentação de mercado é dividir o seu público em um grupo que possui características semelhantes e vender para ele.

O exemplo acima mostra que, para a segmentação de clientes que gostam de amarelo, você precisa criar campanhas que vendam o amarelo.

Assim, seus potenciais clientes serão muito mais impactados pelas oportunidades de vendas.

Determinada solução pode não ser interessante para uma segmentação de clientes, mas pode ser perfeita para outra.

Resumindo, a segmentação é dizer/mostrar exatamente o que o seu cliente quer escutar/ver.

 

3 – Esteja presente

Outra boa dica sobre como prospectar clientes é fazer o possível para estar por perto das pessoas.

Vá a feiras, eventos, workshops e palestras. Participe de tudo relacionado à sua comunidade ou grupo.

Interesses em comum juntam pessoas que podem se relacionar. Entretanto, algo essencial é que você tenha sempre um bom cartão de visita à mão.

Ao estabelecer contato profissional com alguém, você não vai perder tempo salvando o número da pessoa em seu celular.

E mesmo que salve, existe uma enorme probabilidade de que você não se lembre quem é aquela pessoa depois.

O cartão de visitas serve tanto para entregar suas formas de contato, quanto para lembrar o cliente quem é você e o que você faz.

 

4 – Aprenda sobre marketing digital

É claro que você não precisa se prender somente ao ambiente online na hora de fazer suas divulgações, mas o marketing digital é, hoje, uma das maiores fontes de clientes para todas as empresas.

Comece a aprender conceitos como marketing de conteúdo, e-mail marketing, anúncios pagos (também chamados de links patrocinados) e gestão de redes sociais.

O seu próprio time de vendas pode ter uma atuação mais ativa nas mídias sociais, respondendo dúvidas, agendando conversas e reuniões ou simplesmente atendendo solicitações online.

 

5 – Tenha um bom site

O seu site é como a sede da sua empresa na internet. Sem ele, você não tem para onde mandar seus clientes.

Além disso, no ambiente offline, você pode direcionar seus clientes para conhecerem seu trabalho através do site.

Para isso, esse site deve ser fácil de visualizar e navegar, trazer informações importantes e relevantes, ser agradável aos olhos (bonito) e organizado.

Além disso, ele também deve ser responsivo, ou seja, otimizado para dispositivos móveis, já que a maior parte do tráfego da internet vem, hoje, de tais dispositivos.

Com um bom site no ar, você tem inúmeras possibilidades, como a de vender pelo próprio site, ou de tirar todas as dúvidas do cliente antes mesmo do primeiro contato.

 

6 – Divulgação

O momento de prospectar clientes pode acontecer de diversas formas e em diversos ambientes.

É comum, por exemplo, encontrar pontos de divulgação pela cidade, com cartazes, painéis, outdoors e placas.

Além do ambiente online, divulgue seus serviços ou produtos através das mídias impressas, como folhetos, flyers e os próprios cartões de visita.

Se você mora em condomínio, peça para deixar seus cartões de visita na administração, na portaria ou na área de entrega de encomendas.

Quanto mais visível for a sua empresa, mais clientes ela terá.

 

7 – Faça parte de uma comunidade

Por fim, a melhor forma de prospectar clientes é, sem dúvidas, quando você faz parte de algo maior.

Um ótimo exemplo é o coworking, que cria toda uma cultura organizacional para incentivar a comunicação entre as empresas e profissionais.

Trabalhando em um coworking, você consegue encontrar as melhores oportunidades sem dificuldades.

Inúmeros profissionais estão dispostos a compartilhar, fazer parcerias, repassar clientes e contratar diretamente seus serviços.

Mas além disso, no coworking você ainda consegue uma enorme economia financeira, recursos adicionais (como salas de reunião e endereço fiscal/comercial) e desfruta de uma infraestrutura completa.

Veja esses conteúdos que preparamos para explicar todas as vantagens de trabalhar em coworking: