Em tempos de retração econômica, muitas pessoas empreendem por falta de opção e outros se seguram como podem para esperar a turbulência passar. Trabalhar em casa pode ser o começo de tudo pela falta de uma estrutura inicial, mas muitas vezes é uma opção que visa qualidade de vida, proximidade dos filhos, flexibilidade de horários e, evidentemente, redução de custos.
Entretanto, há uma questão que nem sempre é levada em consideração: a influência do home office na estratégia de marketing da empresa. O impacto causado em um cliente quando o profissional apresenta um cartão de visitas sem endereço fixo ou apenas com um celular pode criar barreiras no primeiro contato e dificultar o processo de negociação e até mesmo de venda.
Por isso, contratar um escritório virtual é uma solução simples e barata. Estas estruturas geralmente escolhem as principais avenidas da cidade,garantindo a credibilidade do seu negócio. Outro ponto fundamental é a grande opção de planos personalizados para que o cliente só pague por aquilo que efetivamente precisa.
O principal serviço é o de endereço comercial, que permite a utilização do endereço do Centro de Negócios em cartões de visita e materiais publicitários. Já a caixa postal física servirá para armazenar toda a correspondência recebida e a equipe do escritório enviará avisos a cada ocorrência. Isso evita que o profissional peçapara o seu cliente deixar alguma documentação na portaria do seu prédio, por exemplo, e também permite que ele deixe documentos na recepção do business center para serem retirados por terceiros.
Outro serviço oferecido é o atendimento telefônico. Cada vez mais os clientes exigem que o prestador de serviços responda imediatamente às suas demandas e cotações. Para um profissional que atua sozinho, por exemplo, será impossível estar 100% disponível, já que ele precisará prospectar, se reunir com clientes e desenvolver sua atividade principal.
O serviço de atendimento telefônico envolve uma linha de telefone fixa que será atendida em nome da empresa durante todo o horário comercial. Os recados serão enviados em tempo real por e-mail e SMS. Também é possível transferir as ligações recebidas para um número externo, seja ela celular ou telefone fixo. Dessa forma, o cliente em potencial ficará mais seguro ao perceber que sempre terá uma equipe pronta para atendê-lo e, por outro lado, o profissional poderá retornar a ligação em seu próprio tempo.
Quando a necessidade for um local para fazer reuniões ou apresentar um projeto, o escritório virtual oferecerá opções de salas de vários tamanhos para locação por hora. No período de utilização estão inclusos internet, serviço de copeira, estacionamento e outras comodidades.Evitando assim, de realizar reuniões em cafés sem privacidade ou na própria casa.
Desta forma, o profissional que prefere ou precisa trabalhar em casa pode dar um passo a mais em seu negócio, sem partir para altos custos fixos e contratação de mão de obra sem necessidade. A partir daí, é só focar na atividade principal e crescer.
Autor: Aline Bottacin Brito é gerente do Espaço Certo Escritórios Prontos, que desde 2011 oferece serviços de escritório virtual, escritórios exclusivos e locação de salas de reunião e auditório na cidade de Santos/SP.