Às vezes você pode se perguntar: como faço para gerenciar minhas emoções em ambiente de trabalho?
Antes de tudo, vamos a uma breve definição. “As emoções são responsáveis por tomadas de decisão rápidas, muitas vezes sem avaliar previamente o assunto e circunstância. É uma reação biológica, pois está ligada na alteração de frequência cardíaca e até no rubor da pele”.
Elas também estão associadas à personalidade, temperamento, experiência de vida e motivação da pessoa.
Na maioria das vezes, quando as emoções estão exaltadas não conseguimos gerenciá-las da melhor maneira, o que pode trazer consequências na hora de tomadas de decisões, geralmente feitas por impulso.
O primeiro passo é olhar para a emoção que você está sentindo, assumindo o sentimento. “Bom, hoje estou mais irritado que o normal”. Ok, assuma para si mesmo sem culpa. Irritabilidade é algo normal de todo ser humano.
Se você estiver com outras pessoas em volta, se possível, vale a pena você compartilhar que precisa de um momento. Dessa forma você vai evitar agir ou falar por impulso. Existem duas técnicas excelentes para lhe ajudar a gerenciar suas emoções, uma é a respiração completa e outra é o mindfullness, ou, atenção plena.
RESPIRAÇÃO
Segundo pesquisas disponíveis na Biblioteca Nacional de Medicina nos Estados Unidos, respirar adequadamente pode impactar no bem estar e na redução de estresse.
Você já percebeu que quando está nervoso ou ansiosa, a respiração fica mais curta e rápida?
Ao respirar corretamente você consegue moldar o estado psicológico e terá algumas mudanças como: diminuição da pressão arterial e até melhora a taxa de variabilidade cardíaca.
Vamos às respirações?
Importante: Se você possui dificuldade de inspirar e expirar apenas pelo nariz, o processo pode ser feito intercalando inspiração pelo nariz e expiração pela boca.
Dica 1: antes de iniciar, coloque a mão no tórax e no abdômen.
- Você irá inalar o ar pelo nariz, sentindo expandir desde o abdômen até o pulmão
- Exale pelo nariz, esvaziando o pulmão até esvaziar o abdômen
- Você perceberá que essa respiração faz um movimento de expansão e contração do abdômen
Dica 2: faça a inspiração e expiração devagar, se você já possui algum conhecimento da técnica ou treinamento, pode até encaixar um tempo de 3 a 4 segundos em cada passo do exercício.
MINDFULLNESS
Vamos a definição: é um estado mental alcançado quando sua consciência está focada no momento presente enquanto calmamente busca reconhecer e aceitar seus sentimentos, pensamentos e sensações.
Atualmente é uma técnica altamente recomendada na psiquiatria para pessoas com quadro de ansiedade, depressão e síndrome de Burnout.
Alguns benefícios:
- Aumento da capacidade de concentração
- Desenvolvimento da inteligência emocional para controle estresse e ansiedade
- Reduz riscos de insônia
- Auxilia na criatividade
- Aumenta a memória e ajuda na prevenção do envelhecimento do cérebro
As técnicas de respiração em si já fazem parte de uma das ferramentas da atenção plena. Porém existem outras, como:
- Exercitar sua capacidade de ouvir
- Reparar na sua forma de comer
- Perceber como você anda
- Perceber o ambiente que você está e os detalhes dele (como cheiro e cor, por exemplo)