foco e privacidade no coworking

É possível ter foco e privacidade em um coworking?

Coworking não é sinônimo de bagunça! Há quem acredite que trabalhar em um espaço compartilhado exige menos foco e dedicação. Muito pelo contrário. O coworking é repleto de profissionais capacitados e focados em oferecer o melhor serviço possível, desde a equipe disponível para atender no local, aos adeptos da modalidade. O espaço foi criado principalmente para incentivar a produtividade dos trabalhadores presentes, mas sem precisar daquela estrutura engessada e tão séria dos escritórios tradicionais. 

Com o constante crescimento dos trabalhos remotos, o coworking vem se tornando, cada vez mais, a principal escolha de diferentes tipos de profissionais. Especialmente agora, durante a pandemia, muitas empresas e trabalhadores autônomos decidiram aderir tanto ao trabalho remoto quanto ao coworking. 

O espaço compartilhado permite que o profissional tenha um local equipado, inspirador e confortável para executar suas tarefas pendentes e realizar reuniões com clientes e colaboradores. A excelente estrutura é, sem dúvidas, um dos principais motivos pelos quais o coworking tem conquistado inúmeros adeptos. Especialmente porque o home office não é a alternativa ideal para todo mundo. 

Por outro lado, o expediente no coworking também pode estar atrelado a alguns obstáculos, como o possível comprometimento do foco e da privacidade. Já que, assim como no home office, você divide um mesmo espaço com outras pessoas. Enquanto muitos defendem que poder trocar ideias, fazer novos contatos, almoçar e tomar café na companhia de profissionais diferentes é um ponto positivo do coworking, outros acreditam que esse contato, quase que constante com outras pessoas, pode colocar em risco a produtividade no dia a dia. 

Em alguns casos, a adaptação do profissional pode ser mais demorada, necessitando de um pouco mais de atenção. Essa dificuldade de adaptação pode estar ligada a diversos fatores, como ansiedade social, curiosidade em relação aos coworkers, timidez, insegurança profissional e até mesmo ao receio de ler e trabalhar com assuntos sensíveis ou impróprios na companhia de outras pessoas. 

Pensando nisso, listamos 5 dicas valiosas de como preservar a privacidade mesmo trabalhando em um espaço compartilhado. Confira: 

 

1. Utilizar uma sala de reunião durante os encontros

É fundamental evitar a realização de reuniões em locais públicos e movimentados, assim, fica mais fácil para que todos se sintam à vontade para falar e trocar ideias sem correr o risco de serem interrompidos ou explanar alguma informação confidencial. 

2. Utilizar uma cabine telefônica (phone booth) disponível no coworking

 Alguns espaços de coworking oferecem cabines para realização de videoconferências ou ligações confidenciais. Normalmente estes espaços não precisam ser reservados e não geram cobranças adicionais. 

3. Ficar atento à posição das telas e o conteúdo delas

Para quem trabalha com temas sensíveis ou está constantemente lidando com informações confidenciais, como processos e documentações, vale a pena ter atenção redobrada na hora de posicionar a tela do computador. Se possível, evite fazer a instalação de forma que todos em volta consigam enxergá-la facilmente ou invista em uma sala privativa quando necessário. 

4. Fones são essenciais

O uso dos fones de ouvido em público é também uma regra básica de etiqueta e convivência, mas, especialmente para quem trabalha em um espaço compartilhado, eles se tornaram itens indispensáveis. Além disso, se você é um advogado ou jornalista, provavelmente já teve que ouvir algo bastante pessoal a respeito do seu cliente ou entrevistado, portanto, vale ressaltar como a discrição é fundamental. 

5. Dar uma chance para as salas privativas

Grande parte dos adeptos do coworking são fãs das mesas compartilhadas. E apesar de essa ser a principal proposta, nem todos conseguem se adaptar à modalidade, por isso, conhecer também as salas privativas pode ser excelente. Se você precisa de mais momentos de silêncio e menos distrações, tem dificuldades para socializar, e trabalha com assuntos sensíveis, impróprios ou confidenciais, talvez a sala privativa seja a alternativa mais adequada para as suas necessidades. Vale a pena experimentar! 

Assim como a privacidade, o profissional pode sentir que a produtividade e o foco estão comprometidos durante o expediente em um coworking. Isso ocorre por conta de diversos fatores, desde a falta de planejamento, má organização, dificuldade em focar no trabalho e até procrastinação. Apesar de o espaço ser especialmente desenvolvido para estimular o rendimento no dia a dia, alguns profissionais podem encontrar obstáculos na hora de realizar até mesmo as tarefas mais simples. 

Seja qual for o motivo da dispersão, o primeiro passo para colocar um fim no problema é identificar a principal causa. Portanto, prestar atenção no próprio comportamento é fundamental para fazer essa descoberta. Ou seja, repare quanto tempo você leva para voltar a focar em uma tarefa, quais são as principais coisas que chamam a sua atenção, como conversas ou as notificações do celular. E o mais importante: busque formas de minimizar essas distrações. Como? Acompanhe as dicas abaixo. 

 

➞ Seja fiel aos seus horários

Com um bom planejamento em mãos, os horários de trabalho e descanso ficam definidos com antecedência. Assim, pode ser mais fácil controlar a dispersão ao longo do dia. Deixe as conversas com os colegas e aquela olhadinha no celular para as pausas, evite furar os momentos de foco. 

Fones e protetores de ouvido podem ser seus melhores amigos

Se você é um curioso assumido e adora bisbilhotar a conversa alheia, trabalhar em um coworking pode exigir ainda mais de você. Portanto, para não comprometer seu rendimento, o uso de protetores ou fones de ouvido ajudam bastante a abafar os ruídos e conversas ao redor. 

Invista em meditação para potencializar o foco

A meditação oferece inúmeros benefícios para seus praticantes, entre eles, a melhora da concentração e do foco. Os exercícios são simples e podem até ser feitos na mesa de trabalho, com o auxílio de aplicativos de meditação guiada. 

Descubra o melhor tipo de planejamento para você

Há quem prefira utilizar aplicativos de organização, enquanto outras pessoas são adeptas das agendas de papel. O método em si não é o mais importante, mas sim a eficiência dele no seu dia a dia. Vale a pena experimentar diferentes opções e ver qual melhor se adapta à sua rotina. 

 Limpe o seu espaço

Trabalhar em um local limpo e organizado é essencial para manter a produtividade. Nada de papel acumulado na mesa, embalagens de comida, cabos atravessados e canetas espalhadas. Uma mente tranquila e organizada pede um espaço tranquilo e organizado.  

Lembre-se da sua principal motivação

Muitos profissionais colocam fotos da família, um diploma ou prêmio na mesa de trabalho. Esses objetos ajudam na motivação pessoal durante o expediente e fazem toda diferença. Encontre a sua motivação e leve-a com você.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, como podemos lhe ajudar?