Mesmo quem trabalha com Comércio Exterior há anos e está acostumado com o preenchimento de dezenas de informações, pode ter aquele famoso “branco”. Nesses momentos, as Tabelas Aduaneiras são a salvação!
São muitos os códigos envolvidos em uma operação de despacho aduaneiro e as dúvidas sobre moedas de outros países, produtos, embalagens, tributações e tantos outros assuntos, com certeza, vão surgir!
Mas não se preocupe, porque você não precisa decorar tudo isso! Até porque, que cérebro seria esse, não é mesmo?
Para facilitar a sua vida durante a realização dos processos internacionais, vamos te mostrar como consultar as “tabelas de ouro”!
Como consultar o código NCM de um produto?
Para demonstrar a importância dos códigos no preenchimento de formulários de exportação, vamos usar como exemplo o NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul).
O código ajuda a identificar produtos em circulação no Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e demais países que fazem parte do Mercosul.
Muitas localidades, certo? E, certamente, também muitos tipos de mercadorias e outras particularidades. Então, como saber todos os códigos para todos os casos?
Para consultar o NCM de um produto existem algumas opções, como:
- Tabela de NCM em Excel no site da NF-E;
- Tabela no site do MDIC;
- Simulador de Tratamento Administrativo da Receita Federal;
- Classificação Fiscal de Mercadoria no Portal Único Siscomex;
- Portal NCM Fazcomex;
- Sistemas comerciais pagos;
- Site Tabelas Aduaneiras da Receita Federal.
Perceba que as Tabelas Aduaneiras são uma das alternativas disponíveis e é sobre elas que vamos nos debruçar neste conteúdo. Afinal, os quadros concentram informações relevantes a respeito de diversos assuntos, não só NCM.
O que são Tabelas Aduaneiras?
Para facilitar a vida de quem procura um código ou outro tipo de detalhe sobre determinada exportação, a Receita Federal possui um site com todos os códigos utilizados nos sistemas de Comércio Exterior.
Isso mesmo, todos!
O portal é o Sistema Tabelas Aduaneiras.
Ao acessá-lo, é possível encontrar o código NCM, a moeda do país, instruções do despacho de importação e outros detalhes relevantes sobre a operação de exportação realizada.
Além disso, no Sistema Tabelas Aduaneiras, os demais códigos usados no Portal Siscomex também podem ser localizados facilmente!
Qual a importância de saber consultar a Tabela Aduaneira?
Como o Sistema de Tabelas Aduaneiras é uma plataforma desenvolvida pelo Governo Federal, o site conta com um número impressionante de especificidades envolvendo todos os tipos de operações de Comércio Exterior.
Ou seja, nesta consulta, é possível acessar todas as informações cadastradas e disponibilizadas. Logo, você consegue encontrar a melhor Classificação Fiscal para sua mercadoria ou a modalidade de pagamento adequada, por exemplo.
E, o mais importante, tudo isso de maneira segura e confiável, sem correr riscos de estar consultando dados desatualizados.
Então, não precisa ficar com dúvida ou, pior do que isso, fazer errado porque “não sabia”.
Conheça as algumas das Tabelas Aduaneiras
Ainda a fim de exemplificar, separamos algumas das tabelas que podem ser acessadas no Sistema Tabelas Aduaneiras:
- Classe de Mercadoria Perigosa;
- Código de Receita;
- Detalhamento de Operação De Exportação;
- Etapa do Despacho;
- Modalidade de Pagamento;
- Moeda;
- NCM – Nível 1 – Capítulo;
- Regime de Tributação;
- Taxa de Conversão De Câmbio;
- Tipo de Carga;
- Tipo de Embalagem;
- Via de Transporte.
Por que trabalhar com Comércio Exterior?
Uma área de atuação que cresce, e tende a crescer cada vez mais, é o Comércio Exterior. Isso porque, as distâncias entre os países do globo parecem ter se tornado pequenas diante do avanço tecnológico.
Assim, o investimento nesse setor é benéfico e pode ser considerado um diferencial para empresas que comercializam produtos internacionais.
Além disso, hoje em dia é possível trabalhar em regiões bem localizadas, próximas a pontos estratégicos como portos, clientes importantes e outras empresas que facilitam as operações.
Portanto, estudar as possibilidades do mercado e aproveitar aquilo que mais faz sentido para o seu perfil, é a grande dica!
Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você e que a partir de agora sua rotina seja otimizada, sabendo como consultar as Tabelas Aduaneiras.
Então, se você gostou do post de hoje, vai querer ler também:
O que é SISCOMEX: qual sua função na exportação de produtos?
Como exportar produtos pelo Porto de Santos sem complicação?