O que a Proatividade no Trabalho é capaz de fazer por você?

proatividade no trabalho

O que a Proatividade no Trabalho é capaz de fazer por você?

Você já parou para pensar no quanto a proatividade no trabalho tem sido cada dia mais valorizada? Qual será a causa desse movimento crescente?

Dentre os diferentes motivos, com certeza, se destaca a relação direta que podemos estabelecer entre profissionais proativos e o sucesso das empresas que os contratam. 

É evidente a preferência dada por gestores a pessoas que são capazes de ir além do óbvio, que têm autonomia, se antecipam, resolvem problemas e promovem mudanças.

Porém, como identificar, de fato, o que é proatividade e não confundir esse conceito com outros, como a produtividade? E, mais do que isso, como desenvolver essa habilidade?

Quer descobrir? Então, leia este conteúdo até o final!

Afinal, o que é Proatividade?

Simplificadamente, proatividade é a capacidade que alguém possui de antecipar situações, propondo soluções e gerenciando recursos humanos e materiais, a fim de controlar um cenário.

Não à toa, o termo está intimamente ligado à iniciativa própria, não sendo necessário aguardar que um líder dê ordens para se colocar em movimento.

Didaticamente, vamos usar um caso bastante usado quando a intenção é exemplificar o que é ser proativo: pense em uma torneira pingando. 

Uma pessoa proativa, ao se deparar com o problema, fecha a torneira ao invés de procurar o responsável por ter fechado a torneira incorretamente.

Embora o exemplo seja quase banal, podemos aplicá-lo a diferentes contextos e concluir que profissionais proativos, portanto, não atuam sozinhos ou são intrometidos, mas sim, conseguem agir com senso de urgência.

Quais são as características de um Profissional Proativo?

Uma das características mais procuradas por gestores de uma empresa em um profissional é a autonomia. Isto é, a capacidade que um indivíduo possui de fazer o que precisa ser feito, sem que seja preciso, sempre, receber um comando.

Quem fica o tempo todo à espera de uma ordem para que, então, possa executá-la, tende a ser visto como alguém acomodado ou, no mínimo, sem senso de urgência e nem conhecimento sobre os processos da empresa.

De tal modo, para construir um time realmente produtivo, é fundamental que os líderes contem com profissionais capazes de desempenhar suas atividades sem que precisem ser orientados constantemente.

E é exatamente por isso que esta é uma característica muito valorizada no mundo dos negócios. 

Afinal, o mercado de trabalho é cada vez mais competitivo e quanto mais independência um profissional tiver para atuar e resolver problemas, melhor.

Logo, de maneira resumida, podemos dizer que ser proativo no trabalho é combinar alguns habilidades, tais como:

  • Inconformismo;
  • Determinação;
  • Iniciativa;
  • Visão de futuro;
  • Sendo de urgência;
  • Senso de oportunidade;
  • Networking;
  • Autoconhecimento;
  • Foco;
  • Responsabilidade;
  • Resiliência;
  • Adaptabilidade.

Na prática, como identificar a Proatividade no Trabalho?

Apesar de todos os itens listados, é natural que, na prática, a proatividade no trabalho não seja tão facilmente identificada.

Por isso, resolvemos detalhar 4 atitudes de uma pessoa proativa, que assume responsabilidade e intervém nas situações de maneira rápida e eficiente.

Veja abaixo:

1. Antecipação

Profissionais proativos possuem a capacidade de analisar o cenário de forma ampla e perceber quais problemas podem surgir. Além disso, conseguem estimar as chances que eles têm de realmente acontecer.

Assim, esse olhar perspicaz é uma das principais características de quem consegue agir rapidamente, tomar a frente da situação e mitigar riscos.

Ao se antecipar, o colaborador evita muito estresse no ambiente laboral e mantém um clima saudável para todos.

2. Autonomia

Como já foi dito, uma pessoa proativa não precisa esperar que seus líderes ditem cada passo que precisa ser dado. Dessa maneira, esse profissional possui autonomia suficiente para tomar decisões e desempenhar suas funções.

No entanto, devemos ressaltar que essa habilidade só é bem-vinda quando é aliada à capacidade de assumir a responsabilidade pelas decisões.

3. Conhecimento 

Ter autonomia, tomar a frente das atividades e ser responsável pelas decisões tomadas só é possível quando se tem domínio sobre os processos.

Ou seja, a proatividade está intimamente ligada ao quanto o profissional conhece a empresa em que trabalha. Portanto, esses colaboradores se destacam por entender exatamente como todas operações se dão. 

4. Gerenciamento da procrastinação

Como não deve ser difícil imaginar, a procrastinação é o completo oposto da proatividade no trabalho. De tal forma, é essencial que ela seja evitada por quem deseja ser proativo.

Então, ter a capacidade de lidar com o ímpeto de procrastinar é característico de uma pessoa que preza pela proatividade. 

Normalmente, esse indivíduo é pontual, se interessa pelo que acontece na empresa e fala apenas o necessário.

Qual a diferença entre Proatividade e Produtividade?

Se você chegou até aqui, deve estar claro que a proatividade no trabalho é a iniciativa espontânea de realizar uma atividade sem que seja preciso receber um comando.

Por outro lado, a produtividade é uma relação entre o número de tarefas realizadas e a quantidade de recursos empregados, como horas de trabalho ou matéria-prima, por exemplo.

Também vale a pena destacar que alguém proativo é capaz de administrar diferentes tipos de demandas. Entretanto, não significa, necessariamente, que esta é uma pessoa produtiva.

É possível desenvolver a Proatividade no Trabalho?

Agora que você já sabe a importância da proatividade no trabalho e como ela pode ser diferenciada da produtividade, é hora de descobrir como essa habilidade pode ser desenvolvida no dia a dia.

Acompanhe, a seguir, 3 dicas:

Seja engajado

Procure sempre perguntar sobre o andamento das tarefas e esteja por dentro do que acontece. Esteja atento aos indicadores-chave de desempenho do seu time e dos outros departamentos.

Tenha prioridades

Antes de sair executando suas atividades, sem rumo, preste muita atenção ao nível de urgência de cada uma delas. Ou seja, saiba o que é prioridade para a empresa no momento.

Conheça suas características

Outra dica que não deve ser deixada de lado é a importância do autoconhecimento. Por isso, busque identificar quais são seus pontos fortes e fracos e observe suas atitudes e a sua postura diante das situações.

Por que a Proatividade no Trabalho traz benefícios?

Não há como negar que a proatividade é absolutamente vantajosa tanto para a empresa, quanto para o próprio profissional, que se destaca na organização e tem acesso a mais oportunidades de crescimento.

Sabendo disso, para reforçar essa conclusão, elencamos alguns dos principais benefícios relacionados à proatividade no trabalho:

  • Melhores resultados para a empresa e para o colaborador;
  • Cultura da prevenção, resolvendo problemas antes que aconteçam;
  • Constante saída da zona de conforto;
  • Equipe dinâmica e com foco no planejamento estratégico;
  • Otimização de tempo, já que não há tantas crises nos projetos;
  • Visão inovadora;
  • Constante desenvolvimento de habilidades.

Portanto, desenvolver proatividade só traz vantagens e, por isso, vale muito a pena ter essa soft skill como meta, hein!

Gostou de tudo que descobriu? Então, que tal continuar se informando? 

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