O que é auto sabotagem e como parar de sofrer por isso?

auto sabotagem

O que é auto sabotagem e como parar de sofrer por isso?

Infelizmente, grande parte da população mundial sofre com a auto sabotagem, seja no aspecto pessoal ou profissional. Como o próprio nome afirma, esse fenômeno é o ato de prejudicar a si mesmo de forma consciente ou inconsciente.

A longo prazo, o problema citado pode trazer diversos resultados ruins para a vida de um indivíduo, por exemplo: perda de emprego, problemas para criar um relacionamento saudável e desistência de cursos.

Entretanto, existem algumas técnicas que ajudam a identificar esse comportamento e solucioná-lo. Então, se você conhece alguém ou está passando por uma fase em que nada rende, ou que evita fazer algo que era prioridade, descubra se isso não é resultado da auto sabotagem.

Por que a auto sabotagem acontece?

Normalmente, a origem do transtorno é resultado de traumas vividos na infância e adolescência, o que ajuda a desencadear pensamentos negativos. Isso acontece porque, nesse período, a personalidade ainda está em formação. Logo, como o indivíduo não sabe quem é, acreditará em tudo o que for dito por terceiros, seja no sentido bom ou ruim.

Imagine uma criança que no núcleo familiar é taxada como burra. Provavelmente, ela irá crescer com esse complexo e nunca se achará inteligente o suficiente para desempenhar algumas tarefas e assim, surgirá a auto sabotagem.

É importante ter ciência que esses traumas nem sempre estão claros na mente. Desse modo, para descobri-lo é necessário refletir e procurar a ajuda de um profissional.

Como se inicia a auto sabotagem?

Alguns comportamentos são bem comuns na auto sabotagem, como: uso de drogas lícitas ou ilícitas, procrastinação ou até compulsão alimentar. Se for observar, todos os pontos citados são como válvulas de escape.

Vale destacar que o início de qualquer problema é bem sútil. Logo, um indivíduo não vai começar bebendo várias garrafas de cerveja. Provavelmente ele irá começar com uma e ir aumentando conforme o tempo passa.

Uma boa dica é sempre se perguntar o motivo daquela atitude. Por exemplo, se questione se o adiamento de um trabalho é resultado do cansaço ou é apenas a sua mente tentando te distrair e lhe fazer perder o foco do que é realmente importante.

Quais são os sintomas de auto sabotagem?

Existem cinco sintomas padrões, que são identificados na auto sabotagem. Entretanto, é importante ter ciência que nem todos os pontos abordados vão ser simples de perceber.

Uma boa dica para quem tem dificuldade em enxergar o problema é perguntar a pessoas próximas se identificam os pontos que iremos citar. Em seguida, veja quais são eles.

Sempre ver o lado negativo das coisas

Algumas pessoas tendem a colocar defeito em todas as suas conquistas, por mais que elas sejam incríveis! Ao contrário do que muitos pensam, essa característica não é normal e nem saudável.

Olhar sempre o lado negativo de tudo é um dos sintomas mais fortes da auto sabotagem. Afinal, de forma drástica esse é um forte desestimulante para continuar tentando melhorar a cada dia mais.

Medo exagerado do erro

Ter medo de errar é completamente normal. Entretanto, quando isso é feito exageradamente pode se tornar um grande problema. Afinal, o medo consegue paralisar uma pessoa ao ponto de ela deixar passar todos os seus sonhos e desejos.

Normalmente, quem tem problema com auto sabotagem, costuma ter um medo extremo de errar. Por causa disso acaba deixando de realizar as atividades que deveria.

Contudo, muitas vezes esse problema é visto como cuidado ou até a famosa busca pela perfeição.

Postergar tarefas importantes

Com certeza, de todos os pontos citados, esse é o mais fácil de se identificar. Afinal, como foi dito, quem sofre com esse mau tende sempre a deixar tudo para depois, principalmente quando se trata de compromissos inadiáveis.

O adiamento de tarefa pode desencadear um alto nível de estresse e, assim, criar um ciclo sem fim de insatisfação, sensação de exaustão e questionamentos. Entretanto, é importante dizer que em alguns casos, as pessoas não deixam de fazer as atividades, mas sim, fazem tudo em cima da hora.

Não respeitar o próprio limite

Faz parte da auto sabotagem achar que vai conseguir fazer tarefas enormes em um curto período de tempo.

Vale ressaltar que esse comportamento é comum no ambiente de trabalho e faz com que o indivíduo tenha dificuldade para se desenvolver profissionalmente. Isso porque, a pessoa, para mostrar serviço, não delega atividade para outros e então começa a se sufocar com a própria atitude.

Leia também:

O que são soft skills e como desenvolver?

Como evitar a procrastinação no trabalho? 5 Truques infalíveis

 

Como vencer a auto sabotagem?

Agora que você já sabe identificar a auto sabotagem, chegou a hora de descobrir como acabar com esse problema. Mas, para que a prática dê certo, será necessário acreditar no processo e nunca desistir.

O ponto mais importante é sempre começar aos poucos. Então, entenda as dicas que serão ditas e comece a praticar no seu tempo. Assim, será mais fácil ter resultados melhores e eficientes.

Comece se perdoando

O primeiro passo para dar fim a auto sabotagem é refletindo sobre o passado e se perdoando por tudo o que aconteceu. Dessa forma, você conseguirá ficar livre para escrever uma nova história.

É importante saber que o processo de cura não é fácil. Então, no começo haverá uma resistência maior, mas depois, tudo ficará mais fácil e você conseguirá ver bons resultados. O importante é persistir e ir com calma, assim conseguirá vencer este impasse.

Crie uma rotina saudável

Hoje em dia, poucas pessoas conseguem cuidar do seu corpo e mente. Isso acontece devido à rotina puxada e problemas diários. Entretanto, independente disso, criar bons hábitos é fundamental. Afinal, o corpo é um templo que deve ser preservado.

Para criar um hábito saudável e deixar a auto sabotagem de lado, o primeiro passo é escrever todas as suas tarefas diárias de forma organizada. Dessa forma, você vai saber o que esperar do seu dia. Além disso, se possível pratique esportes e tenha uma alimentação saudável.

Delegue as atividades

Por maior que seja o medo de delegar uma tarefa, esse ato é necessário e mostra confiança no próximo. Então, aos poucos, dê as atividades para alguém que você confia. Assim, sobrará tempo para pensar, descansar e continuar o dia de forma produtiva.

Confie em você mesmo

Esses últimos tópicos são o resultado dos anteriores. Ou seja, quando você conseguir delegar funções, criar uma rotina e se perdoar, o medo deixará de existir e assim, com o tempo, seu nível de produção e felicidade vão aumentar.

A auto sabotagem é um problema que rodeia a maior parte da população. Entretanto, ela tem cura! Então, nunca deixe de acreditar nesse processo para conquistar uma vida feliz e bem sucedida.

Aposte no coworking

A auto sabotagem costuma ter um grande reflexo negativo na vida profissional. Sendo assim, principalmente se você trabalha por conta própria e em home office, deve cuidar para que ela não atrapalhe seus negócios. Portanto, apostar no coworking é uma forma eficiente de se motivar.

O coworking consiste em alugar uma estação de trabalho compartilhada. Ou seja, é como se você tivesse um escritório e nele houvesse outras pessoas de ramos diferentes. Esse sistema é muito eficaz para quem sofre com auto sabotagem porque como você tem contato direto com outras pessoas, elas vão te incentivar de forma indireta a continuar produzindo.

Vale dizer que esse sistema é novo, mas já está fazendo bastante sucesso no mundo! 

Então, se despertou seu interesse, conheça o Espaço Certo, um coworking em Santos preparado para impulsionar a sua carreira!

Open chat
Olá, como podemos lhe ajudar?