O que é networking e como aproveitar ao máximo?

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O que é networking e como aproveitar ao máximo?

Apesar de ser extremamente necessário, muitos brasileiros ainda não sabem o que é networking e como desenvolvê-lo. É o que mostra uma pesquisa conduzida pelo Instituto de Desenvolvimento de Conteúdo para Executivos (IDCE). 

De acordo com o estudo, 80% dos executivos que atuam em médias e grandes companhias reconhecem a importância do networking para o mercado de trabalho, mas reconhecem que os novos profissionais ainda não usam a ferramenta adequadamente. 

Neste artigo, você vai entender mais sobre o tema, seu conceito e principalmente, quais as técnicas mais interessantes para reforçar o networking. Acompanhe!

O que é networking?

O networking é o ato de fortalecer a rede de relacionamentos, mantendo o contato com profissionais ou empresas para troca de informações relevantes, colaboração e ajuda mútua. 

Em geral, reúne uma série de ações voltadas para a carreira e negócios do profissional ou empresa, por meio da manutenção de relacionamentos produtivos com outros profissionais.  

A frase “Quem não é visto não é lembrado” ilustra bem esses relacionamentos. Pode não parecer relevante, mas só o fato de conversar com colegas de trabalho ou outros profissionais de outras áreas, marcar um happy hour e até seguir nas redes sociais pode trazer benefícios à carreira profissional. 

Essa relação permite, por exemplo:

  • Gerar oportunidades de crescimento profissional e ter acesso a vagas de emprego;
  • Ampliar as possibilidades de conhecer profissionais com o mesmo interesse;
  • Ampliar os conhecimentos e aprimoramento profissional;
  • Suporte para esclarecer dúvidas;
  • Ampliar a visibilidade profissional;
  • Melhora da reputação no mercado;
  • Aumenta a visibilidade entre profissionais e empresas;
  • Amplia o acesso a oportunidades de negócios e parcerias;
  • Amplia as chances de tornar um empreendimento mais conhecido;
  • Permite entender melhor o mercado de atuação e se informar sobre tendências. 

Como aproveitar o networking de forma eficiente?

Não basta apenas conhecer gente, é preciso desenvolver uma estratégia para que esse relacionamento traga o retorno esperado. Vamos aos pontos-chave:

Defina objetivos

O primeiro passo é entender os motivos pelos quais você está destinando seu tempo para reforçar o relacionamento com estas pessoas ou empresas. Para isso responda algumas perguntas:

  • Qual sua área de interesse?
  • Quais companhias gostaria de trabalhar, prestar serviço ou fazer negócios?
  • Qual cargo/ posição pretende chegar?
  • Que tipo de retorno gostaria com o networking?

A partir dessas respostas é possível elencar quais contatos são mais “fortes” e começar a investir neles. 

Busque pessoas com quem já teve contato positivo

Uma boa opção para começar (ou recomeçar) é pela rede de contatos que já trabalhou, estudou ou que passou pela sua vida de alguma forma. Pode ser um velho amigo, um antigo colega de trabalho, ex-chefes, vizinhos, entre outras pessoas com quem teve uma boa relação no passado. 

Uma boa dica é usar as redes sociais para encontrar essas pessoas, começar a segui-las, interagir com o que postam, principalmente conteúdo relacionado ao trabalho. 

Participe de eventos (inclusive os menos importantes)

É claro que você deve priorizar os eventos corporativos, maiores e com mais oportunidades de fortalecer sua rede de contatos, mas aqueles menores, como um happy hour com amigos também pode ser interessante. 

O intuito é aprender como se portar, quais assuntos conversar, fazer amizades e principalmente: ser visto e lembrado. 

Uma dica importante para os pequenos e grandes eventos é levar sempre cartões de visita atualizados. Apesar da maioria das interações atualmente serem feitas pela internet, o cartão de visitas é ótimo para viabilizar conversas futuras. 

Ative seus contatos

Você já foi em vários eventos, conheceu profissionais, salvou seus contatos, trocou vários cartões de visita e passou a seguir outros profissionais nas redes sociais. Agora é hora de continuar as conversas. 

De pouco adianta todo esse esforço para conseguir novos contatos se não der sequência às conversas. O ideal aqui é manter uma lista atualizada de informações, enviar mensagens para saber como estão e a partir daí se mostrar relevante para aquele contato. 

O maior cuidado é não exagerar, enchendo a caixa de emails, redes sociais ou apps de troca de mensagens. Tenha em mente que algumas pessoas vão se aproximar mais, enquanto outras só vão responder mensagens importantes, relacionadas ao trabalho. 

Fortaleça os contatos certos

É importante dar prioridade às relações com pessoas que podem abrir portas. Mas como filtrar isso? Primeiro, dê prioridade àquelas pessoas com as quais você conseguiu construir uma relação de maior confiança, pois são estas que vão indicar o seu trabalho a outras.

Se o intuito é criar essa relação de confiança, volte aos objetivos e tente fazer uma ligação entre eles e as pessoas com as quais conseguiu o contato. Muitas vezes, comparecer a eventos, mandar mensagens, acompanhar as redes sociais leva tempo e você precisa priorizar quem pode trazer um retorno esperado. 

Além disso, conheça pessoas de diferentes áreas e níveis (júnior, pleno e sênior). Com isso, você não se prende a um só nicho e consegue expandir seus horizontes com mais facilidade.

Faça as perguntas certas

A prática do networking ocorre naturalmente: constrói-se uma relação de coleguismo com as mais variadas pessoas e se recorre a elas quando for preciso. Nessa dinâmica é natural pedir a ajuda de alguém mais experiente. 

Ocorre que as pessoas têm suas próprias vidas, estão ocupadas com seu dia a dia e trabalho, não sobrando muito tempo para conversas sem importância. Por isso, ao pedir ajuda, mostre cordialidade, mas também seja direto. 

Esteja disposto a responder também

O networking é uma faca de dois gumes, ou seja, da mesma forma que você pode ser ajudado, ter um questionamento respondido ou ser indicado, o mesmo pode ocorrer ao contrário. Você será a pessoa que vai responder, indicar e ajudar outro. 

Isso é importante, pois vai aumentar a confiança entre os dois e ainda vai gerar a necessidade daquela pessoa retribuir o favor. 

Deixe sua rede sempre informada

Divulgue sempre o que está fazendo entre as pessoas de sua rede: cursos, capacitações, projetos novos, se está buscando recolocação no mercado de trabalho, etc. 

Você pode usar as redes sociais, lista de e-mails ou por meio do contato direto. Tudo vai depender da sua necessidade. 

O mais importante, neste momento, é não ser repetitivo ou invasivo. Se assunto for sempre você ou sua busca de oportunidade, há um grande risco de se tornar um grande aborrecimento. 

 

E talvez você esteja se perguntando qual o melhor lugar para isso? Bem, o coworking com certeza é a resposta certa. Afinal, nesse ambiente, inúmeras empresas e profissionais atuam todos os dias lado a lado.

Agora que você já sabe o que é networking, venha fazer parte do Espaço Certo e impulsione sua carreira!