No mundo dos negócios, pensar fora da caixa pode ser o diferencial de qualquer profissional ou empresa.
Afinal, oferecer soluções diferentes e até inusitadas para as dores da sua persona pode fazer com que ela se aproxime mais de você.
Além disso, ao mostrar criatividade e espírito inovador, você se destaca entre os modelos engessados e, por vezes, ultrapassados dos demais prestadores de serviço.
Pensando nisso, hoje trouxemos uma série de informações e dicas sobre esse método, para que você veja como nem sempre o caminho mais óbvio é o melhor.
Assim sendo, continue acompanhando para entender melhor a respeito desse tema tão relevante.
O que é pensar fora da caixa?
Imagine que você pega tudo o que sabe, tudo o que foi ensinado a você na escola, por outras pessoas e por suas próprias experiências vividas, e põe dentro de uma caixa.
Agora imagine que você vive nesta caixa. E toda vez que você precisa arrumar uma solução para algum problema, de ordem pessoal ou profissional, você a busca entre esses saberes armazenados.
Pensar fora da caixa nada mais é do que ir além desses saberes, dessas soluções pré-concebidas e buscar desenvolver novas ideias para aquele mesmo problema.
Essa atitude de buscar outras ideias é benéfica não só para o âmbito pessoal, como também para sua vida profissional.
Afinal, imagine se ninguém pensasse fora da caixa. Provavelmente ainda estaríamos vivendo em cavernas. Portanto, estimular o pensamento fora da caixa é algo vantajoso para nós e para a sociedade humana como um todo.
Como pensar fora da caixa na prática?
Quando falamos de usar o pensamento fora da caixa no mundo empresarial, precisamos lembrar que a nossa principal função como prestadores de serviços, é oferecer a melhor solução para o problema dos nossos clientes.
Desse modo, é preciso focar nossos esforços nesse sentido, para que a dor da persona seja sanada o mais rápido e eficazmente possível.
Portanto, enquanto profissional ou gestor de empresa, você deve usar essa premissa de pensar fora da caixa para o trato com seu cliente e com o serviço oferecido por você.
Dentre as principais formas de se fazer isso na prática podemos citar alguns dos principais. Acompanhe.
Fuja das fórmulas prontas
É muito comum ouvir frases como “mas nós sempre fizemos assim” ou “isso é feito assim há anos” quando tentamos implantar algo novo em um ambiente profissional.
E isso é um grande erro. Afinal de contas, um mesmo problema pode ter diferentes soluções e, ao explorar novos caminhos, você pode encontrar a melhor solução dentre todas as possibilidades.
Portanto, nunca se apegue a uma solução padrão para todos os seus clientes. Ao contrário disso, trabalhe para tornar a oferta dos seus serviços o mais flexível possível, para poder atender a diferentes tipos de clientela.
Por exemplo, imagine que você tem uma agência de marketing digital: se você oferecer apenas um pacote fixo de serviços com um valor x, pode alcançar apenas um tipo de cliente.
Mas se você oferecer diversas possibilidades, de acordo com o nicho de atuação do cliente em potencial, seu porte, faturamento e o que ele espera, pode atender desde MEIs até grandes corporações.
Estimule sua criatividade
Estimular seu pensamento criativo é algo que pode trazer muitas vantagens para você, como profissional.
Portanto, procure trabalhar em um ambiente que incentive a criatividade, de preferência junto com outras pessoas, para que você possa compartilhar suas ideias e extrair pontos positivos das ideias delas também.
Dessa forma, você amplia seu leque de possibilidades e abre seus horizontes, não ficando preso em um campo de visão limitado e rígido.
Se desafie sempre
Mesmo que você trabalhe sozinho, você nunca deve se prender a uma fórmula pronta para resolver os problemas dos seus clientes.
Isso porque, como vimos, é uma prática limitadora e não faz você se destacar dentre os concorrentes. Então, procure sempre se desafiar, se conseguiu resolver um problema com 80% de precisão, se desafie a 90% da próxima vez.
Por exemplo, procure ter um follow up eficiente com seus clientes e se desfie a tornar seus serviços o mais satisfatórios possível para eles.
Saia da sua zona de conforto
Vamos supor que você conseguiu uma boa carteira de clientes, com os quais consegue manter o seu negócio e viver confortavelmente.
Apesar de ser uma coisa boa, não fique preso nessa bolha. Para crescer no ramo empresarial, é preciso sair da sua zona de conforto.
Comece a planejar sua expansão, o que você precisa fazer para crescer, se tem que contratar mais pessoal ou quais medidas devem ser tomadas para tornar isso financeiramente viável.
O mundo dos negócios, assim como o da sociedade em geral, é dinâmico e muda dia a dia. Então, se você quer acompanhá-lo, é preciso pensar diferente e maior.
Nunca se acomode
Além de sair da sua zona de conforto, pensar fora da caixa requer uma inquietação constante, de um ponto de vista positivo.
Por exemplo, se você é mecânico e conseguiu desenvolver uma linha de trabalho para devolver o carro do seu cliente em 2 dias, já é hora de começar a explorar soluções para reduzir esse tempo para 1 dia.
E mesmo que esses 2 dias já estejam bem abaixo do tempo médio das outras oficinas. Com isso, seu cliente vai notar o seu empenho em deixá-lo contente e resolver a dor dele mais rápido, o que será um grande diferencial.
Então, quando encontrar a solução mais eficiente, pense em como fazer isso mais rápido e depois pense em como fazer isso gastando menos recursos.
Quais as vantagens de se pensar fora da caixa?
Além de atrair a atenção do público pela inovação e empenho, pensar fora da caixa é algo muito vantajoso para o seu negócio por diversas outras razões.
Se você não ficar engessado por soluções já pré-estipuladas e se permitir pensar diferente, pode desenvolver meios mais rápidos, mais eficientes, duradouros e sustentáveis, para solucionar os problemas do seu cliente.
Com isso, seu serviço ou produto se aprimora a cada dia, o que irá desencadear uma série de benefícios para sua clientela, sua empresa, seus colaboradores, e a sociedade em geral. Agora que você já sabe mais sobre pensar fora da caixa, leia também:
O que é Economia Compartilhada e como ela funciona?
O que é sustentabilidade empresarial e por que se preocupar?