Quais são as técnicas contábeis essenciais à Contabilidade?

quais são as técnicas contábeis

Quais são as técnicas contábeis essenciais à Contabilidade?

Os contadores têm a missão de documentar e analisar com minúcia os eventos financeiros, administrativos e fiscais de uma empresa. Mas quais são as técnicas contábeis que permitem que esse controle seja feito?

Através dos métodos que serão apresentados no post de hoje, informações relevantes podem ser verificadas e, a partir disso, as decisões estratégicas da corporação tomadas pelos gestores.

E aí, quer entender mais sobre as metodologias que permitem registrar os fatos contábeis, controlar o patrimônio e gerar informes de um negócio? 

Então confira este conteúdo na íntegra!

Por que as técnicas contábeis são importantes?

Antes de citarmos quais são as técnicas contábeis indispensáveis aos serviços de contabilidade, é preciso entender por que elas são tão importantes. 

Por meio desses métodos é possível registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar, em ordem cronológica, as movimentações que acontecem no patrimônio de uma empresa.

As técnicas em questão são responsáveis por coletar todos os dados econômicos e fiscais, mensurando, resumindo e apresentando as conclusões obtidas em relatórios e comunicados claros e objetivos.

Logo, a Contabilidade faz uso desses métodos para extrair as informações que precisa para demonstrar como anda o desempenho e a saúde financeira de um negócio.

 

Leia também:

Conciliação contábil: o que é e como desenvolver o processo?

Descubra como montar um escritório de contabilidade

 

Quantas e quais são as técnicas contábeis?

Agora sim, podemos ir direto ao assunto e conhecer os pilares que sustentam a Contabilidade. Resumidamente, temos quatro técnicas: escrituração, demonstrações contábeis, auditoria e análise das demonstrações contábeis.

Saiba mais sobre cada uma delas a seguir:

1. Escrituração

A escrituração é a técnica utilizada, primordialmente, para registrar os fatos contábeis da organização.

Ou seja, a escrituração consiste no processo sistematizado de apontar tudo o que ocorre na empresa, tendo como intuito tornar tais informações permanentes e capazes de fornecer de maneira rápida as informações que se deseje analisar.

Apesar de existirem diferentes formas de Escrituração Contábil, todas elas têm origem no método das partidas simples e no método das partidas dobradas. 

2. Demonstrações contábeis

No caso das demonstrações contábeis, o objetivo é elaborar livros ou relatórios resumidos que apresentem a situação patrimonial, a performance financeira, as origens e aplicações de recursos, por exemplo, do empreendimento.

Através desses documentos é possível ter acesso a indicadores de desempenho da empresa. Assim, fica mais simples visualizar o real estado econômico do negócio.

Dentre as demonstrações contábeis mais relevantes, podem ser citadas:

  • Balanço patrimonial;
  • Demonstração do resultado de exercício;
  • Demonstração de lucros ou prejuízos acumulados;
  • Demonstração dos fluxos de caixa;
  • Notas explicativas.

3. Auditoria

A auditoria contábil, por sua vez, é a técnica utilizada para verificar se os registros das ocorrências que influenciam a evolução patrimonial foram realizados dentro dos conformes.

Em síntese, o método investiga as operações administrativas e éticas da empresa, realizando um levantamento completo das práticas internas, checando as demonstrações financeiras, contábeis e fiscais.

De tal modo, o objetivo final deste processo é verificar se as informações apontadas pelo empreendimento estão corretas ou se existem fraudes ou divergências que devem ser corrigidas a fim de que nenhuma punição seja aplicada.

4. Análise das demonstrações contábeis

Por fim, a quarta e última técnica tem a função de extrair informações das demonstrações contábeis que já vimos no item 2 deste artigo.

São feitas comparações, conferências e interpretações dos dados demonstrados nos documentos.

A partir dessa análise criteriosa é possível elaborar relatórios, gráficos e outros tipos de documentos que resumam de forma clara a situação da empresa.

O que seu Escritório de Contabilidade deve dominar?

Se você está pensando em abrir um escritório de contabilidade ou já o tem em funcionamento e deseja dar um upgrade nas estratégias, é preciso não só conhecer quais são as técnicas contábeis, mas dominá-las.

Saber que elas são utilizadas para registrar fatos administrativos e contábeis, controlar o patrimônio de uma entidade e gerar informações contábeis é o mínimo. 

Por outro lado, se você quer ir além e se destacar, é imprescindível acompanhar a evolução do mercado e, por exemplo, entender sobre contabilidade digital e ter um ambiente bem organizado, profissional e moderno.

Nesse sentido, contar com um coworking faz toda diferença!

Afinal, os espaços compartilhados têm toda infraestrutura necessária ao funcionamento de um escritório de contabilidade, são bem localizados e contam com serviços indispensáveis ao sucesso da sua marca.

Portanto, conheça o Espaço Certo hoje mesmo e dê início a uma nova era da sua vida profissional!