Sobrecarga Profissional: Descubra como lidar com o estresse no trabalho para ter uma vida mais saudável

Mulher sentada à sua mesa de trabalho, com as mãos na frente do rosto e feição de cansaço, para representar uma pessoa sob estresse no trabalho.

Sobrecarga Profissional: Descubra como lidar com o estresse no trabalho para ter uma vida mais saudável

Atualmente, o estresse no trabalho tem acompanhado a rotina de vários profissionais. Para evitar que o quadro piore, é importante que a pessoa saiba separar a vida profissional da pessoal, garantido tempo e disposição para a prática de atividades físicas, alimentação saudável, convivência com a família e momentos de lazer.

É muito comum se deparar com situações estressantes no trabalho. Momentos inusitados, alta demanda, mudança de cargo e aumento de funções são causas conhecidas de estresse. O profissional sob estresse perde sua produtividade uma vez que não está adaptado às tarefas que executa naquele momento.

Porém, um ambiente de trabalho saudável oscila entre ocasiões de estresse e calmaria.

Não é benéfico que o indivíduo se sinta sob pressão durante todo o expediente, e até após seu término.

Portanto, é muito importante ficar atento aos sintomas do estresse crônico, o qual pode evoluir para doenças graves como ansiedade, depressão e síndrome de burnout.

A Saúde mental é uma das principais causas de afastamento no trabalho, e deve ser zelada assim como a saúde física, apesar do grande preconceito que ainda existe quando se fala de transtornos psicológicos.

Por tais motivos é tão importante preservar a qualidade de vida no trabalho, responsabilidade que deve ser executada em equipe, cabendo aos gestores e colaboradores promoverem um ambiente saudável e equilibrado. 

Causas do estresse no ambiente de trabalho

A sociedade moderna é conhecida por não se desligar em nenhum momento do dia. Todos estão sempre conectados, seja por mensagens no celular, e-mail ou outros aplicativos, o trabalho pode estar presente na vida do profissional a todo tempo.

Isso pode fazer com que a pessoa esqueça das outras áreas da sua vida, e dedique tempo integral ao trabalho, causando maior pressão psicológica e cansaço.

Porém, esse tipo de comportamento não é saudável, e quando ocorre com muita frequência pode levar o trabalhador ao esgotamento físico e mental.

Existem sintomas os quais indicam que seu corpo precisa de atenção, alguns deles são: cansaço, insônia, dores no corpo e enxaqueca.

Como lidar com o estresse no trabalho?

Para lidar com o estresse no trabalho, é importante manter alguns hábitos que podem ajudar no processo de melhora, como:

1. Praticar atividade física

Uma ótima aliada para aliviar o estresse é a atividade física. A prática regular de exercícios libera endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar, reduzindo estresse e ansiedade.

Além disso, diminui os níveis de cortisol (hormônios do estresse) e melhora a qualidade do sono.

2. Realizar Pausas regulares

As pausas no expediente reduzem o estresse ocupacional, pois diminuem a pressão depositada sobre o profissional, o qual costuma sentir a necessidade de terminar uma tarefa de modo imediato.

A pausa favorece a concentração, aumenta a produtividade e estimula a criatividade do trabalhador, trazendo inúmeros benefícios, ao passo que o excesso de trabalho tem o efeito contrário, estimulando quadros de estresse que podem se desenvolver para doenças mais graves.

3. Trabalhar em um local adequado

Não adianta pensar que qualquer lugar serve para trabalhar. Opte por um local ergonômico, bem iluminado e silencioso, que atenda as necessidades básicas de conforto, e ajude na concentração.

Caso não possua um local apropriado, uma boa opção são os coworkings que oferecem estrutura adequada, além de proporcionarem um ambiente de trabalho mais leve que os escritórios comuns.

4. Ter uma alimentação saudável

A alimentação saudável é responsável por fornecer ao corpo as substâncias necessárias para seu desempenho adequado, tais como:

  • Nutrientes indispensáveis ao funcionamento do cérebro, proporcionando o equilíbrio emocional;
  • Estabilização dos níveis de açúcar no sangue, evitando picos de energia seguidos de episódio de estresse e fadiga;
  • Ingestão de antioxidantes, que combatem o estresse oxidativo causado pelos resíduos de reações celulares, chamados radicais livres, os quais são neutralizados pelos antioxidantes;
  • Produção de neurotransmissores, como a serotonina, a dopamina e a noradrenalina, que estão relacionados ao humor e ao bem-estar.

A ingestão excessiva de alimentos ultraprocessados, ricos em gordura saturada, cafeína, açúcar e álcool influenciam diretamente a química do corpo, deixando o organismo mais propenso a passar por episódios de estresse, influenciando negativamente na saúde física e mental.

 5. Manter seus momentos de Lazer 

A gestão do tempo é essencial para evitar ansiedade e estresse no trabalho, o profissional deve zelar pelos seus momentos de lazer e descanso, sem sentir-se culpado por não estar trabalhando.

 Além disso, é importante exercer atividades que não têm relação com o trabalho, como hobbies, prática de exercícios, momentos em família, e outras situações capazes de trazer o paciente de volta para seu estado de humor habitual. 

6. Procurar ajuda profissional

Caso os sinais de estresse estejam presentes e não diminuam com o tempo, o ideal é procurar ajuda especializada, que vai chegar a um diagnóstico e tratamento precisos, de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Consequências do estresse no trabalho

Uma pessoa que apresenta os sintomas do estresse ocupacional e não se preocupa com o tratamento, pode vir a desenvolver outros transtornos mentais, como ansiedade e depressão.

Além disso, um fato incontestável é que o estresse pode causar burnout. A síndrome de burnout é um transtorno emocional caracterizado pelo esgotamento físico e mental do profissional, causados por situações estressantes no trabalho.

Estresse no trabalho e síndrome de burnout se diferenciam pois, além dos sinais clássicos de estresse, o paciente acometido pelo burnout apresenta outros sintomas como:

  1. Sintomas físicos: Dores, aumento da ansiedade, irritabilidade, insônia, problemas no sistema imunológico, gástrico, alergias, entre outros;
  2. Despersonalização:  A pessoa passa a tratar com frieza as outras que estão a sua volta, sejam familiares, amigos ou colegas de trabalho. De forma muito diversa da sua personalidade habitual;
  3. Perda da realização profissional: O indivíduo, que antes era interessado, passa a perder o interesse pelo trabalho, não tem mais vontade de ir trabalhar ou perspectivas profissionais.

Evitar estresse no trabalho é buscar qualidade de vida, por isso, ter um local de trabalho leve, onde a saúde mental é prioridade é também uma busca pelo sucesso profissional.

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