Aprenda como nutrir sua rede de contatos profissionais, aumentando as boas oportunidades no trabalho.
Construir uma boa rede de contatos é fundamental para melhorar a comunicação e abrir novas possibilidades no trabalho.
De acordo com alguns especialistas, fazer network através da rede de contatos é uma excelente forma de promover negócios.
No entanto, não é fácil ampliar a lista de contatos de forma natural e orgânica, o que faz com que muita gente tenha dificuldade na hora de conhecer novas pessoas.
Porém, é possível conhecer pessoas que vão agregar valor ao nosso trabalho e podem até ser decisivas na mudança de rumo profissional, visando a satisfação no trabalho.
Nesse sentido, o networking é importante e fundamental, por isso veja 10 dicas para nutrir sua rede de contatos profissionais:
1- Inscreva-se no LinkedIn
O LinkedIn é a principal rede social quando o assunto é trabalho, e fazer parte deste mundo abre portas e melhora a lista de contatos.
Independente da sua área de atuação, por meio do LinkedIn você conhece novas pessoas, baseado nos seus interesses atuais.
Além disso, você também pode usar outras redes sociais como o Instagram e Facebook para ficar por dentro de páginas que abordam assuntos específicos no seu trabalho.
Dessa forma, você pode seguir pessoas e vice-versa, a partir daí, parcerias profissionais podem ser desenvolvidas e dicas compartilhadas.
2- Participe de eventos e congressos
Participar de eventos que possuam ou não relação com o seu trabalho é importante para conhecer novas pessoas.
Afinal, nos congressos, feiras e seminários encontram-se bons profissionais em suas respectivas áreas.
Sendo assim, nunca se sabe quando uma dessas pessoas está à procura de novos talentos ou pretende realizar parcerias com profissionais da sua área.
3- Diversifique a lista de contatos
No mundo corporativo todas as áreas se comunicam entre si, portanto a ideia de relacionar-se apenas com as pessoas do seu trabalho é arcaica.
Uma das melhores maneiras de incrementar sua lista de contatos, é criar vínculos e compartilhar experiência com profissionais de outras áreas.
Esta prática faz com que se conheça novas e boas ideias que podem ser utilizadas, contribuindo para o trabalho gerar mais resultados.
4- Nutra o contato com as pessoas que já fazem parte da sua rede
Além da necessidade de construir novas relações profissionais, é ainda mais importante mostrar-se presente para quem você já conhece.
Dessa forma, evite ter contatos apenas por ter e demonstre interesse na relação, seja enviando e-mails, convidando para eventos ou realizando reuniões esporádicas.
Por sua vez, essas atitudes farão com que as pessoas criem um vínculo de confiança com você, que é importante para fortalecer parcerias e ampliá-las.
5- Seja proativo(a) e tome a iniciativa
Não espere que apenas os seus contatos entrem em contato com você. Mostre-se disponível, ofereça ajuda e demonstre estar por dentro do que acontece em suas vidas profissionais.
Ser proativo(a) abre caminhos e faz com que as pessoas sempre lembrem do seu trabalho, o que facilita nas indicações e criações de ideias inovadoras, o que acaba ajudando você a tornar-se uma referência.
6- Mantenha-se atualizado(a)
Todo mundo quer ser amigo(a) de uma pessoa atualizada e antenada nas grandes tendências do mercado.
O fato é que, uma pessoa pode muito bem querer fazer parte da sua rede de networking, apenas porque enxerga em você uma figura atual e contemporânea, que agrega valores no mercado de trabalho. Por isso é tão importante para criar uma boa rede de contatos.
Além disso, os contatos podem usar essa característica para obter informações valiosas e preciosas, assim como você.
7- Cultive empatia e ajude os outros sempre que possível
Outra forma eficiente de nutrir sua rede de contatos é ser empático(a) com situações desfavoráveis e injustas.
Isso significa demonstrar sua visão de mundo e dar apoio às causas importantes para o desenvolvimento da sociedade.
Além do que, oferecer ajuda, recursos e toda a sua experiência para ajudar outras pessoas é uma soft skill cada vez mais valorizada pelas grandes empresas.
Seja compartilhando uma oportunidade de emprego, dando dicas de como conseguir clientes ou melhorar a execução do trabalho, todas essas atitudes somam pontos à sua trajetória.
8- Aprenda com as experiências
O aprendizado é uma das maiores vantagens que a rede de contatos possibilita. Nem sempre temos o conhecimento suficiente para todas as situações.
Neste caso, fazer parte da lista de contatos de uma pessoa para aprender cada vez mais é uma ação bem vista por todos.
Ainda mais quando você percebe na prática que os ensinamentos de outra pessoa fizeram a diferença na forma com que você trabalha.
Lembre-se que no final tudo é conexão e nada se perde ou é passado em branco, tudo é absorvido até ser transformado em lição e aprendizado.
9- Passe confiabilidade às outras pessoas
Outra maneira de nutrir a rede de contatos é mostrar-se uma pessoa confiável, ajudando na construção de relações duradouras e significativas na vida profissional.
Nesse sentido, passe informações corretas, tome cuidado com aquilo que compartilha e evite ser visto(a) como uma pessoa de atitudes questionáveis.
Além disso, tenha educação na forma de se comunicar, principalmente na comunicação escrita, para que interpretações negativas não ocorram.
10- Trabalhe em um coworking
O coworking é um espaço de trabalho compartilhado que serve para diminuir as despesas fixas e aumentar a rede de contatos.
Afinal neste espaço, profissionais de diferentes áreas e carreiras convivem diariamente, sendo um local ideal para melhorar e aumentar as relações profissionais.
Portanto, frequentar um coworking fará com que você tenha acesso aos melhores profissionais do mercado, que sabem da importância de construir conexões distintas entre diferentes multiprofissionais.
Trabalhe em um coworking e facilite suas relações profissionais. Conheça o Espaço Certo!