Não é de hoje que as redes sociais são uma ferramenta importante para os negócios. Seja no feed do Instagram ou nos grupos do Facebook, inúmeros profissionais, empreendedores e prestadores de serviços mostram o que fazem de melhor ao divulgar seus portfólios. Pouco importa se o trabalho tem relação ou não com a internet, marcar presença on e offline é fundamental quando o objetivo é ser visto. Mesmo assim, para quem realmente quer ver sua vida profissional decolar, o LinkedIn é a principal plataforma para compartilhar tudo sobre negócios e carreira. Profissionais de todas as áreas trocam experiências, dicas e depoimentos em uma rede diversa e engajada, pronta para dialogar sobre os temas a partir de diferentes perspectivas.
No Brasil, o LinkedIn acumula cerca de 43 milhões de perfis, sendo o 4º país com maior presença na plataforma, ficando atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia. Para ingressar na rede social é muito simples, basta preencher os dados necessários para criar um currículo, personalizar seus interesses e adicionar informações de contato. Um dos pontos positivos mais legais da plataforma é a troca constante entre os usuários. Lá, todo mundo pode ser um criador de conteúdo e utilizar de ferramentas de texto, foto e vídeo para compartilhar aprendizados e experiências profissionais com a rede de contatos.
Logo, é o lugar ideal para fazer um bom networking, principalmente se você é uma pessoa mais tímida ou introvertida. Com a barreira da internet, não precisa ter vergonha de fazer contato com um CEO que você admira ou até mesmo com um executivo da empresa onde você trabalha, mas nunca teve coragem de puxar assunto. O mais bacana do LinkedIn é justamente essa facilidade em proporcionar conexões acessíveis.
E por falar em conexões, dados apontam que durante a quarentena, ocorreu um salto nas interações entre os usuários da plataforma. Foram 26% mais grupos criados e um aumento de 55% nas conversas. A pandemia gerou uma supervalorização do networking online, já que os índices de desemprego subiram no mundo inteiro e durante praticamente todo o ano de 2020, eventos de todos os tipos, incluindo profissionais, foram suspensos. Assim, o uso de redes sociais como o LinkedIn foi fundamental para muitos profissionais e empresas, que seguiram anunciando vagas e efetivando contratações mesmo durante a crise.
Se você ainda acredita que a plataforma não é pra você ou para a sua empresa, listamos 8 motivos para criar um perfil no LinkedIn!
Para uma empresa, o LinkedIn é importante porque:
- Possibilita falar sobre os valores da empresa. Hoje, a internet é um dos principais espaços para se debater assuntos como a diversidade. Pauta essa muito importante no mercado de trabalho. Portanto, se o seu negócio está comprometido com causas ambientais ou sociais, é essencial levar esse assunto para o perfil da empresa, especialmente porque isso gera identificação nas pessoas, sejam elas clientes ou possíveis colaboradores e funcionários.
- Dá uma cara para a sua empresa. Compartilhar e comentar as postagens dos funcionários da sua empresa pode ser uma maneira bacana de apresentar a equipe para a rede de contatos. Hoje, não há nada de atraente em empresas que são sigilosas a respeito de seus colaboradores, então, mostre que o seu negócio valoriza o trabalho e a trajetória dessas pessoas.
- Facilita a oferta de vagas e cursos. O LinkedIn oferece ferramentas incríveis para descomplicar os anúncios de cursos e vagas de emprego na plataforma. Assim, a empresa consegue divulgar as oportunidades com menos burocracias que em sites especializados e outras redes.
- Aproxima clientes e colaboradores. O ponto forte do LinkedIn é a interação, logo, é indispensável que exista uma troca eficiente e constante entre funcionários, líderes e clientes. O feedback é capaz de agilizar melhorias e alterações em diversos setores da empresa, podendo proporcionar resultados positivos para o negócio.
Para um profissional, o LinkedIn é importante porque:
- Gera visibilidade. Muitas empresas utilizam o LinkedIn como principal meio de divulgação e candidatura de vagas. Logo, quem está à procura de uma oportunidade de emprego precisa estar nessa rede, e é fundamental manter o seu perfil sempre bem completo e atualizado. Lembre-se de destacar as informações mais importantes sobre a sua trajetória profissional e interagir com a rede sempre que possível. As empresas adoram perfis engajados!
- É excelente para acompanhar a divulgação de vagas. Quem está no LinkedIn é diariamente atingido por uma porção de oportunidades disponíveis, e claro, ter um perfil na rede pode até mesmo simplificar o processo de candidatura. Além disso, você e seus contatos podem trocar indicações de vagas de acordo com seus perfis.
- Fortalece a sua imagem e marca pessoal. Quem é você? Como você quer ser visto? As redes sociais são recortes das nossas vidas. Portanto, é fundamental sermos autênticos ao compartilhar nossos valores, objetivos e capacidades. Valorize seus pontos fortes, reconheça suas falhas e seja você mesmo, compartilhar inverdades não é recompensador.
- Também é ótimo para estudantes. Mesmo que você ainda não tenha dado início a sua vida profissional, estar no LinkedIn pode ajudar na hora de decidir qual caminho seguir. A dica é acompanhar diferentes empresas e procurar saber mais sobre diversos cargos e funções.
Aposto que depois de ler esses 8 motivos para entrar no LinkedIn você já está pronto para se inscrever na plataforma. Mas, calma! Fique atento a essas 5 dicas para criar um perfil de destaque:
- Evite selfies, use uma foto adequada.
- Priorize informações relevantes sobre você e sua trajetória profissional.
- Interaja com a sua rede e se possível, crie conteúdo.
- Não minta!
- Complete todas as áreas do perfil, inclusive os seus interesses.
Criar conteúdo pode ser um grande desafio para quem não está acostumado. Mas, é importante ressaltar que não precisa ser algo muito elaborado. Pode ser um depoimento contando uma experiência incomum no trabalho, um truque de organização que funcionou para você ou até mesmo uma foto ao lado da sua equipe. O importante é compartilhar parte da sua trajetória com a rede de contatos, gerando uma interação e proximidade.
O idioma que você utiliza nas suas postagens também é fundamental para facilitar a conversa entre você e seus contatos. Mesmo que você seja fluente em outras línguas e tenha seguidores de outros países, o mais indicado pela plataforma é manter o idioma nativo como principal, especialmente porque o LinkedIn oferece a opção de traduzir as postagens.
Já quando o assunto é rede de contatos, a dica principal é: não se limite. Ser uma pessoa de interesses diversos pode ser desafiador na hora de filtrar informações, mas, não significa que você precise limitar as suas conexões. Priorize fazer networking com profissionais que combinem com a sua área, mas não abra mão do interesse por múltiplos assuntos, ter uma bagagem diversa é indispensável para se destacar em qualquer conversa.
Top Voices: Quem seguir?
Desde 2016, o LinkedIn Brasil divulga a lista Top Voices, com 25 nomes de destaque para acompanhar na plataforma.
Anualmente, são listados profissionais comprometidos, autênticos e relevantes, que utilizam de sua visibilidade e profissionalismo para abrir debates importantes nas redes sociais. Falando sobre assuntos como assédio no local de trabalho, empreendedorismo, discriminação racial ou de gênero, inovações tecnológicas, burnout, organização e tendências do mercado de trabalho.
A cada ano são citados profissionais de diferentes áreas, como comunicação, ciências políticas, saúde, tecnologia e educação. Em 2020, diversos jornalistas e profissionais da área da saúde estiveram em evidência por conta da pandemia. Muitos utilizaram as redes sociais para falar sobre a situação do país, dos hospitais e da corrida pela vacina, além de compartilhar informações seguras a respeito dos cuidados necessários para impedir a propagação do coronavírus.
Mesmo a lista se renovando ano após ano, alguns nomes continuam sempre em destaque na plataforma. Pensando nisso, listamos 8 profissionais incríveis para você acompanhar no LinkedIn:
Luiza Helena Trajano: Principal acionista da Magazine Luiza
Mário Sérgio Cortella: Filósofo, escritor e professor universitário
Débora Alcântara: Cofundadora do ORNA Group
Camila Farani: Sócia-Fundadora da G2 Capital e uma das apresentadoras do Shark Tank Brasil
Ale Santos: Comunicador Digital e Professor de Gamificação e Storytelling
Nana Lima: Cofundadora do Think Eva e do Think Olga
Guilherme Benchimol: CEO e Fundador da XP Investimentos
Bia Granja: CCO e cofundadora da YouPix
Pensando em intensificar as conexões entre nossos clientes, o Espaço Certo criou um grupo exclusivo chamado Comunidade de Networking. Lá é possível pedir indicações de empresas e profissionais, apresentar seu negócio, divulgar vagas e dividir interesses sobre livros e cursos. Se você é nosso cliente, acesse o link e entre no grupo: https://www.linkedin.com/groups/12521983/