O networking como aliado para o crescimento do seu negócio

O networking como aliado para o crescimento do seu negócio

Para um bom empreendedor ou para o setor comercial das empresas ter uma rede de contatos profissionais é essencial. Networking é a construção de uma boa rede de relacionamentos. 

Costuma ser relacionado a eventos, mas o networking pode se tornar um aliado para o crescimento do seu negócio. Você pode trocar experiências e informações e se praticado de forma recorrente pode fortalecer oportunidades. 

O que é networking 

Também conhecido como rede de contatos, o networking é uma maneira de cultivar relacionamentos profissionais em diferentes ambientes e assim usar esses contatos, seja para estreitar negociações comerciais ou até mesmo aproveitar oportunidades dentro do mercado de trabalho. 

Algumas pessoas consideram essas relações de networking como algo falso. É necessário frisar que manter bons relacionamentos é fundamental para qualquer pessoa, seja dentro do mercado de trabalho ou fora. 

Quando falamos de uma rede de contatos dentro do ambiente profissional existem grandes benefícios por conta da grande troca de informações e experiências. 

A importância do networking para carreira e para os negócios 

A todo momento estamos realizando ações que nos aproximam de diversas pessoas desconhecidas. Um curso, uma viagem, na faculdade ou no trabalho. Nós podemos não perceber, mas são pequenas ações dentro da vivência em comunidade que nos faz ficar próximos um dos outros. 

Pausa para reflexão: como você está cultivando as relações no trabalho e qual importância esses relacionamentos têm para sua carreira? 

Agora vamos entender como o networking é importante para que as relações profissionais fiquem cada vez mais fortes: 

Carreirater uma rede profissional é indispensável, deixou de ser uma opção. Já existem estudos comprovando que o sucesso na carreira também está ligado aos relacionamentos que você cultiva ao longo do tempo. 

Por exemplo, trabalhar e conviver com pessoas inspiradoras é uma chance de aprimorar ideias e aumentar a sua criatividade. Essa conexão expande seus horizontes, ajuda o profissional a crescer e aprimorar conhecimentos. 

Mas, calma, não pense que o networking é uma relação onde só você ganha. O relacionamento dentro de uma rede de contatos é fortalecido com a troca de informações, sejam elas experiências ou conhecimentos. 

Negócios: para quem está começando a empreender ter uma rede de contatos é o primeiro passo para o crescimento da sua empresa. É importante ter pessoas ao seu lado que buscam a mesma coisa que você, o resultado. 

Então já sabe, no mundo dos negócios o networking é imprescindível. Seus parceiros precisam ter uma visão que combine com a sua e uma atitude compatível. 

Dica de ouro: pense em como você está se relacionando com a sua rede. Faça uma auto avaliação. 

Como fazer um networking de forma eficiente 

  • Seja útil – ajudar as pessoas é uma boa forma de começar. A ajuda de forma sincera ajuda a deixar evidente o seu interesse de potencializar seu relacionamento profissional. 
  • Seja visível –  conhece aquela frase de “só quem é visto é lembrado” ? Mantenha tudo atualizado e publique conteúdos interessantes para sua rede de contatos. Não só na web, mas fora dela. 
  • Busque pessoas com interesses em comum – identifique pessoas que você tem afinidade. Aquelas que são compatíveis com você não são mais duradouras? Ter interesses em comum é bom para ser parte de uma rede e manter-se atualizado sobre ela. 
  • Tenha uma abordagem criativa e sincera – É preciso se destacar para fortalecer um relacionamento profissional. Isso também significa a forma como você se diferencia dos demais. Busque autenticidade. 
  • Para manter seu relacionamento profissional forte e duradouro você precisa de conexões que tenham qualidade. Isso é mais importante que a quantidade. Em palestras, conferências, cursos ou outros eventos de networking busque envolver-se com pessoas novas e fazer perguntas a elas, antes de falar sobre si e o seu negócio. Depois de demonstrar interesse e construir uma conversa é necessário manter um contato vivo com uma comunicação recorrente. 

O networking dentro de um espaço compartilhado é mais forte? 

O ambiente de coworking é sim um bom local para você aumentar sua rede de contatos. Eles são criados de forma que facilite o contato entre as pessoas. Nele você faz parte de uma comunidade! 

Aqui no blog do Espaço Certo já falamos um pouco sobre o assunto. Veja 5 razões para se engajar na comunidade do seu networking. Clique aqui.

  

dicas importantes para você que deseja ampliar sua rede de contatos 

1 – Sua presença deve ser frequente. Não passa uma boa imagem quando você só aparece quando precisa de alguma coisa. 

2 – Participe de eventos que fazem parte da sua rede de relacionamentos e assim fortaleça a sua imagem 

3 – Uma boa comunicação é importante, fale de forma clara para que as pessoas compreendam perfeitamente suas intenções.  

4 – Seja uma pessoa interessante. Por isso é importante ler, consumir conteúdo e manter-se bem informado. 

5 – Convide pessoas para opinar nas suas ideias, compartilhe-as. 

6 – Seja verdadeiro e leal com seus contatos, isso faz com que as pessoas entendam seu real interesse.  

A comunicação como potência 

A comunicação eficaz é uma competência muito requerida atualmente no mercado de trabalho, ainda que o homem tenha começado a falar cerca de 60 mil anos a.C. 

Então o que faz a comunicação ser uma competência importante atualmente? Segundo Lara Mattos, colaboradora do blog do Espaço Certo e especialista em liderança, a resposta dessa pergunta se justifica pelo motivo da comunicação falar muito de quem nós somos! 

Para ler o artigo completo da Lara, clique aqui.

Falando em relação com o outro… 

Podemos entender liderança como a capacidade de zelar pelos processos interpessoais em torno de uma agenda, um objetivo em comum. E isso vai além de inúmeros conceitos e teorias já existente sobre o assunto.  

E por que precisamos de um líder? 

Porque entende-se que cada pessoa tem um objetivo próprio, uma agenda oculta. E o líder conseguirá trazer os liderados para perto quando puder conhecer esta agenda oculta e auxiliar o liderado para alcançá-la através da busca e da concretização do objetivo comum. 

Ou seja, a complexidade de ser líder reside na relação com o outro! 

Se interessou pelo assunto? Clique aqui e confira o artigo na íntegra.

Manter o bom relacionamento com sua rede de contatos é uma ação que deve ser realizada frequentementeAproveite os canais de comunicação e as redes sociais para fortalecer a sua carreira ou o seu negócio. Dessa forma você poderá aproveitar as oportunidades de alcançar seus principais objetivos.