estudar em um coworking

Quais os principais benefícios de estudar em um coworking?

As modalidades de ensino estão ficando mais modernas ano após ano. Além da flexibilidade na grade de aulas, os horários e plataformas de ensino também passaram por adaptações nos últimos tempos. Agora, é possível se formar em uma graduação totalmente à distância, concluir inúmeros cursos de diferentes áreas em poucos meses e se tornar um especialista sem sair de casa. De acordo com pesquisa realizada pelo Inep, nos últimos 10 anos, quase 5 vezes mais alunos ingressaram em cursos superiores para estudar à distância. Um salto que representa cerca de 378%.  

A grande variedade de cursos ofertados tem atraído cada vez mais pessoas para a educação à distância. De cursos livres à especialização, graduação e pós-graduação, as opções vão desde temáticas voltadas para hobbies a conhecimentos técnicos e profissionalizantes. Possibilitando tanto o aprimoramento de profissionais de diferentes áreas quanto a aprendizagem de um novo passatempo. 

Por outro lado, o ensino à distância pode ser mais desafiador que prático, especialmente se considerarmos que o dia a dia de muitos estudantes inclui a vida pessoal, a casa e o trabalho, além dos estudos. Para mulheres, por exemplo, a jornada pode ser exaustiva e regada à desatenção, já que a maioria precisa conciliar a maternidade, o trabalho formal e o trabalho doméstico com os estudos. Logo, ter um local adequado para estudar é fundamental para obter um bom rendimento. E por que não experimentar um coworking 

O espaço compartilhado geralmente é utilizado por profissionais independentes ou empresas, que buscam um local diferenciado, moderno e bem estruturado para exercer sua função. Mas, é claro, estudantes não ficam de fora do público-alvo do coworking, já que o local oferece internet de qualidade e um espaço mobiliado e equipado com tudo o que é preciso para obter a melhor performance. 

Mesmo com a flexibilidade oferecida pela educação à distância, muitas pessoas encontram dificuldades em se adaptar à modalidade. Estudar em casa e lidar com as distrações como possíveis visitas, barulho de tv, pets necessitando de atenção, urgências domésticas e até mesmo os outros moradores da casa pode comprometer o desempenho do estudante. Por esse motivo, o coworking se mostra uma opção bastante atraente para quem está em época de vestibular ou concurso público, graduandos em EAD e até mesmo grupos de estudos. 

 

Confira os principais benefícios de estudar em um coworking: 

  1. É um ambiente separado. Trabalhar em home office é uma tendência que vem crescendo no mercado de trabalho, com isso, nossa casa se tornou o lugar onde tudo acontece. É onde descansamos, onde estudamos e onde trabalhamos, e agora, com a pandemia, isso está cada vez mais comum. Por isso, utilizar o coworking para a hora da aula pode ser uma ótima opção, já que possibilita uma mudança de ambiente. 
  2. Prepara os estudantes para a convivência em um espaço de trabalho. Para quem ainda está em idade escolar e não ingressou no mercado de trabalho, o coworking pode ser uma boa opção até mesmo para simular a rotina em um local mais sério e corporativo. Expandindo os horizontes e mostrando possibilidades para quem ainda não possui experiência. 
  3. Livre de distrações e incômodos. Reforma no vizinho, cães latindo e tv no último volume? No coworking, os pequenos transtornos do dia a dia em casa ficam para trás! Aproveite um espaço confortável, equipado e tranquilo para assistir suas aulas com o máximo de aproveitamento. 
  4. Excelente para fazer novos contatos. O coworking proporciona um ambiente de interação e aproximação com diferentes pessoas. Uma ótima oportunidade para quem quer ingressar no mercado de trabalho ou se aventurar em uma nova área de atuação.  

 

Além disso, o coworking também pode ser tão flexível quanto o ensino à distância. Com diferentes planos, escritórios e salas disponíveis para contratação, as opções são capazes de se adaptar perfeitamente para as necessidades de cada cliente. Assim, os grupos de estudo podem garantir uma sala de reunião que acomode a todos de maneira confortável e satisfatória. Um vestibulando pode ter um espaço privativo e sossegado para ter total concentração para estudar. Enquanto quem está prestando concursos pode escolher tanto os espaços compartilhados quanto as salas privativas, aproveitando ao máximo o que o coworking pode oferecer. 

Mas, atenção, pois assim como uma sala de aula, o coworking também tem suas regras de convivência, que possibilita que todos os usuários presentes consigam ter o máximo de aproveitamento durante a permanência no espaço. Por isso, é fundamental ficar atento à organização dos seus pertences, evitar assistir vídeos e ouvir música com volume muito alto, ou fazer ligações na presença de outras pessoas. São medidas simples que garantem uma experiência satisfatória no espaço compartilhado sem comprometer a produtividade dos adeptos.  

 

E por falar em produtividade, aqui vão 3 dicas para manter a sua em alta durante os estudos: 

  1. Faça um planejamento. Para evitar a dispersão, faça uma lista com as leituras obrigatórias do dia, as aulas para assistir e as atividades para entrega. Planejar tanto o dia quanto a semana ou mês de estudos, ajuda a evitar o acúmulo de tarefas e a perda de prazos. 
  2. Otimize seu tempo. Existem diversos métodos, ferramentas e aplicativos desenvolvidos para otimizar a distribuição de tempo nas tarefas do dia a dia. Isso é fundamental para obter a melhor performance nos estudos, especialmente para quem se prepara para provas longas, como concursos ou vestibulares. 
  3. Descanse. O cansaço é um grande inimigo da produtividade. Por isso, estar com o sono e lazer em dia é indispensável. Valorize até mesmo os intervalos entre as tarefas, como um alongamento fora da cadeira ou um café no fim da tarde. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, como podemos lhe ajudar?