Elevator pitch: o que é e como criar?

Mulher negra, alta e com cabelos presos, esperando o elevador chegar em seu andar. Ela usa roupas corporativas e sapatos sociais, em uma das mãos carrega um café, enquanto na outra segura um notebook.

Elevator pitch: o que é e como criar?

A técnica elevator pitch é essencial para diversos modelos de negócios. Isso se dá, pois, sua premissa consiste no estabelecimento de um discurso de apresentação capaz de conquistar parceiros, clientes e investidores em apenas alguns segundos. 

A ideia é que sua identidade seja demonstrada em um tempo parecido com o que você passa num elevador para chegar até o seu andar. 

Tudo isso deve ser feito de maneira eficaz e qualificada, seguindo determinados passos. Portanto, o presente artigo tem o objetivo não só de apresentar o que é elevator pitch e como criar em sua empresa, mas também de demonstrar alguns exemplos. Não deixe de conferir!

Conceito de Elevator Pitch

Em português, essa técnica fica nomeada como ‘discurso de elevador’, o que a caracteriza com eficácia. 

Por exemplo, se você deseja fazer networking e encontra um possível parceiro nesse local, como apresentaria seu negócio para ele? Daria tempo de explicar o mais importante e evidenciar a sua proposta de valor com qualidade?

É isso que tornou o elevator pitch popular, uma vez que ele oferece dicas essenciais para que você consiga demonstrar todo o potencial de sua empresa em um discurso otimizado.

Dessa forma, é possível oferecer informações sobre seu produto ou serviço com mais precisão e agilidade, a fim de assegurar bons resultados na hora de conseguir novos contatos.

Objetivos

Esse método é fundamental para fazer com que os potenciais clientes, parceiros ou investidores fiquem interessados em seu trabalho de tal forma, que peçam para entrar em contato novamente ou saber mais sobre você. 

Para isso, é muito importante não se esquecer de que é preciso apresentar o seu negócio com eficácia e não tentar forçar nenhum tipo de decisão ao público-alvo que te escuta. 

Importância

Muitos podem estar se perguntando se essa técnica realmente é importante. Portanto, vale salientar que o elevator pitch:

  • Se adequa às constantes atualizações do mercado, que exigem agilidade dos profissionais; 
  • Resume sucintamente o seu negócio, de maneira clara e persuasiva;
  • Te auxilia a se destacar da concorrência; 
  • Fornece excelentes chances de sucesso, tanto lucrativo, quanto de alcance.

Sabendo disso, é possível compreender que o método vale a pena e é tão relevante quanto ter objetivos nos eventos presenciais para networking. 

Tipos

Existem diferentes tipos e exemplos de elevador pitch, que podem influenciar nos resultados de sua estratégia, conforme a necessidade da audiência. Os principais, são: 

  • Palavra: Esse pitch realiza uma associação entre sua marca e uma palavra-chave que a defina perfeitamente. Por exemplo, ao pesquisar “porque você vale muito” os resultados já evidenciam a empresa L’Oréal;
  • Rima: Quando fazemos rimas e as associamos a nossa marca, é possível criar identificação, o que é um chamativo interessante para possíveis parcerias;
  • E-mail: Nesse caso, o pitch deve ser realizado diretamente no título, que precisa chamar a atenção para ter mais chances de ser aberto;
  • Twitter: O twitter é uma boa ferramenta para demonstrar sua identidade como marca, de forma ágil e eficaz;
  • Storytelling: Essa técnica é muito interessante para atrair pessoas até sua empresa, já que é possível utilizar gatilhos mentais que mexam com a emoção de forma criativa.

Como Fazer – Melhores Dicas

Agora que você já conhece as principais nuances a respeito da técnica elevator pitch, vamos evidenciar as melhores dicas para implementar em sua empresa. Acompanhe a seguir para conhecer cada uma delas!

Aposte na objetividade

O tempo ideal indicado para montar sua estratégia de pitch é de 1 minuto, portanto, é muito importante que você não tenha medo de apostar na objetividade. 

É ela que vai fornecer tudo o que você precisa para montar discursos otimizados, claros, que atraiam o público e demonstrem o seu valor. 

Não exagere na quantidade de informações, apenas evidencie o que melhor define o seu negócio, instigando a curiosidade.

Adapte

Você deve adaptar as suas estratégias conforme o perfil da audiência de cada canal. Por exemplo, se você vai divulgar no twitter, tem que entender que o mesmo método pode não funcionar no e-mail. 

Os diferentes canais têm perfis de usuários distintos, o que exige ajustes nos pitchs para que o alcance seja ainda mais evidente. 

Treine

Após definir os pitchs de sua empresa, é necessário realizar treinamentos, a fim de verificar as nuances a respeito do desempenho dos discursos.

Tente decorar o texto elaborado, utilizá-lo em diferentes plataformas para fazer testes e identifique as principais métricas. Assim, é possível adaptar o que não foi bem e continuar a utilizar o que mais atraiu o público. 

Persista

Mesmo com pitchs muito bem otimizados, você pode acabar recebendo devolutivas negativas de contatos em potencial ou clientes. Mas isso não pode ser motivo para desistências. 

É necessário persistir para que os resultados cheguem. Não desanime após alguns nãos e continue a explorar o seu discurso.

Permaneça otimizando sua estratégia e tentando apresentá-lo para o público, assim, as chances de convencer um parceiro aumentam significativamente. 

Divulgue

Conforme demonstrado anteriormente, a divulgação é de extrema relevância para que você possa mensurar os seus resultados, identificando pontos de melhoria. 

Nesse sentido, se mantenha ativo nas redes sociais, utilize estratégias de marketing digital e espalhe o seu pitch para o público. Assim, o sucesso pode ser ainda mais rápido. 

Tenha foco

Para que o seu discurso realmente fique objetivo, é preciso ter foco nas principais pautas que devem ser mencionadas no processo de networking. 

Vale a pena demonstrar as soluções que sua companhia propõe para resolver os problemas do público-alvo, o nicho de atuação e os diferenciais principais em relação à concorrência.

Levar tais critérios em consideração é essencial se você quer que o seu pitch fique realmente otimizado e claro. 

Use CTA

Usar o CTA também contribui para a objetividade do discurso, uma vez que chama a atenção e incentiva a tomada de ação. 

Deixar de usá-lo pode significar a perda de uma possível parceria, já que esse elemento assegura a persuasão do pitch.

Contate profissionalmente

Sempre ofereça informações de contato profissionais para clientes, investidores, parceiros ou empresas. Assim, você se estabelece com mais seriedade no mercado. 

Além disso, por meio de canais de comunicação especializados, é possível estabelecer uma relação de mais confiança com a audiência. 

Use dados e storytelling

Essa é outra maneira de fortalecer a confiança no processo de networking com o pitch. Os dados não mentem e podem ser apresentados para demonstrar o compromisso com seu negócio. 

Enquanto isso, o storytelling é capaz de mexer com as emoções, tornando palpável a construção e transmissão de um discurso único.

Use gatilhos mentais

Os gatilhos mentais também são excelentes aliados para a geração de confiança no público. Portanto, vale a pena conhecê-los e inseri-los no discurso. Os principais deles, são:

  • Escassez;
  • Urgência; 
  • Autoridade;
  • Prova Social;
  • Dor x Prazer;
  • Confiança;
  • Amor e conexão.

Se você deseja saber mais sobre o networking e conhecer as melhores maneiras de implementá-lo, saiba como fazer networking no espaço de coworking. Assim, você pode ficar por dentro de técnicas inovadoras e qualificadas, capazes de trazer bons resultados!