Responsabilidade social é uma conduta adotada pelas empresas que baseia-se no compromisso com a sociedade, promovendo o desenvolvimento e geração de empregos, através das causas sociais.
Sendo assim, a responsabilidade social empresarial (RSE) diz respeito sobre todos os esforços, compromissos e ações de uma organização com a sociedade, contribuindo para a sua evolução.
Além disso, é uma prática voluntária, que quando funciona de maneira correta, melhora a qualidade de vida dos trabalhadores e impõe a redução de impactos negativos sobre um povo.
Contudo, nos negócios, a responsabilidade social vai além das questões econômicas, e as ações sociais permitem que cada vez mais as pessoas de uma região tenham melhores oportunidades e mais benefícios.
Impacto da responsabilidade social nos negócios
Promovem o Crescimento e Desenvolvimento de uma organização
A responsabilidade social permite que a empresa trace estratégias e artifícios para o crescimento, onde fatores humanos tornam-se importantes.
Então, em vez de serem tratados como números que precisam cumprir obrigações, os trabalhadores são vistos como pessoas que possuem vontades, desejos, objeções e sonhos.
Assim, as empresas socialmente responsáveis trabalham para que seus funcionários sintam-se bem acolhidos e pertencentes à sociedade em que vivem.
É pautada nos aspectos humanos e evolutivos
O conceito de responsabilidade social abrange as ações voluntárias das empresas, que promovem benefícios para seus trabalhadores e também para o público consumidor.
Sendo assim, ao promover ações que beneficiam a comunidade em que está inserida, as empresas mantêm uma reputação positiva no mercado em que atuam, contribuindo até mesmo para que as pessoas continuem consumindo seus produtos e serviços.
Por sua vez, a responsabilidade social proporciona benefícios como a diversidade, igualdade e equidade, fundamentais para o crescimento de qualquer comunidade.
Portanto, os aspectos humanos são fundamentais para garantir que o retrocesso aconteça e que a sociedade continue evoluindo, por meio das ações de responsabilidade social.
Responsabilidade Social e Valores
É responsabilidade das empresas fazer com que os valores vigentes da sociedade também sejam praticados no espaço de trabalho.
Afinal, o trabalhador não foca apenas na produtividade e no salário, o respeito à sua forma de vida e liberdade é decisivo para fazer com que se sintam respeitados e protegidos.
No entanto, a reconstrução de valores e a possibilidade de melhorar aspectos negativos da sociedade são fatos que justificam porque as empresas devem praticar a responsabilidade social.
Tipos de responsabilidade social
Existem 3 tipos de responsabilidade social:
- Responsabilidade Social Corporativa (RSC);
- Responsabilidade Social Empresarial (RSE);
- Responsabilidade Socioambiental (RSA).
Responsabilidade Social Corporativa
É o compromisso da organização em garantir que o desenvolvimento econômico seja atingido através de um comportamento ético e responsável.
Neste caso, ela se preocupa com a saúde e bem estar dos trabalhadores e também com as questões que envolvem suas famílias e a comunidade local.
Logo, seu objetivo é aplicar estratégias e ações voltadas para o crescimento da corporação, porém, respeitando os aspectos humanos.
Responsabilidade Social Empresarial
É um conceito bem parecido com a responsabilidade social corporativa, entretanto, vai além de promover o crescimento da empresa por meio de ações sociais.
Na responsabilidade social empresarial, a empresa se preocupa em ampliar seu campo de atuação, chegando para um número maior de pessoas, com gostos e pensamentos distintos.
Sendo assim, a diversidade cultural, socioeconômica e ideológica é estimulada, onde a empresa pretende beneficiar todos os grupos interessados na empresa, sem distinções.
Responsabilidade Socioambiental
É o tipo de responsabilidade social mais atuante na atualidade, pois é a mais perceptível para a sociedade.
Assim, a responsabilidade socioambiental cria planos e estratégias que beneficiam a preservação do meio ambiente, despertando na sociedade a consciência ambiental.
Além disso, as empresas com responsabilidade socioambiental despertam mais interesse dos consumidores.
Afinal, a sustentabilidade é cada dia mais difundida na sociedade, que percebe o poder de suas ações sobre o destino do planeta.
Benefícios da responsabilidade social nas empresas
Aumento da produtividade
Quando os aspectos humanos e os questionamentos dos trabalhadores são atendidos e entendidos, a motivação cresce e o trabalho torna-se mais dinâmico, produtivo e acolhedor.
Ao final todos ganham, pois a empresa consegue atingir seus objetivos financeiros e econômicos e o trabalhador é mais valorizado, seja pelo aumento do salário ou através de cargas horárias mais flexíveis.
Valorização das soft skills
A responsabilidade social consiste em permitir que as soft skills ( habilidades em relacionar-se com pessoas de diferentes personalidades e comportamentos) sejam mais requisitadas.
Nesse sentido, a geração mais nova, que a cada dia se preocupa mais em pertencer a um local digno e justo, é acolhida, contribuindo para a renovação das ideias no ambiente da empresa.
Garante um ambiente respeitável e tolerante
Discriminação, assédio, bullying e autoritarismo são questões sérias e que arruínam a imagem de qualquer empresa, independente do seu tamanho.
Logo, a responsabilidade social permite que o ambiente de trabalho seja um espaço de respeito, compreensão e cooperação, contribuindo para um clima ameno e agradável.
Além disso, o aumento de casos de depressão e processos trabalhistas em virtude dessas situações demonstram que muitas empresas ainda precisam melhorar nesses aspectos.
Portanto, a responsabilidade social deve ser exercida por toda empresa e é indiscutível o quanto ela pode melhorar a relação entre o trabalho e a sociedade.
Leia também:
O que é auto sabotagem e como parar de sofrer com isso?
O que são soft skills e como desenvolver?
Marketing para Contabilidade: 8 dicas de prospecção