Ter uma boa comunicação no trabalho é fundamental para a eficiência na execução dos serviços. No entanto, é comum que muita gente apresente falhas nesse quesito, seja por questão de inexperiência ou por excesso de atividades.
Além disso, melhorar a comunicação é necessário para construir uma relação mais sólida com os colegas de trabalho, melhorando a produtividade do trabalho em equipe, por exemplo.
Uma matéria do iFood News, por exemplo, fala sobre a comunicação assertiva, enfatizando que ela é a capacidade de se comunicar de maneira respeitosa, mas ainda mostrando e defendendo suas convicções.
Por isso, veja a importância da comunicação no trabalho e saiba algumas dicas para melhorar e aprimorar o desenvolvimento desta soft skill cada vez mais valorizada pelas empresas no mundo todo.
A comunicação é necessária e evita prejuízos em todas as esferas
A comunicação no ambiente de trabalho é crucial para facilitar o dia a dia dos colaboradores de qualquer empresa.
Dessa forma, ter uma comunicação interna ágil e aprimorada evita erros grotescos, diminui o retrabalho e ainda melhora a satisfação profissional.
A falta de comunicação pode trazer prejuízos financeiros e pessoais para as pessoas, afinal, sem comunicar-se estamos isolando qualquer chance de contato no mundo.
É fato que as empresas procuram e priorizam a contratação de profissionais com facilidade na comunicação.
Por sua vez, aqueles que não desenvolveram ou não se preocupam com este detalhe têm mais chances de serem demitidos ou substituídos.
Sendo assim, a comunicação pode abrir portas para o crescimento profissional, assim como pode atrapalhar as suas relações dentro da empresa.
Vivemos em um mundo onde a comunicação pelas redes sociais e aplicativos de mensagem substituiu a forma clássica de se comunicar, que é baseada em conversas olho no olho.
E este é um dos fatores que contribuem para que muitas pessoas não desenvolvam a comunicação esperada no ambiente corporativo.
Um bom comunicador transmite mensagens sem rodeios por onde a maioria entende
Não basta apenas saber se comunicar, no ambiente de trabalho é preciso desenvolver uma comunicação ágil e eficiente.
Pois de nada adianta saber dialogar de forma expressiva se as palavras tornam-se difíceis para quem ouve ou são transmitidas de maneira complexa.
Dessa maneira, a boa comunicação no ambiente é necessária e deve ser desenvolvida aos poucos, assim como a preocupação em fazer a mensagem correta ser entendida por todos na equipe.
E este é o principal motivo pelos quais muitos profissionais se atrapalham, alguns sabem se comunicar mas esquecem que esta habilidade vai além de dialogar, ela está envolvida na clareza e entendimento de todos.
Dicas para melhorar a comunicação no ambiente de trabalho
Procure ser atencioso (a) com todos na equipe
O tipo de comunicação que agrega pontos no desenvolvimento desta soft skill é dar atenção a todos.
Dessa forma, todos vão retribuir a atenção que lhes é oferecida, o que é um benefício nos momentos de dificuldade ou ajuda.
Converse com todos e não exclua nenhum membro, pois o primeiro passo para uma boa comunicação é saber transitar por pessoas diferentes no mesmo espaço.
Evite falar demais
Se por um lado a falta de comunicação traz prejuízos, o excesso de comunicação também produz efeitos negativos.
Afinal, quem expõe muitas ideias o tempo todo naturalmente faz com que o excesso de informações repassadas gere dúvidas na cabeça de quem as ouve.
Então, a melhor dica é falar o necessário e não estender-se em questões mais complexas, pois estas são mais difíceis de serem assimiladas.
Saiba escutar a todos
Além de saber a hora certa pra falar, é inteligente que o bom profissional observe e escute mais do que fala.
Pois quando escutamos o outro, estamos agregando informações ao nosso cérebro e em muitas vezes, o outro tem ideias tão eficientes e práticas quanto as nossas boas ideias.
E saber escutar a todos na equipe melhora a sua performance profissional ao mesmo tempo que cria a atmosfera para que os integrantes saibam que você é necessário(a) na empresa.
Utilize métodos de comunicação simples
Dependendo do tipo de trabalho que você exerce, sempre tem aquelas questões mais difíceis de serem solucionadas.
No entanto, a chave para torná-las mais fácil está no método utilizado, já que alguns são eficientes justamente pela simplicidade.
O uso de imagens, exemplos explicativos, gráficos, documentos e resultados não representam resistência, pois expõe a realidade.
Sendo assim, você deve optar por estas táticas sempre que possível. Além disso, tente usar recursos como áudios, e-mails ou telefonemas para comunicar-se com membros que não estão no local de trabalho.
Utilize recursos de confirmação de diálogos
Diversas vezes um acordo, uma tarefa ou uma informação pode ser transmitida de uma forma e chegarem de outra até o receptor.
Quando isso acontece as chances de erros, retrabalho ou inconsistência aumentam, prejudicando o trabalho dos envolvidos.
Para não deixar que a interpretação das pessoas seja diferente das ideias que você passou, o uso de recursos como a confirmação de diálogos é uma boa estratégia.
Esta tática consiste em reafirmar um acordo através de mensagens, deixando o receptor a par de como devem ser os próximos passos.
Dessa forma, mensagens como “Conforme combinado” ou “Conforme a conversa de hoje” fazem com que o receptor lembre-se do acordo.
Tire dúvidas sempre que necessário
Muitas vezes, as pessoas com medo de passarem uma imagem de desconhecimento ou falta de habilidades executam o trabalho, mesmo com dúvidas.
Quando isso acontece, as chances da atividade não ser executada do jeito certo é grande, o que vai diminuir a produção da equipe e aumentar o tempo para a atividade em questão.
Por isso, uma ótima dica para melhorar a comunicação no trabalho é tirar as dúvidas sempre que surgirem, independente de serem pequenas ou complexas.
Sem dúvida, esta é uma prática que melhora consideravelmente a comunicação entre colegas e entre diferentes áreas de uma empresa.
Interaja com os colegas durante os intervalos
Saber se comunicar é manter um padrão de sociabilidade adequado e isso inclui conversar com as pessoas nos intervalos ou fora do ambiente de trabalho.
Além de manter-se atualizado(a) em relação ao trabalho, as conversas entre colegas contribuem para a união da equipe e favorecem a inclusão de todos.
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