Uma das questões mais frequentes entre novos empreendedores é a de como divulgar sua empresa. Afinal de contas, sem esse tipo de ação, conseguir novos clientes pode se tornar uma tarefa praticamente impossível.
Independente de qual seja o porte da empresa, ter uma estratégia definida de divulgação dos serviços ou produtos que ela oferece é essencial. E com mais de 1,5 milhão de novas formalizações somente no ano de 2020, segundo dados do Portal do Empreendedor, é de extrema importância ter um plano de comunicação que destaque o seu negócio dos demais.
Para te ajudar nesse momento, nós do Espaço Certo separamos 5 passos infalíveis para ajudar os empreendedores iniciantes a atrair novos clientes Mas as dicas também podem servir para você que já está na ativa há algum tempo.
Por isso, continue lendo esse post e aprenda como divulgar sua empresa de maneira completa:
Caneta e papel na mão!
Antes de começarmos com os passos, é importante que você faça um planejamento completo da sua empresa. Esse planejamento envolve, por exemplo, quais são as suas principais metas com o seu negócio, a quantidade de colaboradores, valor total disponível para investimentos entre outras coisas.
A estratégia de divulgação entrará como parte fundamental da gestão da sua empresa, mas para que ela funcione, tudo precisa estar em ordem. Nesse post do nosso blog você pode entender quais devem ser as prioridades do seu negócio no dia a dia: 5 Dicas Para Definir As Prioridades Da Sua Empresa No Dia A Dia, o que vai ajudar bastante na estruturação do seu planejamento.
Planejamento feito, hora de começar a estratégia de divulgação. Nós voltaremos a falar sobre ele em um dos passos mais à frente, então guarde bem essas informações que reuniu.
1º Passo – Definir e entender o seu público-alvo
Toda marca possui um público-alvo específico. Ele é formado por aquelas pessoas que mais necessitam dos serviços ou produtos oferecidos, os seus principais consumidores.
Portanto, é necessário que você saiba como divulgar sua empresa para essas pessoas que possuem mais afinidade com o seu negócio. Afinal, não adianta oferecer um produto, por mais incrível que ele seja, para alguém que não irá utilizá-lo.
Nesse passo é importante não só definir, mas entender o seu público-alvo. Quais são as principais necessidades dele? Como é o perfil de compra dessas pessoas? Seus consumidores são pessoas com alto ou baixo poder aquisitivo? São pessoas em qual faixa etária?
Responder essas e outras questões ajuda a definir qual é a persona do seu negócio. Esse é um conceito bastante utilizado na publicidade e que representa o cliente ideal de uma marca.
Digamos que a sua empresa oferece calçados femininos de marcas importadas. Uma das possíveis personas do seu negócio seria uma mulher de 30 anos, com poder aquisitivo alto, que se interessa por moda e acompanha canais e perfis sobre o assunto nas redes sociais. É pensando nela que a sua estratégia de divulgação deve ser pensada.
2º Passo – Investir na presença digital de sua empresa
Agora que você já conhece seu público-alvo é o momento de definir o local onde você fará a divulgação da sua marca. As possibilidades são inúmeras: rádio, TV, outdoors, panfletos e muito mais.
Mas é importante considerar uma informação fornecida pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo após pesquisa realizada no ano de 2020: as vendas pela internet cresceram 27% comparadas ao mesmo período em 2019. Somente na capital paulista o faturamento de vendas digitais fechou o ano na marca dos R$ 10,6 bilhões.
Só que antes de correr e criar um perfil da sua marca em todos os lugares da internet é importante ter em mente que as plataformas funcionam de formas distintas e o ideal é entender como divulgar sua empresa em cada uma delas.
Plataformas como o Facebook e o Google possuem opções de anúncios pagos, que podem ajudar bastante a divulgar sua marca. Mas existem diversas formas de reforçar a presença digital de uma empresa. Entre elas estão:
- E-mail marketing;
- Facebook;
- Instagram;
- Linkedin;
- Blogs;
- Twitter;
- Youtube;
3º Passo – Preparar o seu discurso
Para além do público e da plataforma que você usará para divulgar a sua empresa, é importante pensar em como isso será feito. Qual será a mensagem e o discurso por trás das ofertas da sua marca?
Nesse caso, o ideal é que essa mensagem seja transmitida de forma objetiva, completa e alinhada com o seu público. Salvo raras exceções, dificilmente alguém escreveria um e-mail destinado para uma empresa multinacional utilizando gírias e abreviações.
Ainda que o seu produto ou serviço seja mais informal, cabe refletir e adaptar o discurso para o meio que será utilizado.
4º Passo – Direcionar uma parte da receita para divulgação
Já falamos no 2º passo sobre as possibilidades de como divulgar sua empresa através de anúncios na internet. O ideal é que uma parte da receita da empresa seja utilizada para esse investimento.
Para empreendedores que estão iniciando seu negócio, essa pode ser uma possibilidade mais complicada, por isso é interessante analisar se o planejamento da empresa comporta isso.
Lembra quando falamos sobre o planejamento no início do post e a importância de saber qual o valor total para investimentos da empresa? É aqui que essa informação se torna importante.
Um jeito fácil de driblar essa dificuldade inicial é investir em espaços de coworking ao invés de alugar um imóvel. Dessa forma é possível economizar até 78% dos investimentos iniciais de uma empresa (usar link do post no blog sobre economia com coworkings).
Bônus – Para empreendedores que escolhem os coworkings, existe mais uma possibilidade de como divulgar suas empresas: o networking. Trabalhar em um espaço compartilhado coloca sua empresa em evidência para outras marcas que também utilizam o local e podem se tornar possíveis parceiras ou clientes.
5º Passo – Fidelizar quem já acredita em você
Para encerrar, em uma estratégia ideal de como divulgar sua empresa, é muito importante não esquecer de quem acredita em você desde os primeiros passos.
Os clientes que acompanham sua empresa desde o início podem ser uma fonte de renda importante e fixa. Mas para isso, é importante que eles se sintam reconhecidos e valorizados pela sua empresa.
Estratégias de fidelização podem servir para isso. Desde aquele e-mail de feliz aniversário com um desconto exclusivo para os clientes, passando por brindes e até mesmo um programa de fidelidade após um determinado número de compras ele ganharia um presente.
O importante aqui é criar uma relação duradoura com seus clientes, que ao se sentirem valorizados, certamente voltarão a comprar e utilizar seus serviços, ou até mesmo farão uma propaganda gratuita, indicando sua marca para outras pessoas.
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E aí, gostou das dicas de como divulgar sua empresa? Conte para a gente nos comentários e continue acompanhando o blog do Espaço Certo para mais conteúdos como este.