5 Fatos que comprovam a importância das pausas no expediente

importância das pausas

5 Fatos que comprovam a importância das pausas no expediente

Conforme a Ciência avança e novos estudos surgem, a importância das pausas durante o trabalho ganha comprovação. 

Em tempos de busca frenética pela produtividade, é muito comum nos depararmos com empresas que exigem que seus colaboradores atuem como robôs. Porém, essa estratégia é absolutamente prejudicial, em todos os sentidos.

Algumas pesquisas, por exemplo, demonstram que o cérebro humano é capaz de ficar devidamente concentrado por aproximadamente 50 minutos. Depois desse período é necessário fazer um pequeno intervalo para recuperar o foco.

No entanto, caso você ainda não esteja absolutamente convencido sobre isso, neste post vamos apresentar os 5 maiores benefícios proporcionados pelas pausas no expediente.

Confira!

1. Reduz o estresse

A principal causa de estresse no ambiente de trabalho é a necessidade incessante de terminar uma tarefa e já emendar na próxima. Ou, ainda, não poder parar enquanto não finalizar por completo determinada atividade.

Na prática, essa ideia só atrapalha a produtividade, uma vez que a saúde física e mental são altamente afetadas quando nenhuma pausa é feita. 

Por outro lado, quando os intervalos são adotados de maneira adequada, o bem-estar dos profissionais aumenta. É como se a mente fosse “resetada”, recuperando o equilíbrio emocional e reduzindo os níveis de estresse.

2. Estimula a criatividade

A segunda grande vantagem das pausas no expediente diz respeito à criatividade. 

Com base no que já dissemos no tópico anterior, quando o cérebro tem a oportunidade de mudar de foco por alguns minutos, é como se ele fosse rapidamente “limpo”.

De tal modo, ele tende a voltar para a atividade mais descansado, disposto e capaz de encontrar soluções e ter insights com mais facilidade.

Além disso, a importância das pausas pode ser medida através do clima organizacional. Isto é, no dia a dia, os profissionais se mostram mais satisfeitos e aptos a resolver problemas e criar estratégias.

3. Favorece a concentração

Outro ponto muito positivo de adotar pequenas pausas durante o trabalho é a potencialização do foco.

Também como já mencionamos, quando a mente tem a possibilidade e a “autorização” para se distrair por alguns minutos, é natural que ela retome o “senso de novidade”.

Isso significa que o cérebro sai do piloto automático e assume novamente o controle, criando um novo estado de alerta para observar o que está acontecendo além da tarefa que exigia sua atenção.

Dessa forma, quando volta à atividade inicial, o projeto é visto com outros olhos e a mente se sente mais confortável para se concentrar mais uma vez. 

Assim, ao refrescar os pensamentos, a capacidade de foco é significativamente ampliada!

4. Aumenta a produtividade

Ao reunirmos os três benefícios já citados, podemos concluir, sem dificuldade, que os profissionais que fazem pequenas pausas conseguem ser muito mais produtivos.

Afinal de contas, com o cérebro descansado, o corpo também sente o alívio das tensões, o bem-estar promovido pela redução dos níveis de estresse e, com isso, sente mais motivação para desempenhar suas funções.

Como resultado, a produtividade aumenta!

5. Diminui os riscos de doenças

Para fechar nossa lista de fatos que comprovam a importância das pausas no expediente, não poderíamos deixar de citar a diminuição dos riscos de doenças ocupacionais.

Profissionais que passam muito tempo na mesma posição, repetindo movimentos de forma ininterrupta, além de perderem o foco com mais facilidade e não renderem o quanto poderiam, ainda têm articulações, ossos e músculos prejudicados.

Sendo assim, é fundamental ter alguns momentos de pausas para se alongar e evitar lesões nos ombros, pescoço, coluna e membros.

E agora que você já sabe que fazer um intervalo de 10 a 15 minutos pode trazer benefícios incalculáveis, não há mais desculpa para negligenciar o assunto, certo?

Vale ressaltar que as pausas devem ser realizadas da maneira correta, ou seja, é importante fazê-las de forma consciente. 

Por isso, nos seus minutos free, procure não checar e-mail, permanecer em frente ao computador ou acessar as redes sociais, por exemplo. 

Dê preferência a atividades que mudam seu foco e recarregam sua energia, como se levantar, tomar um café, uma água ou ir até a janela e olhar a paisagem.

Se você gostou deste conteúdo, continue se informando. Leia mais:

Qualidade de vida no trabalho: você sabe qual a importância?

Conheça 7 desafios do home office e saiba como superá-los

Diversidade e inclusão nas empresas: por que se preocupar?