O que é e por que fazer networking interno?

Equipe de trabalhadores usando trajes sociais, sorrindo, enquanto levantam suas mãos. São cinco mulheres e dois homens.

O que é e por que fazer networking interno?

O networking interno é uma prática muito importante para a construção de relacionamentos profissionais em uma empresa. Essa técnica conecta visões empreendedoras, que podem contribuir mutuamente e atrair novas oportunidades em termos de carreira. 

Tudo isso, por si só, gera excelentes resultados para os seus negócios. Essa nova modalidade tem chamado a atenção das organizações, pois tem exatamente a proposta de trazer o networking para os processos internos. 

Pensando nisso, o presente artigo tem o objetivo não só de apresentar esse conceito, mas também de evidenciar como implementar em sua companhia. 

Assim, é possível estender os benefícios da técnica à sua própria equipe, que poderá, inclusive, desfrutar de mais bem-estar e qualidade de vida ocupacional. Não deixe de conferir!

O que é Networking?

O networking é uma estratégia voltada para a construção de redes de contatos profissionais, responsável por promover trocas de experiências, apoio mútuo e até mesmo parcerias de longo prazo.

Esse método possibilita diversas oportunidades relacionadas a carreira, desde a aquisição de novas vagas de trabalho, até a atualização sobre as tendências do seu ramo de atuação. 

Importância

Através do networking, você pode alcançar novos patamares com o seu negócio e desfrutar de vantagens como: 

  • Conhecer pessoas que atuam ou tem interesse no mesmo nicho, construindo experiências interessantes e adquirindo insights únicos; 
  • Tirar dúvidas em tempo real, com pessoas realmente capacitadas para esclarecê-las;
  • Alcançar profissionais de todos os lugares do mundo, aumentando sua visibilidade no mercado;
  • Ter oportunidades de fazer parcerias de longo prazo e de ser convocado para vagas de emprego; 
  • Aprimorar a reputação do seu negócio no mercado.

Sabendo disso, vale a pena investir nessa estratégia e conhecer também as nuances do networking feito com os próprios funcionários.

Networking Interno

O networking interno é a criação de uma rede de contatos em sua própria empresa, com os colaboradores. Isso auxilia não só na construção de vínculo entre os membros de diferentes equipes, mas também na melhora dos índices de satisfação em relação ao ambiente de trabalho. 

É comum que espaços corporativos sejam mais suscetíveis a situações de estresse e pressão emocional. Sendo assim, essa ferramenta pode ser muito útil para aumentar a produtividade, por meio da garantia da qualidade de vida no trabalho. 

Além disso, vale salientar que o networking interno proporciona uma melhor integração dos valores empresariais. Em outras palavras, os funcionários passam a compartilhar dos princípios da empresa, fazendo com que acreditem mais nas atividades realizadas, otimizando o desempenho. 

Melhores Dicas para Implementar

Se você deseja implementar o networking interno em sua empresa, precisa conhecer algumas dicas que podem facilitar a obtenção de bons resultados. Veja a seguir para saber mais!

Aproveite as Oportunidades

É importante saber aproveitar as oportunidades se quer implementar essa estratégia de maneira bem-sucedida em sua empresa. Afinal, existem inúmeras datas comemorativas e ocasiões próprias da companhia, que permitem excelentes formas de interação. 

Por exemplo, em épocas de feedback ou meses como setembro amarelo, é possível estabelecer conexões interessantes, que auxiliam na criação de contatos em potencial, capazes de impulsionar os profissionais. 

Com colegas conectados, que se escutam, oferecem sugestões, demonstram o que precisa ser melhorado ou mesmo que possuem alguma afinidade entre si, é possível desfrutar de ótimos benefícios do networking empresarial. 

Desfrute da Tecnologia

Você pode implementar esse método utilizando a tecnologia ao seu favor, por meio de redes sociais, workspaces, fóruns internos e plataformas profissionais. 

Assim, mesmo os que trabalham no modelo remoto, podem se sentir pertencentes ao processo empresarial, se conectando com os demais e otimizando os seus procedimentos de trabalho. 

Em ferramentas tecnológicas automatizadas, você é capaz de acompanhar o desempenho da equipe, realizar integrações e até mesmo obter métricas importantes para a identificação de gargalos.

Seja Ético e Respeitoso

Quando a sua empresa tem processos bem definidos e respeita o escopo de trabalho de cada um dos funcionários, ela promove a sensação de bem-estar, além de não sobrecarregar nenhum dos colaboradores. 

A sobrecarga pode causar doenças graves como o burnout, diminuindo significativamente a qualidade de vida do trabalhador. Portanto, seguir os princípios éticos no mercado de trabalho e respeitar as funções de cada um, pode gerar parcerias duradouras e potencializar os resultados obtidos. 

Faça Encontros 

Lembre-se de promover encontros entre os membros de diferentes equipes, seja em eventos internos, workshops, treinamentos, oficinas, dias de integração, entre outros. Isso promove uma troca rica de experiências e garante resultados satisfatórios em termos de produtividade e lucratividade.

Se você deseja saber mais sobre esse assunto, conhecendo outras dicas inovadoras para estabelecer redes de contatos internos, saiba como fazer networking no espaço de coworking. Assim, você pode conhecer as melhores ideias e implementar conforme os seus objetivos!