O que é mais vantajoso, coworking ou escritório virtual?

Não é nenhum segredo que a abertura e o gerenciamento de empresas requer muito trabalho duro, responsabilidade e dedicação. Principalmente nos momentos em que é necessário fazer escolhas, tomar decisões e avaliar o que é melhor para a sua empresa.

Uma das dúvidas mais frequentes entre empreendedores que estão na fase inicial de seus negócios é: devo ter um escritório particular?

Assumir um endereço comercial demanda um grande investimento, e claro, investimentos nem sempre são seguros ou geram bons retornos. Logo, é fundamental se manter aberto às opções e estudar o que será mais vantajoso para os negócios.

Hoje, o mercado vem se alterando e modernizando, o que proporciona uma gama maior de possibilidades para pequenas, médias e grandes empresas. Como a contratação de um escritório virtual ou a utilização de um espaço de trabalho compartilhado.

Ambas as opções são excelentes para empresas de todos os tamanhos, podendo se adaptar às necessidades e demandas de cada uma. Por outro lado, antes de fechar a contratação de um pacote, é indispensável levar em consideração o cenário atual do seu negócio, como quanto você pode gastar e o que a sua empresa precisa para funcionar de maneira satisfatória. Além disso, saber exatamente o que cada serviço oferece pode agilizar o processo de escolha.

Coworking:

Trabalhar em um espaço compartilhado traz inúmeros benefícios para quem utiliza essa modalidade, já que ela oferece possibilidades de networking e expansão empresarial, devido a facilidade de interação entre os participantes. Além de ser um local pensado especialmente para estimular a concentração e a produtividade.

O coworking é um escritório compartilhado estruturado para receber empresas e profissionais independentes que desejam executar suas funções e desenvolver projetos fora do home office ou de um escritório tradicional. Nesse espaço, os integrantes podem utilizar todas as ferramentas de um espaço de trabalho comum, como área do café, internet de alta qualidade, salas de reuniões e local equipado com impressoras, copiadoras e outros itens de escritório.

Os ambientes são desenvolvidos especialmente para incentivar a produtividade e intensificar o foco dos profissionais, que necessitam de um lugar tranquilo, prático e inspirador para realizar seu trabalho. Por esse motivo, o coworking é uma excelente opção para quem deseja deixar o home office mas prefere não formalizar um escritório privado,  principalmente para evitar as burocracias e gastos causados no processo. Aderir a um pacote de coworking é simples e pode até mesmo ser feito pela internet!

Além disso, em um coworking, a chance de você se sentir sozinho é muito pequena, já que a todo momento é possível interagir com profissionais de diferentes empresas e áreas de atuação. Logo, o espaço é um grande facilitador do networking, ocasionando o encontro com clientes e colaboradores em potencial.

Escritório Virtual:

Outra modalidade que tem conquistado cada vez mais adeptos é o escritório virtual. Com ele, você garante serviços como a utilização do endereço comercial do Espaço Certo, uma linha telefônica exclusiva com atendimento personalizado em nome da sua empresa, recebimento e organização de correspondências, além do acesso às áreas do coworking, como o lounge, espaço garden e as salas de reuniões, ideal para encontrar funcionários e clientes.

O escritório virtual atende tanto microempreendedores quanto pequenas, médias e grandes empresas, especialmente aquelas em fase inicial ou de ampliação. Portanto, se você tem uma empresa sediada em uma cidade grande e quer prestar atendimento em cidades menores, o escritório virtual é uma ótima solução. Já que o serviço pode ser contratado a distância para trabalhar pela sua empresa em determinada localidade, dispensando grandes gastos e burocracias.

Para profissionais autônomos e microempreendedores, o escritório virtual funciona até mesmo para complementar o home office. Dessa forma, o contratante pode utilizar o endereço corporativo em suas redes sociais, site e cartões de visita. Evitando fazer uso do endereço residencial e deixando em evidência um endereço profissional e bem localizado. Além de poder aproveitar o local para fazer reuniões e praticar networking.

Os serviços possuem atrativos e vantagens semelhantes, mas vale ficar atento aos diferenciais na hora de fechar uma contratação. Já que é fundamental avaliar o que a sua empresa precisa para escolher o que melhor supre essas necessidades.

Por um lado, o coworking pode ser mais vantajoso para autônomos e microempreendedores, que irão se beneficiar com a estrutura pronta para trabalhar e o networking facilitado. Já o escritório virtual pode ser uma boa para empresas maiores, que buscam expandir seu atendimento e necessitam de cuidados personalizados, como a linha telefônica e o recebimento de correspondências.

4 Dicas para te ajudar na hora de escolher entre o coworking e o escritório virtual:

  1. Faça uma lista de todos os serviços que a sua empresa precisa. Apesar de semelhantes, as modalidades oferecem opções bem diferentes de serviços, vale a pena pesquisar com cautela e escolher a que melhor se adapta às suas necessidades.
  2. Considere o seu orçamento. Você pode personalizar a sua assinatura, com isso, pode ocorrer uma variação grande de preços, fique atento ao limite das suas finanças e escolha a opção que cabe no seu bolso.
  3. Se possível, visite o espaço. Em muitos casos, a contratação pode ser feita de maneira 100% online. Entretanto, se você procura algo específico e quer se certificar de que o local é o ideal para o que a sua empresa precisa, realizar uma visita pode ser uma boa ideia.
  4. Converse com usuários e tire suas dúvidas. Uma ótima maneira de conhecer um serviço é conversando com quem o utiliza. Não se sinta acanhado em questionar, busque um feedback e indicações que possam ajudar no seu processo de decisão.

Como aproveitar melhor o espaço de coworking?

O coworking é principalmente um espaço para troca de experiências e desenvolvimento profissional. Nesse espaço, todos estão focados em alcançar suas metas, fazer um bom trabalho e terminar o dia de forma tranquila e satisfatória. Porém, a rotina pode acabar pesando em algum momento, fazendo com que coisas importantes se percam no caminho. Pensando nisso, separamos dicas de como você pode aproveitar o coworking da melhor forma possível.

  • Não deixe o networking de lado. Se você é um participante frequente do coworking, provavelmente já conhece grande parte das pessoas que estão ali, logo, acredita que não precisa interagir sempre com elas. Errado! Manter a sua participação ativa na comunidade é o que te destaca entre os colegas.
  • Enxergue essa experiência como uma grande vantagem. Não importa com o que você trabalhe, se você faz parte de um local de trabalho compartilhado, já tem grande chance de ter uma rede de contatos mais diversa e ativa que a maioria dos profissionais tradicionais.
  • Experimente todos os espaços disponíveis. Não deixe se prender às mesas, vasculhe as salas privativas, vá ao lounge, trabalhe em bancadas altas ou no espaço garden, leve seu trabalho por onde você for e descubra como a sua produtividade pode funcionar nesses lugares.
  • Cuide do ambiente coletivo. Ao ocupar esses espaços, é fundamental também zelar por eles. Portanto, não esqueça de organizar a sua área de trabalho, jogar seu lixo fora e avisar as pessoas responsáveis sobre a necessidade de reposição dos artigos de escritório como folhas, tinta de impressora ou grampos.

Ao comparar o escritório virtual e o coworking, podemos achar que a segunda opção favorece bem mais a aproximação entre outras pessoas e a empresa. Já que existe a possibilidade do contato direto no espaço compartilhado. Entretanto, utilizar o escritório virtual não quer dizer que essa aproximação fique mais difícil. Muito pelo contrário! Fornecendo um atendimento de qualidade, as chances de se conectar com inúmeras pessoas também é enorme. Confira as dicas para criar um escritório virtual eficiente.

 

  • Se faça presente. Caso a sede da sua empresa fique em uma cidade diferente da que está o escritório virtual, é importante manter-se sempre em contato com a equipe. Responda as mensagens e e-mails rapidamente, e se mostre disponível para a retirada de possíveis dúvidas.
  • Atualize a equipe sobre a empresa. Avise sobre possíveis contratações, fale sobre a mudança na dinâmica de equipe ou se o atendimento precisará ser alterado em um feriado. É fundamental que toda a empresa esteja conectada para que o desenvolvimento aconteça, e mesmo que distante, o escritório virtual também é parte da empresa.
  • Seja organizado. Trabalhar com gestão empresarial ou gestão de pessoas requer muita responsabilidade e organização. Então, dê o exemplo e ao se preparar para uma reunião, tenha a mão tudo o que precisa ser dito e resolvido. Evite se atrasar para os compromissos, reuniões online ou presenciais e faça uma lista com os assuntos a serem pautados. Especialmente para evitar ruídos e dificuldades na comunicação entre os colaboradores.
  • Dê feedbacks e esteja aberto para receber. Um bom líder sabe como é fundamental administrar os feedbacks dados e recebidos no mundo dos negócios. Lembre-se que não é sobre dar broncas ou chamar atenção, mas sim dar pequenas dicas e observar como os funcionários estão executando suas tarefas. Além disso, ao pedir que seus colaboradores dêem feedbacks sobre a sua performance, mostra que você tem confiança e respeita o que eles têm a dizer sobre o seu trabalho.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, como podemos lhe ajudar?