Veja 8 dicas de marketing digital para iniciantes

dicas de marketing digital para iniciantes

Veja 8 dicas de marketing digital para iniciantes

Se você está começando agora a divulgar sua empresa na internet, com certeza poderá usar as nossas dicas de marketing digital para iniciantes!

É fundamental saber quais são os primeiros passos para que suas estratégias de marketing digital deem certo.

Afinal, a transformação digital chegou para ficar, e é necessário se fazer presente onde seu cliente está buscando por soluções: na internet!

Iniciantes podem ter inúmeras dúvidas sobre como funciona o marketing digital, mas com as dicas de hoje, você terá muito mais capacidade para começar.

Vamos lá?

 

8 Dicas de marketing digital para iniciantes

1 – Estude

A primeira coisa que você precisa saber sobre o marketing digital é que essa é uma área extremamente vasta, repleta de detalhes e que, muitas vezes, não funciona dentro de fórmulas prontas.

Por isso, o melhor a fazer é estudar. Talvez você não tenha tempo para fazer um curso de marketing digital, mas nada impede de ler um artigo por dia para entender melhor esse mundo.

Conforme seu conhecimento vai sendo formado, você terá uma base mais sólida para construir suas estratégias e saber o que fazer, de que forma e quando.

 

2 – Identifique sua persona

Chamamos de persona aquele cliente ideal, o que mais compra de você. Anteriormente, havia apenas o público-alvo, que era um conceito mais generalista.

Hoje, porém, a persona é cada vez mais importante para suas estratégias. Isso porque ela te permite montar campanhas totalmente personalizadas e atingir ou superar a expectativa do cliente.

No dia a dia, você consegue identificar alguns padrões de clientes que mais compram de você.

Um exemplo de persona seria:

Marcos, 30 anos, tem barba e cabelo em um comprimento médio. Trabalha em escritório e aos fins de semana gosta de sair, interagir e festejar. Valoriza a própria aparência e se preocupa com o que as pessoas pensam sobre ele.

Essa seria uma persona perfeita para um barbeiro, pois o Marcos com certeza quer estar bonito onde quer que ele vá.

 

3 – Crie um fluxo de prospecção

No marketing digital, existe algo chamado funil de vendas. Esse funil representa os estágios pelos quais uma pessoa (usuário) passa desde o descobrimento de um problema até a aquisição da solução para ele.

Muito usado em marketing de conteúdo, e-mail marketing e links patrocinados (falaremos sobre eles mais adiante), o funil de vendas é importante para saber como conversar com seu público.

Por exemplo, você não pode chegar a uma pessoa aleatória e oferecer a ela um óculos com filtro de luz azul.

Primeiro, é necessário que o usuário saiba reconhecer que ele está com problemas na visão.

Depois, quais os malefícios que a luz dos equipamentos eletrônicos causa. Em seguida, ele precisa entender que existe uma solução para isso.

Por fim, ele verá um conteúdo que vai apresentar a ele o óculos que você vende, com todos os seus benefícios exclusivos e, para finalizar, uma oferta especial para adquirir.

É assim que você constrói uma oferta irrecusável.

 

4 – Alimente seu blog

O blog é sua principal ferramenta para atrair a atenção do usuário sem ter que pagar anúncios na internet.

Através dele, você conversa com seu público, esclarece suas dúvidas, educa e ainda direciona para ações específicas.

Na produção de conteúdo, você precisa ter atenção a alguns detalhes, como:

  • Palavras-chave: são os termos digitados pelo usuário na busca. Seu conteúdo precisa ser construído com esses termos como base;
  • Escaneabilidade: o texto não pode ser um bloco só, mas precisa ser dividido em mais parágrafos para facilitar a leitura e evitar que o usuário saia logo depois de entrar;
  • Valor agregado: o conteúdo precisa realmente ensinar algo, entregar valor e sanar dúvidas;
  • Imagens: as imagens usadas nos posts precisam ser atrativas e representar o contexto geral. Além disso, elas precisam de alt tags, que são uma descrição que vai no arquivo, e que deve conter a sua palavra-chave.

Essas são apenas algumas dicas sobre o blog. Produza conteúdos cada vez melhores e veja o alcance do seu blog decolando.

 

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5 – Observe as mídias sociais

Trabalhar com redes sociais é um processo que demanda dedicação, assim como tudo nesse mundo.

Uma das melhores dicas de marketing digital para iniciantes que podemos te dar é prestar mais atenção nessas plataformas.

Veja os perfis e páginas dos concorrentes. Observe o que eles estão falando, como e também como apresentam sua identidade visual.

As mídias sociais são extremamente visuais. Quanto mais bonito for um post, mais atenção ele chamará.

Na hora de divulgar produtos ou serviços, você precisa fazer isso do jeito certo.

Então, pesquise algumas dicas para fazer uma boa postagem antes de sair publicando qualquer coisa.

 

6 – Trabalhe com links patrocinados

Lembra que falamos deles acima? Os links patrocinados são os anúncios que você pode pagar para que apareçam no topo de uma página de buscas no Google, por exemplo.

Há também versões para as mídias sociais, como Facebook e Instagram, além dos anúncios no YouTube.

Existem anúncios por todo canto da internet e, apesar de não ser recomendado ficar somente com anúncios, você pode sim se beneficiar deles.

Os links patrocinados são boas opções para quando você precisa de resultado rápido.

Mas saiba que eles são apenas um complemento para suas estratégias de marketing digital. O melhor marketing une os anúncios com o conteúdo e mídias sociais.

 

7 – Tenha um site atualizado

O seu site é como a sede da sua empresa na internet.

Sem um site devidamente atualizado, você não tem para onde mandar os usuários que encontram seus anúncios, blogposts ou seus posts nas mídias sociais.

Então, é necessário manter um site responsivo, atualizado e fácil de navegar.

Assim como tudo na internet, ele também precisa ser bonito, ou será ignorado.

Faça páginas explicando quem é você/sua empresa, quais são os serviços ou produtos que você oferece, onde você atua e como entrar em contato com você.

O seu blog vai ficar dentro do seu site e deve ter um link no menu principal.

 

8 – Analise os resultados

Todas as ações e estratégias que você coloca em prática geram dados. Analisando esses dados, você consegue entender se está indo bem ou não.

Não adianta fazer tudo que você puder no marketing digital e não analisar os resultados, pois você pode estar perdendo dinheiro sem saber.

Ferramentas de análise existem aos montes e são necessárias para entender quais estratégias estão surtindo efeito, quais não estão e quais podem ser melhoradas.

Inclusive, falando sobre custos, você provavelmente vai querer aproveitar melhor o seu investimento no marketing digital.

Por isso, certifique-se de aprender a analisar seus resultados, ou contrate uma agência que faça isso por você.

Algo a mais que você também pode fazer é entender como reduzir os custos na empresa, para ajudar a ter mais orçamento disponível para investir no marketing digital.

Confira!