Ter objetivos claros e bem estabelecidos é indispensável às empresas que visam o sucesso. Nesse caso, entender para que servem as metas SMART traz vantagens não só para o seu negócio como para você, pessoalmente.
Bastante difundidas no cenário financeiro, essas metas são fundamentais na hora de buscar resultados. Através da estratégia é possível concretizar diferentes tipos de planos, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.
Então, chega de viver à deriva! É hora de recorrer a uma nova maneira de traçar e alcançar o que deseja.
O que são metas SMART?
Simplificadamente, a metodologia SMART é uma estratégia para definição de metas, as quais não se limitam a este ou aquele aspecto da vida. Em outras palavras, o método SMART pode ser aplicado onde houver necessidade.
Isso porque, a técnica se apoia sobre cinco pilares — responsáveis por dar nome ao conceito — específicos mas, ao mesmo tempo, amplos.
Quais as características das metas SMART?
Antes de entender para que servem as metas SMART, precisamos falar sobre o significado de cada uma das cinco letras que compõem o termo “smart” (que em inglês significa “inteligente”).
Confira a seguir:
Específica — Specific (S)
Para que uma meta seja considerada potencialmente eficaz, antes de mais nada ela deve ser específica. Isso quer dizer que o objetivo precisa ser, portanto, definido claramente.
Mensurável — Measurable (M)
O “M”, por sua vez, significa que a meta é passível de medição e seu progresso pode ser verificado. Quando alguém determina que aumentará em 20% sua carteira de clientes, isso é um exemplo de meta mensurável.
Alcançável — Attainable (A)
É bem verdade que metas são conhecidas por serem desafiadoras a ponto de gerar motivação. No entanto, para que isso, de fato, ocorra, elas devem ser realistas, alcançáveis. Ou seja, nada de estipular alvos fantasiosos e além do limite saudável.
Relevante — Relevant (R)
A letra “R” da palavra SMART significa que determinada meta precisa ser relevante. Logo, é necessário que ela tenha algum impacto realmente considerável no cenário que se estabeleceu.
Temporal — Time-based (T)
Enfim, a quinta e última letra do termo SMART indica que uma meta deve estar, necessariamente, relacionada a um prazo. Assim, um certo tempo é estipulado como limite para que ela seja cumprida.
Afinal, para que servem as metas SMART?
Depois de falar sobre as características, finalmente é hora de apresentarmos para que servem as metas SMART. Em suma, elas têm como propósito embasar um plano de ação.
Através delas, é possível ter uma visão panorâmica a respeito do que é preciso fazer para atingir o resultado esperado, seja na vida pessoal ou profissional.
Desse modo, podemos concluir que as metas SMART têm como principal intuito, direcionar seus esforços e dosar suas expectativas. Quando se obtém o que se propôs a alcançar, novas metas podem ser definidas.
Por que é importante traçar esse tipo de meta?
Quando bem elaborada, uma meta pode ser capaz de motivar, por exemplo, sua equipe do escritório. Porém, mais do que isso, as metas SMART podem promover uma série de benefícios de maneira multifacetada.
Afinal de contas, elas se aplicam, bem como já dissemos, a todo tipo de circunstância.
Veja algumas vantagens proporcionadas pelas metas que justificam sua importância:
Vida Pessoal
A técnica de metas SMART tem muito a contribuir com a sua vida pessoal. Imagine, por exemplo, que você deseja ter uma rotina mais saudável, se exercitar, se alimentar melhor ou então, realizar uma viagem muito sonhada.
Colocando em prática os cinco critérios que tornam uma ideia qualquer em uma verdadeira meta SMART, o caminho até seu objetivo fica mais claro.
Projetos Profissionais
Embora a metodologia SMART seja muito usada no mercado financeiro, todas as outras áreas profissionais podem se beneficiar dela. Com a estratégia você pode desenvolver novas habilidades ou se especializar.
Ao definir objetivos que pretende atingir, seja no atual emprego ou à procura de uma recolocação, você consegue sistematizá-los através da aplicação do método.
Organização Financeira
Quando uma ferramenta pode ser usada no contexto pessoal e profissional, não fica difícil prever que ela tende a ser igualmente eficaz no controle financeiro, certo?
Pois é, se você queria saber para que servem as metas SMART, pode marcar mais esse item aí nas suas anotações. Quando a intenção é criar, por exemplo, uma reserva de emergência, a metodologia SMART é um excelente guia!
Como usar as metas SMART na gestão de negócios?
Para encerrar, saiba que se valer das metas SMART para fazer a gestão do seu negócio é absolutamente recomendado.
Assim que estiver estabelecendo os objetivos, no entanto, não se esqueça de considerar os fatores externos, internos e se questionar sobre o quanto eles são realmente palpáveis.
Além disso, outra dica interessante é dividir uma grande meta em várias outras sub-metas. Isso fará com que você e sua equipe se sintam cada vez mais motivados conforme os resultados forem sendo obtidos.
Portanto, agora que você conhece e sabe para que servem as metas SMART, não deixe de adotá-las.
Certamente, todas as áreas da sua vida serão amplamente favorecidas e, o melhor, a sensação de frustração causada por objetivos mal traçados, deixará de te rondar!
Leia também:
Como aumentar o faturamento da empresa? 7 Dicas imperdíveis
O que é liderança transformacional e quais suas vantagens?
O que é escritório virtual e como ele ajuda nos negócios?