Quais as vantagens do coworking para o freelancer?

Freelancer ou profissional autônomo é alguém que trabalha de forma independente e presta serviço para empresas ou pessoas dentro de um determinado período de tempo. 

Como a vida de um autônomo pode ser bastante incerta é de extrema importância que eles tenham poucas despesasE é por isso que muitos freelancers trabalham em home office. 

Uma das dificuldades enfrentadas por quem trabalha em casa é a mistura da vida pessoal e profissional. Alguns trabalham mais do que se estivessem no escritório porque perdem a noção do tempo, enquanto outros precisam exercitar constantemente a força de vontade e disciplina para finalizarem suas tarefas. 

Muito já se falou sobre tirar o pijama para entrar de verdade na personagem e criar uma rotina. 

A alimentação de quem trabalha em casa também pode ficar desregrada. A geladeira está logo ali, o que favorece aqueles petiscos fora de hora. E em alguns casos, o profissional deixa de respeitar seu período de almoço, por exemplo, comendo na mesa de trabalho, o que não é saudável nem para o corpo e nem para a mente. 

Freelancer, você é uma empresa! 

O freelancer precisa se enxergar como um empreendedor. Ele é seu próprio negócio. Por isso é importante implementar um controle financeiro da vida profissional que esteja em sintonia com o financeiro da sua vida pessoal. 

Organize-se para investir uma parte da receita em seu próprio negócio e nas suas condições de trabalho. Você deve se enxergar como uma pequena empresa e lembrar que o gestor dela é você! Então, pense de forma estratégica, não apenas olhando o curto prazo. 

coworking como alternativa para os freelancers 

coworking oferece espaços de trabalho sem nenhum investimento inicial e com contratação muito acessível e flexível. Dividir espaço com outros profissionais desfrutando de um ambiente profissional para desenvolver suas atividades pode ter muitas vantagens. Como estas que citamos a seguir: 

  • Auxilia a manter o foco no trabalho; 
  • Ajuda estimular a criatividade; 
  • Não é um ambiente solitário; 
  • Você pode utilizar as salas de reunião caso tenha uma apresentação de negócios com um cliente; 
  • Oferece armários com chave para seus pertences; 
  • Contratação simples e flexível. 

coworking ajuda o freelancer a organizar seu tempo separando a vida pessoal da profissional, além de oferecer infraestrutura completa para facilitar a rotina de trabalho. 

Cada profissional pode avaliar qual a frequência de uso ideal e o tipo de plano que vai procurar. O Espaço Certo, por exemplo, oferece diárias, pacotes de horas para serem consumidos por mês ou mesas exclusivas com acesso 24h. Tudo vai depender da demanda do freelancer.

A flexibilidade também é fator fundamental na decisão, pois como a vida do freelancer é incerta, ele poderá ajustar os serviços contratados de acordo como ritmo dos seus negócios. 

É preciso considerar que trabalhar em um coworking pode significar aumento da produtividade, da satisfação e do networking. Ou seja, não é custo e sim investimento. 

E se você é daqueles freelancers que trabalham em horários não convencionaisvocê pode mesclar o uso do coworking com sua estrutura de casa. Aliás, esta é uma grande tendência como modelo de trabalho. 

Se você optar por um pacote de horas, você pode se organizar reservando sua estação de trabalho pela área do cliente ou aplicativo do coworkingEstabelecer dias fixos da semana para estar em casa ou no coworking pode ser uma boa forma de organizar sua rotina, conciliando com a rotina da sua família, por exemplo. 

Uma boa dica é escolher uma localização estratégica. Talvez perto da escola do seu filho ou perto da sua casa. Tudo depende do objetivo. 

Networking para impulsionar o seu negócio 

Quando você utiliza um espaço compartilhado você faz parte de uma comunidade. E participar de uma comunidade significa se fazer presente.  

Nós, do Espaço Certo, temos conhecimento de que a integração de pessoas pode ser um desafio, por isso listamos algumas razões para você ser mais participativo na comunidade do coworking. 

  • A diversidade de segmentos faz com que os clientes tenham oportunidade riquíssima de troca. 
  • Seu networking pode aquecer com esse contato entre os clientes da comunidade. 
  • Você pode almoçar acompanhado e conseguir uma oportunidade de negócio. 

Outras coisas podem acontecer entre coworkers. A troca diária é muito grande, se assim você quiser que seja. Toda participação em um grupo nos ensina mais sobre o ser humano e, como consequência, aprendemos sobre nós mesmos. 

Ao abrir-se para as oportunidades você pode descobrir novos caminhos. 

Leia mais em: https://espacocerto.net.br/5-razoes-para-voce-se-engajar-na-comunidade-do-seu-coworking/ 
 

Será que o coworking é para mim? 

Nada melhor do que experimentar. Então aconselhamos você a procurar um espaço que tenha a sua cara e que ofereça o que você precisa. 

Aqui no Espaço Certo você é nosso convidado para fazer uma degustação e avaliar se o ambiente tem a ver com o que você procura. Experimentar a internet e ver como é a rotina do escritório é fundamental para garantir um match perfeito. 

Entre em contato com nossa equipe comercial e agende uma degustação. Quem sabe você não se surpreende ao mudar um pouco o ambiente? Estamos sempre aprendendo ou conhecendo algo novo. 

Lifelong Learning 

E por falar em aprendizado contínuo, aproveitamos para mencionar o conceito de lifelong learning. O modelo tradicional de educação já não é suficiente para que as pessoas se mantenham atualizadas, produtivas e até mesmo competitivas. Por isso, temos que aprender de forma constante. 

E como manter o interesse de aprendizado ativo no meio da vida corrida que todos levamos hoje em dia? A regra das cinco horas (5h-rule) pode ajudar você. Geralmente, ela é dividida em três partes: 

  • Leitura 
  • Reflexão 1133382822 08000164163
  • Experiência 

Líderes empresariais como Oprah Winfrey, Bill Gates, Warren Buffett e Mark Zuckerberg e Elon Musk foram os responsáveis da criação dessa regra após serem estudados por Michael Simmons. 

Simmons ensina as pessoas a aprenderem rapidamente e contribui para veículos de comunicação como Time, Fortune e Harvard Business Review. Quer saber mais sobre o que há de comum entre essas personalidades de sucesso?  

Neste artigo você pode ler mais sobre a regra das cinco horas na íntegrahttps://espacocerto.net.br/como-criar-uma-rotina-de-aprendizado-aplicando-a-regra-das-5h-5h-rule/     

 

Oportunidades 

Enquanto estamos no meio de uma pandemia, diversas plataformas disponibilizaram desde a quarentena cursos online e nós fizemos uma curadoria. 

Tem até curso gratuito de Harvard com direito a certificado! Se você quer dar uma olhada, confira através do link o artigo Cursos gratuitos para estudar na quarentena. 

https://espacocerto.net.br/cursos-gratuitos-para-estudar-na-quarentena/   

Se você é um freelancer há pouco tempo e ainda não sabe por onde começar, conheça algumas plataformas que irão expandir os horizontes. São oito sites para diferentes profissões. Veja só: 

  • 99 freelas 
  • Skillhire para desenvolvedores e designers de software 
  • Italki para professores de idiomas 
  • Rock contente se você é produtor de conteúdo 
  • Gamedev.jobs para desenvolvedores de games 
  • Profes.com.br para professores 
  • Angellist para trabalhar em grandes empresas de tecnologia 
  • Workana 

Depois de tantas dicas, esperamos que você pelo menos experimente o trabalho em um coworking. Aguardamos sua visita! 

Siga-nos nas Redes SociaisFacebook e Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, como podemos lhe ajudar?